* OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:
(IMAGEM DA INTERNET)
PLANO 1:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* O EU, O OUTRO E O NÓS
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
* FAMÍLIA E ESCOLA.
* A LÍNGUA PORTUGUESA FALADA, EM SUAS DIVERSAS FUNÇÕES E USOS SOCIAIS.
OBJETIVOS:
* (EI02EO01) DEMONSTRAR ATITUDES DE CUIDADO E SOLIDARIEDADE NA INTERAÇÃO COM CRIANÇAS E ADULTOS.
* PERCEBER QUE OS PERSONAGENS FORMAM UMA FAMÍLIA;
* RECONHECER AS CARACTERÍSTICAS DOS PERSONAGENS APRESENTADOS.
* (EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES.
* ORALIZAR SOBRE BRINCADEIRAS QUE JÁ CONHECE E ÀS QUAIS ESTÁ CONHECENDO;
* PARTICIPAR DE MOMENTOS DE ESCRITA TENDO A PROFESSORA COMO ESCRIBA.
DESENVOLVIMENTO:
EM DIÁLOGO COM O GRUPO DE CRIANÇAS RELEMBREMOS SOBRE O ESPAÇO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO SER O LUGAR EM QUE VIVE A VOVÓ DONA BENTA E QUE OS PRIMOS NARIZINHO E PEDRINHO, AMAM PASSAR AS FÉRIAS COM ELA, QUE SÃO UMA FAMÍLIA. NO VARAL IREMOS EXPOR AS FOTOS DESSES PERSONAGENS E FALAR AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DOS MESMOS. TAMBÉM CHAMAREMOS A ATENÇÃO PARA OS PERSONAGENS QUE ESTÃO NO MÓBILE. ALÉM DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS CONVERSAREMOS SOBRE O QUE PEDRINHO E NARIZINHO GOSTAM DE FAZER NO SÍTIO, PRINCIPALMENTE AS BRINCADEIRAS. FAREMOS UMA LISTA COM AS BRINCADEIRAS TENDO A PROFESSORA COMO ESCRIBA, OBSERVAREMOS AS BRINCADEIRAS ATRAVÉS DAS FICHAS DA CAIXA DIDÁTICA “BRINCADEIRAS” E ESCOLHEREMOS UMA PARA BRINCAR.
RECURSOS: VARAL, FICHAS, MÓBILE, CAIXA DIDÁTICA ETC.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: SERÁ MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO NO MOMENTO ORGANIZADO, OBSERVANDO SE AS CRIANÇAS RECONHECEM OS PERSONAGENS E OS PERCEBEM COMO UMA FAMÍLIA E SE PARTICIPAM ORALIZANDO AS BRINCADEIRAS PARA QUE AS PROFESSORAS AS ESCREVAM.
PLANO 2:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
*FATOS DA HISTÓRIA NARRADA.
* CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS E CENÁRIOS.
OBJETIVOS:
* (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
* RECONHECER CENÁRIOS DE DIFERENTES HISTÓRIAS.
* IDENTIFICAR PERSONAGENS E/OU CENÁRIOS E DESCREVER SUAS CARACTERÍSTICAS.
DESENVOLVIMENTO:
ORGANIZAREMOS AS CRIANÇAS NA COLCHA RODA DE CONVERSA PARA LEITURA DE UM TRECHO DO LIVRO DA HISTÓRIA “REINAÇÕES DE NARIZINHO”, ONDE DESTACAREMOS AS AVENTURAS DE NARIZINHO “NO REINO DAS ÁGUAS CLARAS”, LEMBRAREMOS QUE NARIZINHO ARREBITADO, LÚCIA, GOSTA MUITO DA BONECA EMÍLIA E DO RIBEIRÃO QUE CONTORNA O SÍTIO E TODAS AS TARDES AS DUAS VÃO PASSEAR À BEIRA D’ÁGUA PARA DAR FARELO DE PÃO AOS PEIXINHOS. APRESENTAREMOS IMAGENS DO “REINO DAS ÁGUAS CLARAS” NA PARTE EXTERNA ORGANIZAREMOS UM MOMENTO DE PESCARIA PARA QUE AS CRIANÇAS BRINQUEM.
RECURSOS: LIVRO, FICHA, ETC.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: DURANTE A HISTÓRIA OBSERVAREMOS SE RECONHECEM E IDENTIFICAM O CENÁRIO DA HISTÓRIA, BEM COMO OS PERSONAGENS.
(Imagem da internet)
PLANO 3:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
* CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS E CENÁRIOS.
* MANIPULAÇÃO, EXPLORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE OBJETOS.
OBJETIVOS:
* (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
* IDENTIFICAR CENÁRIO E CARACTERÍSTICAS DOS PERSONAGENS DAS HISTÓRIAS.
* (EI02ET01) EXPLORAR E DESCREVER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DOS OBJETOS (TEXTURA, MASSA, TAMANHO).
* PARTICIPAR DE SITUAÇÕES MISTURANDO AREIA E ÁGUA, EXPLORANDO OUTROS ELEMENTOS RELACIONADOS AO FUNDO DO MAR, TAL COMO CONCHAS, PEIXINHOS DE BRINQUEDO ETC.
DESENVOLVIMENTO:
EM CONTINUAÇÃO COM A HISTÓRIA DAS AVENTURAS DE NARIZINHO NO REINO DAS ÁGUAS CLARAS, ORGANIZAREMOS NA SALA DE REFERÊNCIA UM MOMENTO COM O PROJETOR E APRESENTAREMOS O EPISÓDIO “A PRINCESA NO REINO DAS ÁGUAS CLARAS” - DISPONÍVEL EM, APROVEITAREMOS O MOMENTO PARA EXPLORAR IMAGENS, SONS E VÍDEOS DO FUNDO DO MAR COM AS CRIANÇAS. EM SEGUNDO MOMENTO NA ÁREA EXTERNA IREMOS COMPOR UM CENÁRIO “REINO DAS ÁGUAS CLARAS”, UTILIZANDO LONA, ÁGUA, ELEMENTOS DO FUNDO DO MAR, BALDINHOS, BOLINHAS DE SABÃO E ETC… PARA BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA.
RECURSOS: PROJETOR, COLCHAS, LONA, BALDINHOS, CONCHAS, ÁGUA, DETERGENTE, AREIA ETC...
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS SE IDENTIFICAM PERSONAGENS E CENÁRIO E PARTICIPAM DO MOMENTO DE BRINCADEIRA NO AMBIENTE ORGANIZADO.
(Imagem da internet)
Não deixem de apreciar o post de fechamento dos planos a partir da Obra de Monteiro Lobato. Clique aqui e aprecie nossa encantante apresentação cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário