sexta-feira, 1 de setembro de 2023

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho envolvendo personagem folclórico a partir da obra de Monteiro Lobato (CUCA) PARTE 1

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.  

Confiram os planos anteriores e posteriores a este com os diferentes propostas de vivências, a partir dos personagens do Sítio do Pica pau Amarelo.


CLIQUE AQUI E CONFIRA A SEGUNDA PARTE DOS PLANOS DA CUCA

IMAGEM DA INTERNET


PLANO 1:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * PATRIMÔNIO CULTURAL E LITERÁRIO.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA)
   * OUVIR, VISUALIZAR E APRECIAR HISTÓRIAS, BEM COMO OUTROS TEXTOS LITERÁRIOS: POEMAS, PARLENDAS, CONTOS, LITERATURAS, LENDAS, FÁBULAS, MÚSICAS ETC.
   * BRINCAR A PARTIR DA LENDA E MÚSICA APRESENTADA.

DESENVOLVIMENTO:

EM CONTINUIDADE COM AS PROPOSTAS SOBRE OS PERSONAGENS DO NOSSO FOLCLORE APRESENTAREMOS A LENDA DA “CUCA” PARA AS CRIANÇAS, PRIMEIRAMENTE A PARTIR DE RECURSO AUDIOVISUAL E EM OUTRO MOMENTO A PARTIR DA LEITURA DA LENDA. LEMBRAREMOS TAMBÉM DA CUCA QUE CONHECEMOS NO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO.
ENTÃO A PARTIR DA CAIXA DIDÁTICA BRINCADEIRAS APRESENTAREMOS A FICHA DO PEGA-PEGA E EXPLICAREMOS QUE A BRINCADEIRA SERIA REALIZADA DE UMA MANEIRA DIFERENTE, ONDE AO SOM DA MÚSICA “A CUCA TE PEGA” DE CÁSSIA ELLER, ALGÚEM COM A MÁSCARA DE CUCA IRIA PEGAR O RESTANTE DO GRUPO.

RECURSOS: TV, MÁSCARA

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: SERÁ DURANTE APRESENTAÇÃO DA LENDA, A ATENÇÃO PARA OUVI-LA E NA PARTICIPAÇÃO DA BRINCADEIRA, SE CONSEGUE ATENDER AS REGRAS DA BRINCADEIRA.






PLANO 2:





CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * O EU, O OUTRO E O NÓS
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTOS E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * CONVÍVIO E INTERAÇÃO SOCIAL
   * CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS E CENÁRIOS

OBJETIVOS:
   * (EI02EO03) COMPARTILHAR OS OBJETOS E OS ESPAÇOS COM CRIANÇAS DA MESMA FAIXA ETÁRIA E ADULTOS
 * COMPARTILHAR BRINQUEDOS EM SUAS ATIVIDADES DE EXPLORAÇÕES, INVESTIGAÇÕES OU DE FAZ DE CONTA
   * (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS
   * RESPONDER A QUESTIONAMENTOS A PARTIR DA LENDA APRESENTADA E DA CANÇÃO DE NINAR

DESENVOLVIMENTO:

NOS ORGANIZAREMOS E DIALOGAREMOS COM O GRUPO DE CRIANÇAS SOBRE A LENDA DA CUCA, SOBRE AS FORMAS QUE ELA É VISTA NESSAS HISTÓRIAS, DESTACAREMOS ENTÃO SUAS CARACTERÍSTICAS A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE MONTEIRO LOBATO, ONDE É RETRATADA COMO UMA BRUXA EM FORMA DE JACARÉ, COM CABELOS LOIROS, A CUCA ASSIM COMO TODAS AS BRUXAS POSSUI UM CALDEIRÃO ONDE FAZ SUAS POÇÕES MÁGICAS, EXPERIENCIAREMOS COM O GRUPO UMA EXPERIÊNCIA DIVERTIDA, ONDE COM OS INGREDIENTES, ÁGUA, VINAGRE, DETERGENTE BICARBONATO E CORANTE E AS CRIANÇAS OBSERVARÃO COMO ELA IRÁ TRANSBORDAR COM ESTES INGREDIENTES MÁGICOS.
EM OUTRO MOMENTO RELEMBRAREMOS A CANÇÃO DE NINAR “NANA NENÉM”, BRINCAREMOS COM AS BONECAS DE FAZ DE CONTA, ONDE REALIZAREMOS CUIDADOS COM AS MESMAS E AS COLOCAREMOS PARA DORMIR, INSTIGAREMOS AS CRIANÇAS A CRIAREM ENREDOS E CENÁRIOS NAS BRINCADEIRAS, COM O “PAI E A MAMÃE INDO TRABALHAR”.

RECURSOS: RECIPIENTE TRANSPARENTE, ÁGUA, VINAGRE, DETERGENTE BICARBONATO E CORANTE , BONECA, PANOS

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DOS RELATOS AFETOS A LENDA, A CANTIGA E DA OBSERVAÇÃO DO GRUPO NA BRINCADEIRA DE PAPÉIS SOCIAIS

IMAGEM DA INTERNET



PLANO 3:




CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * O EU, O OUTRO E O NÓS
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * SENSAÇÕES, EMOÇÕES E PERCEPÇÕES
   * VIVÊNCIAS CULTURAIS: HISTÓRIAS, FILMES

OBJETIVOS:
   * (EI02EO04) COMUNICAR-SE COM OS COLEGAS E OS ADULTOS, BUSCANDO COMPREENDÊ-LOS E FAZENDO-SE COMPREENDER.
   * PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE BRINCADEIRA BUSCANDO COMPARTILHAR ENREDOS E CENÁRIOS.
   * (EI02EF05) RELATAR EXPERIÊNCIAS E FATOS ACONTECIDOS, HISTORIAS OUVIDAS, FILMES OU PEÇAS TEATRAIS ASSISTIDOS ETC.
   * EXPRESSA-SE VERBALMENTE EM CONVERSAS, NARRAÇÕES E BRINCADEIRAS, AMPLIANDO SEU VOCABULÁRIO E FAZENDO USO DES ESTRUTURAS ORAIS QUE APRIMOREM SUAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA NOS ENCAMINHAREMOS ATÉ A BRINQUEDOTECA PARA ASSISTIRMOS UM EPISÓDIO DO SÍTIO PICA PAU AMARELO ONDE A CUCA APARECE PELA PRIMEIRA VEZ NAS HISTÓRIAS DO SÍTIO, DESTACAREMOS ONDE A CUCA VIVE, (CAVERNA NA FLORESTA). SALIENTAREMOS NOSSO MEIO URBANO, ONDE VIVEMOS EM CASAS OU APARTAMENTOS. APÓS IREMOS PROPOR AO GRUPO NO GRAMADO DA INSTITUIÇÃO BRINCARMOS E MONTARMOS CAVERNAS, UTILIZANDO TNT MARROM, AS TOCAS, AS CABANINHAS E AS CASINHAS DE PLÁSTICO. ADAPTAREMOS A BRINCADEIRA “COELHINHO SAI DA TOCA” E DRAMATIZAREMOS A HISTÓRIA “OS TRÊS PORQUINHOS” UTILIZANDO ESSAS CAVERNAS E ELABORANDO DIFERENTES ROTEIROS.

RECURSOS: CABANAS, CASINHAS, TNT MARROM, TV

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NAS BRINCADEIRAS PROPOSTAS E SE EXPRESSAM A PARTIR DAS MESMAS


PLANO 4:


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * MARCAS GRÁFICAS DE REPRESENTAÇÃO DA ESCRITA E MECANISMOS DE ESCRITA

OBJETIVOS:
   * (EI02EF09) MANUSEAR DIFERENTES INSTRUMENTOS E SUPORTES DE ESCRITA PARA DESENHAR, TRAÇAR LETRAS E OUTROS SINAIS GRÁFICOS.
   * PRESENCIAR SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS DE LEITURA, ESCRITA E REPRODUÇÃO DE LETRAS

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA REALIZAREMOS A CHAMADA DE MANEIRA DIFERENTE, LEVAREMOS ATÉ A SALA UM CALDEIRÃO E COLHER DE PAU, DENTRO DO MESMO IREMOS DISPOR FICHAS NA COR VERDE, ASSIM COMO A CUCA, E NESTAS ESTARÃO ESCRITAS AS INICIAIS DOS NOMES DAS CRIANÇAS, UTILIZANDO AS FOTOS QUE JÁ ESTÃO IMPRESSAS E COM OS NOMES, INDICAREMOS O QUE SÃO AS INICIAIS, ENTÃO APRESENTAREMOS AS LETRAS E OBSERVAREMOS QUAL CRIANÇA IDENTIFICA AQUELA INICIAL, SENDO DE SEU NOME. EM OUTRO MOMENTO IREMOS DISPONIBILIZAR NO CHÃO DA SALA AS FOLHAS GRANDE DO FLIP ARTE, PARA QUE REALIZEM TENTATIVAS DE COPIAREM SUAS INICIAIS.

RECURSOS: CALDEIRÃO, COLHER DE PAU, FICHAS, GIZ DE CERA, PAPEL

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;


AVALIAÇÃO: SE DARÁ NOS MOMENTOS DE INTERAÇÃO COM AS LETRAS A PARTIR DA PROPOSTA DE ESCRITA E IDENTIFICAÇÃO DAS MESMAS




PLANO 5:




CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

OBJETIVOS:
   *(EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRAS.
   * IMITAR MOVIMENTOS E GESTOS A PARTIR DE BRINCADEIRA DE TRADIÇÃO ORAL

DESENVOLVIMENTO:

DANDO CONTINUIDADE AS VIVÊNCIAS COM O PERSONAGEM FOLCLÓRICO CUCA, DIALOGAREMOS QUE A CUCA QUE FAZ PARTE DOS PERSONAGENS DO SÍTIO, MORA PERTO DE LÁ, EM UMA FLORESTA. PASSAREMOS A QUESTIONAR SOBRE DO QUE ELA SE ALIMENTA, ENTÃO FALAREMOS SOBRE OS ALIMENTOS CULTIVADOS NO SÍTIO, FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS, A PARTIR DA COR DA CUCA IREMOS PROPOR UMA RECEITA DE SUCO DE COUVE COM LARANJA.
EM OUTRO MOMENTO REALIZAREMOS A BRINCADEIRA “JACARÉ POIÔ” , BRINCADEIRA DE TRADIÇÃO ORAL, ORIGINÁRIA DO MARANHÃO, ORGANIZADOS EM CÍRCULO INDICAREMOS OS GESTOS E MOVIMENTOS E CONVIDAREMOS O GRUPO A IMITAR.

RECURSOS: COUVE, LARANJA, LIQUIDIFICADOR, CAIXA DE SOM


REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: DURANTE A BRINCADEIRA DE TRADIÇÃO ORAL, OBSERVAR SE IMITAM OS GESTOS PROPOSTOS.

Não deixem de apreciar o post de fechamento dos planos a partir da Obra de Monteiro Lobato.  Clique aqui e aprecie nossa encantante apresentação cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário