* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
*Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
SABERES E CONHECIMENTOS:
*Elementos da natureza
*Obras de arte
OBJETIVOS:
*(EI02ET03) Compartilhar com outras crianças situações de cuidados de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela
*Experimentar em diferentes momentos o contato com elementos naturais em hortas e jardins
*(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar) explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
*Participar da criação de uma obra de arte com materiais diversos: folhas secas, pedrinhas, gravetos, flores secas entre outros.
DESENVOLVIMENTO:
PROPOSTA 1: Através de áudio orientaremos aos familiares sobre o desenvolvimento da atividade, os mesmos deverão convidar as crianças a passearem pelo jardim de sua casa, ou uma praça, ou horta e durante esse momento apontarem os elementos da natureza existentes nestes ambientes: árvores, pedras, gravetos, flores, verduras, folhas secas, pedrinhas e etc as crianças também deverão explorar, texturas, formas e cores presentes nestes materiais.
PROPOSTA 2: As crianças
deverão colher estes materiais e após serão incentivadas a usar a criatividade e com os elementos
naturais elaborarem uma obra de arte que poderá ser feita em forma de colagem
ou montada no chão conforme a preferência. Através de registros fotográficos, áudio
ou vídeo os familiares deverão nos dar a devolutiva da vivência.
AVALIAÇÃO:
Através da devolutiva de registros observar se as crianças exploraram os elementos naturais durante o contato com os mesmos no passeio em hortas ou jardins e se realizaram tentativas de elaborar a obra de arte com materiais diversos.
REFERÊNCIAS:
Organização Curricular da Educação Infantil
RECURSOS:
Celular, sulfite, árvores, pedras, gravetos, flores, verduras, folhas secas, pedrinhas, cola, giz de cera, tinta.
Plano de trabalho elaborado por: Ana Rosa Palheiro Egisete Xavier, Sandra Márcia Ocanha
Nenhum comentário:
Postar um comentário