terça-feira, 29 de junho de 2021

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho com sugestão de atividade remota (EAD) envolvendo elaboração de jogo de mesa inspirado em obra de arte

  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

               *Traços, sons, cores e formas
               *Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

SABERES E CONHECIMENTOS:
               *Produção de objetos tridimensionais 
               *Representação de quantidades de forma convencional ou não convencional

OBJETIVOS:
          *(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar obejtos tridimensionais.
               *Elaborar brinquedo utilizando materiais reutilizáveis
               *Aprender a brincar de futebol de botão
           *(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presente e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros e etc.)
            *Realizar a contagem de gols através de placar utilizando tampinhas ou outros materiais para registrar quantidade  
           

DESENVOLVIMENTO:

PROPOSTA 1: Será enviada a imagem do pintor e professor Orlando Teruz juntamente com um áudio sobre os principais fatos da biografia do expoente das artes Carioca. 

PROPOSTA 2:  Após apresentaremos a imagem da tela "Futebol" incentivaremos que o responsável dialogue com a criança sobre o que é retratado na obra de arte.

PROPOSTA 3:  Através de vídeo iremos propor aos familiares que juntamente com a criança construam utilizando materiais reutilizáveis, (tampas de garrafa, prendedores de roupa, caixa de sapato e etc) um jogo de futebol de botão.
Algumas sugestões da composição do brinquedo.
 Após esse momento de construção o responsável poderá brincar com a criança ensinando as regras da brincadeira e utilizar tampas ou outros materiais para registrar o placar. Se possível os familiares deverão nos enviar registros destes momentos, através de áudio, foto ou vídeo.

 AVALIAÇÃO:
       Se dará mediante a observação dos registros enviados pelos familiares dos momentos de elaboração do jogo e da participação na brincadeira.
 
RECURSOS DIDÁTICO:
            celular, tela, materiais reutilizáveis, tampas de garrafa, prendedores de roupa, caixa de sapato
 
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
            Organização Curricular da Educação Infantil
            Biografia e tela do ilustrador Orlando Teruz








Plano de aula elaborado pelas professoras: Fernanda Batista e Marcela Correa



Nenhum comentário:

Postar um comentário