* OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:
Confiram os planos anteriores e posteriores a este com diferentes propostas de vivências, a partir dos personagens do Sítio do Pica pau Amarelo.
Continuação dos planos com a CUCA:
Plano 1:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* A LÍNGUA PORTUGUESA FALADA, EM SUAS DIVERSAS FUNÇÕES E USOS SOCIAIS
* PRÁTICAS SOCIAIS RELATIVAS A HIGIENE
OBJETIVOS:
* (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS
* DIALOGAR A PARTIR DA HISTÓRIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE BUCAL
* (EI02CG04) DEMONSTRAR PROGRESSIVA INDEPENDÊNCIA NO CUIDADO DO SEU CORPO
* PARTICIPAR DE PRÁTICAS DE HIGIENE COM CRESCENTE AUTONOMIA
DESENVOLVIMENTO:
APRESENTAREMOS AO GRUPO A HISTÓRIA “E O DENTE AINDA DOÍA” DE “ANA TERRA” DIALOGAREMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE COMERMOS SAUDÁVEL, RELEMBRANDO O SUCO NATURAL QUE FIZEMOS E APÓS AS REFEIÇÕES REALIZARMOS A HIGIENE BUCAL. ENTÃO DISPONIBILIZAREMOS O BRINQUEDO KIT DENTISTA PARA DEMONSTRAMOS A MANEIRA CORRETA DE ESCOVARMOS OS DENTES E APÓS AS CRIANÇAS IRÃO FAZER O MESMO COM A BOCA DE BRINQUEDO .
RECURSOS: BRINQUEDO KIT DENTISTA, LIVRO
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
LIVRO: “E O DENTE AINDA DOÍA” DE “ANA TERRA”
AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO NOS MOMENTOS PROPOSTOS RELATIVOS A DIÁLOGOS E REALIZAÇÃO DA HIGIENE BUCAL
Plano 2:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
* DANÇA
* ANIMAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS E MODOS DE VIDA
OBJETIVOS:
* (EI02CG03) EXPLORAR FORMAS DE DESLOCAMENTO NO ESPAÇO(PULAR, SALTAR, DANÇAR) COMBINANDO MOVIMENTOS E SEGUINDO ORIENTAÇÕES
* REALIZAR OS GESTOS PROPOSTOS NA BRINCADEIRA CANTADA
* (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA
* OBSERVAR E CONHECER ANIMAIS PERCEBENDO A EXISTÊNCIA DE DIFERENTES TIPOS DE SERES VIVOS
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA DIALOGAREMOS COM A TURMA SE ALGUÉM SABE OUTRA CANÇÃO QUE CONTENHA JACARÉ, ALÉM DA APRESENTADA ANTERIORMENTE, “JACARÉ POIÔ”. APÓS AS CRIANÇAS RELATAREM QUAL SABEM, DESTACAREMOS A CANTIGA “
JACARÉ FOI PASSEAR LÁ NA LAGOA” DE BIA BEDRAN. ENTÃO DEMONSTRAREMOS OS GESTOS DESTA BRINCADEIRA CANTADA, A MAIORIA DO GRUPO JÁ CONHECE E REALIZA, IREMOS APENAS RELEMBRÁ-LOS E INFORMAREMOS QUE NO DIA SEGUINTE APRESENTAREMOS AOS COLEGAS DAS OUTRAS TURMAS ESTA BRINCADEIRA. EM OUTRO MOMENTO A PARTIR DO RECURSO PEDAGÓGICO CAIXA DIDÁTICA “
ANIMAIS” IREMOS APRESENTAR A FICHA DO ANIMAL JACARÉ COM SUAS CARACTERÍSTICAS, HABITAT ENTRE OUTRAS INFORMAÇÕES.
RECURSOS: CAIXA DIDÁTICA, FICHA, CAIXA DE SOM
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
“JACARÉ FOI PASSEAR LÁ NA LAGOA” DE BIA BEDRAN
AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO NA IMITAÇÃO DOS GESTOS DA BRINCADEIRA CANTADA E NOS RELATOS AFETOS AO ANIMAL APRESENTADO.
Plano 3:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* O EU, O OUTRO E O NÓS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* RESPEITO A INDIVIDUALIDADE E A DIVERSIDADE DE TODOS
OBJETIVOS:
* (EI02EO01) DEMONSTRAR ATITUDES DE CUIDADO E SOLIDARIEDADE NA INTERAÇÃO COM CRIANÇAS E ADULTOS
* INTERAGIR COM O GRUPO DA INSTITUIÇÃO POR MEIO DE APRESENTAÇÃO PROPOSTA COM A BRINCADEIRA CANTADA
DESENVOLVIMENTO:
SOLICITAREMOS AS FAMíLIAS QUE NESTE DIA NOS ENVIEM UMA ROUPA VERDE PARA REALIZARMOS COM AS CRIANÇAS A APRESENTAÇÃO DA BRINCADEIRA CANTADA “JACARÉ FOI PASSEAR LÁ NA LAGOA”, PARA ESTE MOMENTO IREMOS USAR O
BONÉ CUSTOMIZADO PELAS PROFESSORAS COM A CABEÇA DE JACARÉ E OBSERVAREMOS QUEM ACEITA UTILIZAR O ACESSÓRIO, VISTO AINDA ALGUMAS CRIANÇAS POSSUEM RESISTÊNCIA NESSE TIPO DE VIVÊNCIA. TAMBÉM SERÁ FEITO FOTOS NOVAS PARA A CHAMADA, COM O TEMA CUCA, POIS É O PERSONAGEM DO SÍTIO QUE MAIS ENCANTOU O GRUPO.
RECURSOS: BONÉ CUSTOMIZADO, ROUPA VERDE, CÂMERA FOTOGRÁFICA
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
CANTIGA: “JACARÉ FOI PASSEAR LÁ NA LAGOA” DE BIA BEDRAN
AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS, SE ACEITAM SE CARACTERIZAR PARA APRESENTAÇÃO E SE REALIZAM OS MOVIMENTOS PROPOSTOS
Plano 4:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* O EU, O OUTRO E O NÓS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* OUTRAS PESSOAS, TEMPOS E CULTURAS
OBJETIVOS:
* (EI02EO05) PERCEBER QUE AS PESSOAS TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DIFERENTES, RESPEITANDO ESSAS DIFERENÇAS.
* BRINCAR DE FAZ DE CONTA ASSUMINDO DIFERENTES PAPÉIS E IMITANDO AÇÕES. (PROFISSÕES)
DESENVOLVIMENTO:
SERÁ REALIZADA A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA “O CROCODILO E O DENTISTA” DE STÉPHANIE HAVIR. APÓS DIALOGAREMOS COM AS CRIANÇAS SOBRE O DENTISTA SER UMA PROFISSÃO, O QUE É UMA PROFISSÃO E QUE OS ADULTOS TÊM PROFISSÃO, NÓS SOMOS PROFESSORAS, EXISTEM DENTISTAS, MÉDICOS ENTRE OUTRAS E QUESTIONAREMOS QUEM SABE A PROFISSÃO DOS PAIS, IREMOS REALIZAR UMA PESQUISA ANTERIOR VIA WHATSAPP PARA CONSTATAR QUEM SABE REALMENTE A PROFISSÃO DO FAMILIAR. APÓS IREMOS PROPOR BRINCAR DE ALGUMA PROFISSÃO ESCOLHIDA PELAS CRIANÇAS. NO FINAL DA TARDE RECEBEREMOS A VISITA DA MÃE DE UM COLEGA, QUE É DENTISTA ELA IRÁ FALAR UM POUCO DE SUA PROFISSÃO.
RECURSOS: LIVRO, BRINQUEDOS, CHROMEBOOK
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
LIVRO “O CROCODILO E O DENTISTA” DE STÉPHANIE HAVIR
AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS NOS MOMENTOS DE BRINCADEIRA DE PAPÉIS SOCIAIS
Plano 5:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
* OBRAS DE ARTE
* USOS E FUNÇÕES DA ESCRITA
OBJETIVOS:
* (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS
* MANIPULAR DIVERSOS MATERIAIS DA ARTES VISUAIS E PLÁSTICAS
* (EI02EF07) MANUSEAR DIFERENTES PORTADORES TEXTUAIS, DEMONSTRANDO RECONHECER SEUS USOS SOCIAIS
* PARTCIPAR DE SITUAÇÕES DE CONTATO COM BIOGRAFIA
DESENVOLVIMENTO:
APRESENTAREMOS AO GRUPO DE CRIANÇAS O TRAILER DO FILME “
TARSILINHA” E OBSERVAREMOS QUAIS OS RELATOS QUE FARÃO A PARTIR DO MESMO, SE NOTARAM A PRESENÇA DA CUCA NO FILME. ENTÃO DIALOGAREMOS COM O GRUPO QUE A CUCA, PERSONAGEM FOLCLÓRICA É RETRATADA DE DIFERENTES MANEIRAS E EM DIFERENTES CONTEXTOS. DISPONIBILIZAREMOS A TELA “A CUCA” DE TARSILA DO AMARAL, DIALOGAREMOS QUE NA OBRA DA EXPOENTES DAS ARTES, A CUCA É RETRATADA POR UM BICHO INVENTADO. APÓS IREMOS EXPOR A TELA NO VARAL DA HISTÓRIA E DISTRIBUIREMOS QUEBRA-CABEÇAS DA OBRA, ELABORADOS PELAS PROFESSORAS, PARA REALIZAREM TENTATIVAS DE MONTÁ-LOS
RECURSOS: TELA, QUEBRA CABEÇA, VARAL DA HISTÓRIA, TV
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
TELA “A CUCA”
BIOGRAFIA TARSILA DO AMARAL
AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DO GRUPO DE CRIANÇAS NAS VIVÊNCIAS PROPOSTAS, CONTATO COM BIOGRAFIA, OBRA DE ARTE E MANIPULAÇÃO DE QUEBRA CABEÇA
Plano 6:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
* ESQUEMA CORPORAL
* ANIMAIS SUAS CARACTERÍSTICAS E SEUS MODOS DE VIDA
OBJETIVOS:
* (EI02CG03) EXPLORAR FORMAS DE DESLOCAMENTO NO ESPAÇO (PULAR, SALTAR, DANÇAR), COMBINANDO MOVIMENTOS E SEGUINDO ORIENTAÇÕES
* PARTICIPAR DE BRINCADEIRA MUSICAL EXECUTANDO GESTOS PRÉ DETERMINADOS
* (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA
* OBSERVAR E CONHECER ANIMAIS PERCEBENDO A EXISTÊNCIA DE DIFERENTES TIPOS DE SERES VIVOS
DESENVOLVIMENTO:
A PARTIR DA TELA “A CUCA” CONVIDAREMOS O GRUPO DE CRIANÇAS A NOMEAR OS ANIMAIS QUE APARECEM NA OBRA DE ARTE. DESTACAREMOS O TATU, SE ALGUÉM CONHECE ESSE ANIMAL. ENTÃO UTILIZANDO A CAIXA-DIDÁTICA “
ANIMAIS” IREMOS EXPLANAR SOBRE SUAS CARACTERŚTICAS. UTILIZANDO COPOS COLORIDOS IREMOS EXPLICAR A BRINCADEIRA MUSICAL “
O RABO DO TATU” E APÓS PROPOR QUE EXECUTEM OS MOVIMENTOS.
RECURSOS: CAIXA-DIDÁTICA “ANIMAIS” ,TELA
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: SERÁ A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NA BRINCADEIRA CANTADA E NOS RELATOS AFETOS DURANTE A APRESENTAÇÃO DO ANIMAL. (TATU)
Não deixem de apreciar o post de fechamento dos planos a partir da Obra de Monteiro Lobato.
Clique aqui e aprecie nossa encantante apresentação cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário