* OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:
Plano 1:
Campo de experiência:
*Escuta, fala, pensamento e imaginação
Saberes e conhecimentos:
*Linguagem, gêneros e suportes
* Relação entre imagem e narrativa
Objetivos:
*(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos histórias ou peças teatrais.
*Conhecer dados do pintor e algumas de suas produções
Desenvolvimento:
1° Momento: As professoras convidarão as crianças para se organizarem em roda de conversa e nela será apresentado a imagem do artista plástico Gustavo Rosa e alguns fatos de sua biografia, após será exposto algumas de suas telas.
2° Momento: Convidaremos o grupo de crianças a verbalizarem as cores que contem nas pinturas e as formas geométricas que nela aparecem. Nos encaminharemos até a parte externa da instituição onde contem no muro pinturas que são inspiradas em diferentes telas de renomados pintores, e solicitaremos que as crianças indiquem qual das pinturas é do expoente.
3° Momento: Distribuiremos giz e na parte do muro que é para desenho as crianças poderão realizar tentativas de reproduzir a tela que mais apreciaram.
Avaliação: A avaliação se dará através da observação se o grupo relaciona imagens das obras ao referido artista.
Recursos: telas, imagem do artista, giz, muro
Referências:
Biografia Gustavo Rosa
Organização Curricular da Educação InfantilPlano 2:
Campo de experiência:
*Corpo, gestos e movimentos
Saberes e conhecimentos:
*Jogos expressivos de linguagem corporal
Objetivos:
*(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações
*Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas
Desenvolvimento:
1° Momento: Relembraremos os principais fatos da biografia do pintor Gustavo Rosa e apreciaremos novamente algumas de suas obras, destacando as obras que contem animais.
2° Momento: Realizaremos brincadeiras de mimica, onde a criança escolherá uma das obras e realizará gestos do animal retratado na tela o restante do grupo realizará tentativas de adivinhar qual o animal.
3° Momento: Disponibilizaremos massa de modelar e incentivaremos as crianças a modelarem a obra que escolheram.
Avaliação: A avaliação se dará através da observação dos momentos da brincadeira de mímica, se a criança elabora os gestos e o grupo realiza tentativas de adivinhar.
Recursos: telas, imagem do artista, massa de modelar
Referências:
Biografia Gustavo Rosa
Organização Curricular da Educação InfantilPlano 3:
Plano 4:
Campo de experiência:
*Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
*Traços, sons, cores e formas
Saberes e conhecimentos:
*Obras de Arte
* Manipulação, exploração e organização dos objetos
* Elementos da linguagem visual, texturas, cores, superfícies, volumes, linhas, espaços e formas.
Objetivos:
*(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação, explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
* Realizar esculturas de algumas obras utilizando caixas de papelão.
Desenvolvimento:
1° Momento: Após destacarmos alguns fatos da biografia do pintor Gustavo Rosa e disponibilizarmos sua imagem na parede juntamente com algumas de suas obras, iremos propor as crianças que inspirados em suas telas realizemos a composição de esculturas com caixas de papelão de diferentes tamanhos.
2° Momento: Primeiramente disponibilizaremos as caixas para que as crianças as explorem, manuseiem, classifiquem e separem, dialogaremos com o grupo sobre as diferenças de tamanho e realizaremos comparações entre as caixas e entre a altura das crianças da turma.
3° Momento: Realizaremos as composições das esculturas inspiradas nas telas, pintando as caixas, colando tecidos, tampas de garrafa pet, tubinhos de papel higiênico, materiais alternativos, para posteriormente serem expostas no saguão da instituição. (Esse plano durará mais de um dia, devido a cola e tinta secar)
Avaliação: A avaliação se dará através da observação dos momentos de comparação, classificação e relação entre as caixas e as figuras geométricas, também se o grupo participa na elaboração das composições inspiradas nas obras de arte.
Recursos: telas, imagem do artista, caixas, tecido, cola, pincel, tampas de garrafa pet, tubinhos de papel higiênico
Referências:
Biografia Gustavo Rosa
Organização Curricular da Educação InfantilCampo de experiência:
*Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Saberes e conhecimentos:
* Tamanho, forma e posição dos objetos
Objetivos:
*(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc)
Desenvolvimento:
1° Momento: Nos encaminharemos até o hall da instituição para apreciarmos a exposição das esculturas elaboradas pelo grupo de crianças, dialogaremos com os mesmos relembrando os nomes das telas e dados da vida do artista plástico Gustavo Rosa
2° Momento: Na sala utilizando papelão, palitos de sorvete, cola, tinta, pincel, tesoura, tampas de pet e etc com diferentes formas iremos confeccionar quebra cabeça das obras de preferência de cada criança,
3° Momento: As crianças poderão brincar com os quebra cabeças elaborados e trocar com os colegas do grupo para que também realizem tentativas de brincar com o jogo de salão.
Avaliação: A avaliação se dará através da observação durante a elaboração do brinquedo e se na hora da brincadeira o classifica pelas cores e formas.
Recursos: papelão, palitos de sorvete, cola, tinta, pincel, tesoura, tampas de pet , esculturas de papelão, quebra cabeça
Referências:
Biografia Gustavo Rosa
Organização Curricular da Educação InfantilPlanos de trabalho elaborados por: Professoras: Fernanda Batista e Vanessa de Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário