* OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:
Confiram os planos anteriores e posteriores a este com diferentes propostas de vivências, a partir dos personagens do Sítio do Pica pau Amarelo.
PLANO 1:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* O EU, O OUTRO E O NÓS
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* FAMÍLIA E ESCOLA
* LINGUAGEM GRÁFICA
OBJETIVOS:
* (EI02EO01) DEMONSTRAR ATITUDES DE CUIDADO E SOLIDARIEDADE NA INTERAÇÃO COM CRIANÇAS E ADULTOS.
* VIVENCIAR EXPERIÊNCIAS QUE ENVOLVAM O NOME PRÓPRIO DAS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DE SEU CÍRCULO SOCIAL PARA AMPLIAR O REPERTÓRIO SOCIAL.
* (EI01TS02) TRAÇAR MARCAS GRÁFICAS, EM DIFERENTES SUPORTES, USANDO INSTRUMENTOS RISCANTES E TINTAS.
* REALIZAR TENTATIVAS DE REPRESENTAR A FAMÍLIA ATRAVÉS DE DESENHO
DESENVOLVIMENTO:
NOS ORGANIZAREMOS E DIALOGAREMOS COM AS CRIANÇAS SOBRE A FAMÍLIA ENCERRABODES DE OLIVEIRA, QUE É A FAMÍLIA DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO, PEDRINHO, NARIZINHO E DONA BENTA, APRESENTAREMOS A IMAGEM DOS MESMOS, APRESENTAREMOS TAMBÉM UMA FOTO DA FAMÍLIA DAS PROFESSORAS COM SEUS RESPECTIVOS SOBRENOMES, ENTÃO NO VARAL DA HISTÓRIA IREMOS EXPOR AS IMAGENS DE SUAS FAMÍLIAS, AS QUAIS FORAM SOLICITADAS EM MOMENTO ANTERIOR, SOLICITAREMOS QUE VERBALIZEM QUEM SÃO AS PESSOAS QUE ESTÃO NAS IMAGENS, NARREM SEUS NOMES E SOBRENOMES, (EM CADA FOTO ESTARÁ ESCRITO O SOBRENOME DA FAMÍLIA ) QUESTIONAREMOS SE ALGUÉM MORA COM A AVÓ, SE SABEM O NOME DOS PRIMOS E ETC. ENTÃO IREMOS PROPOR ÀS CRIANÇAS QUE REALIZEM TENTATIVAS DE ELABORAR UM DESENHO PARA REPRESENTAR SUA FAMÍLIA.
RECURSOS: FOTOS, SULFITE, LÁPIS DE COR, VARAL DA HISTÓRIA
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DOS DIÁLOGOS AFETOS A SUAS FAMÍLIAS E DAS TENTATIVAS DE DESENHO, OBSERVANDO OS DESENHOS ELABORADOS EM OUTROS MOMENTOS.
PLANO 2:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* O EU, O OUTRO E O NÓS
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
* HÁBITOS ALIMENTARES, DE HIGIENE E DESCANSO
OBJETIVOS:
* (EI02EO05) PERCEBER QUE AS PESSOAS TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DIFERENTES, RESPEITANDO ESSAS DIFERENÇAS.
* RECONHECER A SI MESMA E AO OUTRO COMO SERES SOCIAIS COM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS QUE CONVIVEM EM GRUPOS.
* (EI02CG04) DEMONSTRAR PROGRESSIVA INDEPENDÊNCIA NO CUIDADO DO SEU CORPO.
* ENTENDER SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
DESENVOLVIMENTO:
IREMOS LEVAR ATÉ A SALA DE REFERÊNCIA A CADEIRA DE BALANÇO, EXPLICAREMOS AS CRIANÇAS QUE A VOVÓ BENTA GOSTA DE FICAR SENTADA NA CADEIRA, AS VEZES TRICOTANDO (NESSE MOMENTO APRESENTAREMOS AS CRIANÇAS AGULHA DE TRICÔ E LINHA), OUTRAS VEZES CONTANDO HISTÓRIAS, APRESENTAREMOS A HISTÓRIA “O LIVRO DA FAMÍLIA ” DE TODD PARR, REALIZAREMOS DIÁLOGOS AFETOS AO LIVRO, DESTACANDO QUE TODOS TEMOS CARACTERÍSTICAS DIFERENTES, SOMOS SERES ÍMPARES.
EM OUTRO MOMENTO EXPLICAREMOS QUE ELA ADORA MORAR NO SÍTIO E QUE LÁ EXISTE UM POMAR COM FRUTAS DELICIOSAS, DIALOGAREMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, COM FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS. ENTÃO CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS A REALIZARMOS NOSSO LANCHE DA TARDE, QUE SEMPRE É UMA FRUTA, ACOMODADOS NA COLCHA NO GRAMADO, (A SUGESTÃO DE FRUTA SÃO UVAS CONGELADAS).
RECURSOS: LIVRO, CADEIRA DE BALANÇO, COLCHA, FRUTA
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
“O LIVRO DA FAMÍLIA ” DE TODD PARR
AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA NOS MOMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E SE COMPREENDEM A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
PLANO 3:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* O EU, O OUTRO E O NÓS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* SENSAÇÕES EMOÇÕES E PERCEPÇÕES
* FAMÍLIA E ESCOLA
OBJETIVOS:
* (EI02EO04) COMUNICAR-SE COM OS COLEGAS E OS ADULTOS, BUSCANDO COMPREENDÊ-LOS E FAZENDO-SE COMPREENDER.
* PARTICIPAR DE SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM DEMONSTRAR SEUS GOSTOS E PREFERÊNCIAS, NO MOMENTO DE ESCOLHA DE BRINQUEDO
* (EI02EO01) DEMONSTRAR ATITUDES DE CUIDADO E SOLIDARIEDADE NA INTERAÇÃO COM CRIANÇAS E ADULTOS.
* VIVENCIAR EXPERIÊNCIAS EM CASA E NA ESCOLA QUE SE COMPLEMENTAM (CONSTRUÇÃO E APRESENTAÇÃO DA BONECA DE PANO)
DESENVOLVIMENTO:
REALIZAREMOS A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA “PONTO POR PONTO -COSTURA” PRONTA DA AUTORA LÚCIA PIMENTEL GÓES, ENTÃO APRESENTAREMOS AS CRIANÇAS A BONECA QUE A PROFESSORA MICHELLE FEZ PARA DEMONSTRAÇÃO, A QUAL FORA FEITA COM OS MESMOS RECURSOS QUE FORAM ENVIADOS AOS FAMILIARES EM SEMANAS ANTERIORES, PARA A PROPOSIÇÃO DA CONFECÇÃO DA BONECA DE PANO.
(plano clique aqui) NESSE MOMENTO SOLICITAREMOS QUE AS CRIANÇAS NOS RELATEM QUEM PARTICIPOU DESSE MOMENTO E IREMOS LHES INFORMAR QUE NESTE DIA SERÁ A REUNIÃO DE PAIS E OS FAMILIARES DEVERÃO TRAZER A BONECA QUE ELES CONSTRUÍRAM JUNTOS.
DESTACAREMOS QUE A BONECA DE PANO EMÍLIA É O BRINQUEDO PREFERIDO E MELHOR AMIGA DE NARIZINHO, QUE SEU NOME VERDADEIRO É “LÚCIA ENCERRABODES DE OLIVEIRA” . ENTÃO IREMOS PROPOR AS CRIANÇAS QUE ESCOLHAM NA BRINQUEDOTECA OU NA SALA UM BRINQUEDO PARA SE DIVERTIREM.
RECURSOS: BONECA DE PANO, BRINQUEDOS
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: SE DARÁ NOS MOMENTOS DE PARTICIPAÇÃO DAS VIVÊNCIAS PROPOSTAS, ENVOLVENDO CONSTRUÇÃO E APRESENTAÇÃO DA BONECA DE PANO
PLANO 4:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* RIMAS E ALITERAÇÕES
* HÁBITOS ALIMENTARES, DE HIGIENE E DESCANSO
OBJETIVOS:
* (EI02EF02) IDENTIFICAR E CRIAR DIFERENTES SONS E RECONHECER RIMAS E ALITERAÇÕES EM CANTIGAS DE RODA E TEXTOS POÉTICOS
* PARTICIPAR DE BRINCADEIRAS DE LINGUAGEM QUE TAMBÉM EXPLORAM A SONORIDADE DAS PALAVRAS.
* (EI02CG04) DEMONSTRAR PROGRESSIVA INDEPENDÊNCIA NO CUIDADO DO SEU CORPO.
* CONHECER FRUTA QUE TEM ORIGEM BRASILEIRA (JABUTICABA)
DESENVOLVIMENTO:
RELEMBRAREMOS SOBRE A PERSONAGEM NARIZINHO, SUAS CARACTERÍSTICAS, É UMA MENINA ESPERTA QUE ADORA FAZER TRAVESSURAS, CONVERSAR COM EMÍLIA, SUA MELHOR E GRANDE AMIGA, MENINA DOCE, CARINHOSA E INTELIGENTE, GOSTA DE INVENTAR REINAÇÕES, ELA GOSTA PIPOCA E JÁ SABE FAZER OS BOLINHOS DE POLVILHO DA TIA NASTÁCIA. ADORA A VIDA NO SÍTIO, GOSTA DE SUBIR EM ÁRVORES, ADORA COMER JABUTICABAS NO PÉ. APRESENTAREMOS ENTÃO A FICHA DA FRUTA JABUTICABA, COM SUAS ESPECIFICIDADES. CONVIDAREMOS ENTÃO AS CRIANÇAS A EXPERIMENTAREM A FRUTA JABUTICABA. APÓS APRESENTAREMOS A MÚSICA “
PLOQUET PLUFT NHOQUE” (JABOTICABA) DE COMPOSIÇÃO DE PAULO CÉSAR PINHEIRO E DORI CAYMMI E INCENTIVAREMOS AS CRIANÇAS A OBSERVAREM AS RIMAS QUE CONTÉM NA CANÇÃO INCENTIVANDO-OS A CANTAR.
RECURSOS: IMAGENS, JABUTICABA, CAIXA DE SOM, CHROMEBOOK
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
MÚSICA “PLOQUET PLUFT NHOQUE” (JABOTICABA)
AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO NAS VIVÊNCIAS PROPOSTAS, DEGUSTAR A FRUTA QUE NÃO PERTENCE AO CARDÁPIO DO CMEI E CONHECER E CANTAR A CANÇÃO COM RIMAS
PLOQUET PLUFT NHOQUE (JABOTICABA)
OLHA A PRETA
COLADA NO TRONCO
DE CAROÇO BRANCO
QUE A MÃO DO MOLEQUE
OLHA A PRETA
DE CAROÇO BRANCO
QUE A MÃO DO MOLEQUE
ARRANCA NO TOQUE
O QUE BATE NA BOCA
QUE É JABOTICABA
FAZ PLOQUET PLUFT NHOQUE
PLOQUET PLUFT NHOQUE
OLHA O BANDO
QUE ACODE COM SACO
PEDAÇO DE TACO
QUE BATE NO GALHO
OLHA O BANDO
QUE ACODE COM O BAQUE
QUE BATE NO GALHO
QUE FAZ PLIQUE PLOQUE
AÍ DEPOIS
TODO MUNDO SENTADO
COM O SACO DO LADO
DA SOMBRA DO PÉ
NESSE PEGA
QUE COME QUE ENGOLE
É QUE A FRUTA FAZ
PLOQUET PLUFT NHOQUE
PLOQUET PLUFT NHOQUE
PLOQUET PLUFT NHOQUE
PLANO 5:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
* PLANTAS, SUAS CARACTERÍSTICAS E HABITAT
* SERES VIVOS
* PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
OBJETIVOS:
* (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
* CONHECER PLANTAS E ACOMPANHAR SEU CRESCIMENTO
* PARTICIPAR DO MOMENTO DE PLANTIO E CUIDADO DA PLANTA
DESENVOLVIMENTO:
INICIAREMOS NOSSAS VIVÊNCIAS RELEMBRANDO A MÚSICA “PLOQUET PLUFT NHOQUE” (JABOTICABA) DE COMPOSIÇÃO DE PAULO CÉSAR PINHEIRO E DORI CAYMMI, ENTÃO DIALOGAREMOS SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO DA FRUTA, QUEM GOSTOU, QUEM EXPERIMENTOU E ETC. APRESENTAREMOS AS CRIANÇAS A IMAGEM DA ÁRVORE DE JABUTICABA ENTÃO DIALOGAREMOS COM ELES SOBRE O CUIDADO COM AS PLANTAS, SUAS NECESSIDADES, APÓS CONVIDAREMOS O GRUPO PARA PLANTARMOS UM PÉ DE JABUTICABA, COM A TERRA QUE FOI SOLICITADA AOS FAMILIARES EM MOMENTO ANTERIOR. ESCOLHEREMOS COM AS CRIANÇAS UM LUGAR PARA O PLANTIO E EXPLICAREMOS QUE TODOS OS DIAS TEREMOS QUE CUIDAR DA ÁRVORE A AGUANDO. DESTACAREMOS SOBRE A NECESSIDADE DE CUIDADOS COM A NATUREZA E SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL. APÓS APRESENTAREMOS A MÚSICA
"POMAR" DO GRUPO MUSICAL PALAVRA CANTADA
RECURSOS: TERRA, PÁS, CAIXA DE SOM, TERRA, MUDA DE ÁRVORE, IMAGEM DE ÁRVORE
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
MÚSICA “PLOQUET PLUFT NHOQUE” (JABOTICABA)
MÚSICA
"POMAR" DO GRUPO MUSICAL PALAVRA CANTADA
AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NOS MOMENTOS DE PLANTIO DA ÁRVORE E SE ASSIMILAM OS CUIDADOS NECESSÁRIO COM OS SERES VIVOS.
Não deixem de apreciar o post de fechamento dos planos a partir da Obra de Monteiro Lobato.
Clique aqui e aprecie nossa encantante apresentação cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário