Primeiramente vamos entender o que consiste este recurso e sua composição e logo após as orientações de como devem ser elaboradas as fichas da caixa didática "SERES HUMANOS".
A elaboração deste recurso favorece a aprendizagem das crianças e a aquisição de conhecimentos pelos professores através de pesquisas e estudos que irão desenvolver nos processos de composição e utilização deste material juntamente com o grupo de crianças.
As Caixas didáticas constituem-se como um recurso que favorece a organização de materiais à partir de temáticas de estudo.
As temáticas que podem fazer parte destas elaborações são:
- Figuras Geométricas - Animais
- Seres Humanos - Brinquedos
- Brincadeiras - Flores
- Frutas - Instrumentos Musicais
São organizadas de acordo com um tamanho pré- estabelecido, podendo ser caixas de camisa ou caixas de sapato, atendendo ao cuidado que todas as caixas elaboradas sigam a um mesmo padrão de tamanho, encapadas com tecidos, papel camurça ou outros materiais que sejam duráveis. Possuem em seu interior um acervo de fichas conforme uma temática específica obedecendo critérios definidos e comuns.
As figuras que compõem a Caixa Didática contém imagens que representam o elemento que será estudado, com base em conceitos científicos, primando por uma organização didática. As imagens devem ser fiéis a realidade não sendo estereotipadas.
O recurso apresenta apenas cartões ou fichas, não sendo adequado adornos ou enfeites nem mesmo objetos relacionados aos mesmos. Estes cartões podem ser confeccionados em cartolina, color set, ou outro material que favoreça o manuseio, devem apresentar o mesmo tamanho.
Na frente da Caixa contém uma inscrição conforme a temática, e na parte de trás da mesma contém a inscrição CAIXA DIDÁTICA.
SERES HUMANOS
Contém fichas com imagens de pessoas de diferentes etnias e culturas, o cartão deve ter o tamanho 15x20, de um lado a imagem e no verso a descrição do país de origem, raça, no caso de imagem que que nos remetam a outas décadas, faz-se necessário identificar o período.
Idealização: Prof° Dr° Marta Chaves
Idealização: Prof° Dr° Marta Chaves
Nenhum comentário:
Postar um comentário