* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
PLANO 1:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
* O EU, O OUTRO E O NÓS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* FATOS DA HISTÓRIA NARRADA.
* CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS E CENÁRIOS.
* ATRIBUTOS FÍSICOS E FUNÇÃO SOCIAL DOS OBJETOS.
* NORMAS DE CONVIVÊNCIA.
OBJETIVOS:
* (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
* IDENTIFICAR PERSONAGENS, OBJETOS, E/OU CENÁRIOS E DESCREVER SUAS CARACTERÍSTICAS.
* (EI02EO03) COMPARTILHAR OS OBJETOS E OS ESPAÇOS COM CRIANÇAS DA MESMA FAIXA ETÁRIA E ADULTOS.
* (COMPARTILHAR BRINQUEDOS EM SUAS ATIVIDADES DE EXPLORAÇÕES, INVESTIGAÇÕES OU DE FAZ DE CONTA.
* PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS AGINDO DE FORMA SOLIDÁRIA E COLABORATIVA.
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA, APRESENTAREMOS O LIVRO “MONTEIRO LOBATO- PEDRINHO E O SACI DE COMO PEDRINHO CONSEGUE APRISIONAR UM SACI” DA COLEÇÃO ROCAMBOLE, RELEMBRAREMOS AS INSTRUÇÕES QUE TIO BARNABÉ DEU AO MENINO DE COMO APRISIONAR O PERALTA. SOLICITAREMOS QUE AS CRIANÇAS OBSERVEM NAS IMAGENS DE PEDRINHO O BRINQUEDO QUE SEMPRE O ACOMPANHA (ESTILINGUE), DIALOGAREMOS COM O GRUPO SE CONHECEM ESTE BRINQUEDO, SABEM O NOME, EXPLICAREMOS QUE NAS HISTÓRIAS ELE É CHAMADO DE BODOQUE E QUE POSSUI OUTRO NOMES ALÉM DESTE, (BALADEIRA, BECA, BODOQUE, BADOQUE, ESTILINGUE, FUNDA, PETECA, SETA, SETRA). ENTÃO COM A CAIXA DIDÁTICA “BRINQUEDOS” APRESENTAREMOS A FICHA COM A IMAGEM DO MESMO, SUAS CARACTERÍSTICAS E ORIGEM. EM SEGUIDA AS CRIANÇAS IRÃO MANUSEAR UM ESTILINGUE DO TAMANHO NORMAL E OUTROS MENORES, ADAPTADOS PARA AS CRIANÇAS. INSTRUIREMOS AS CRIANÇAS QUE NÃO DEVEM UTILIZAR A ATIRADEIRA PARA CAÇAR OS PASSARINHOS, JUDIAR DOS ANIMAIZINHOS. BRINCAREMOS DE TENTAR ARREMESSAR PEDRINHAS E APÓS UTILIZAREMOS OS ESTILINGUES MENORES PARA ANEXAR AO MÓBILE, PERTO DO BONECO DO PEDRINHO E OUTRO PARA GUARDAR NA “CAIXA DE ESTUDOS E PESQUISAS MONTEIRO LOBATO”, QUE ESTÁ SENDO ELABORADA.
RECURSOS: LIVRO, ESTILINGUE, PEDRINHAS, MÓBILE, CAIXA DE ESTUDOS E PESQUISA.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE AS PROPOSTAS, OBSERVANDO SE AS CRIANÇAS IDENTIFICAM PERSONAGENS, OBJETOS E CENÁRIOS DA HISTÓRIA E APÓS PARTICIPAM EM MOMENTO DE BRINCADEIRA FAZENDO USO DO BRINQUEDO APRESENTADO.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.
OBJETIVOS:
* (EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRAS.
* CONHECER OS OBJETOS, MATERIAIS, EXPRESSÕES CULTURAIS CORPORAIS, DANÇAS, MÚSICAS E BRINCADEIRAS QUE SÃO TÍPICAS DE SUA REGIÃO, DE SUA CULTURA.
DESENVOLVIMENTO:
APRESENTAREMOS A MÚSICA “PEDRINHO” MÚSICA DE TIM RESCALA, DIALOGAREMOS SOBRE AS BRINCADEIRAS QUE APARECEM NA CANÇÃO (ESCONDE-ESCONDE, BOLA, BOLA DE GUDE) DESTACAREMOS O BRINQUEDO BOLA DE GUDE, UTILIZANDO A CAIXA DIDÁTICA BRINQUEDOS APRESENTAREMOS A FICHA DA BOLA DE GUDE, DETALHAREMOS SOBRE SUA HISTÓRIA, MATERIAL QUE É CONFECCIONADO, COMO É CHAMADA EM DIFERENTES REGIÕES. ENTÃO ASSISTIREMOS A VÍDEOS QUE APRESENTAM COMO A MESMA É CONFECCIONADA E OUTRO QUE EXPLICA AS REGRAS DO JOGO. APÓS APRESENTAREMOS O BRINQUEDO, EXPLICANDO QUE NÃO DEVE SER COLOCADO NA BOCA, UTILIZANDO FITA, IREMOS DELIMITAR ESPAÇOS NO CHÃO DA SALA E REALIZAR TENTATIVAS DE REALIZAR A BRINCADEIRA. NO VARAL DE HISTÓRIAS IREMOS EXPOSTO A “TELA BOLA DE GUDE” DO ARTISTA PLAŚTICO IVAN CRUZ E OSERVAREMOS QUAIS OS DIÁLOGOS AS CRIANÇAS ESTABELECERÃO A PARTIR DA MESMA.
PEDRINHO-MARCELO VIANNA
PEDRINHO, É PRIMO DA NARIZINHO
É O MENINO MAIS ESPERTO QUE EXISTE POR AQUI
PEDRINHO É AMIGO DO VISCONDE
QUE BRINCA DE ESCONDE? ESCONDE
COM O LEVADO DO SACI
PEDRINHO, É UMA FERA NA ESCOLA
MAS TAMBÉM É BOM DE BOLA
EM ÁRVORE SABE SUBIR
PEDRINHO, CRAQUE NA BOLA DE GUDE
TOMARA QUE ELE NUNCA MUDE
E SEJA SEMPRE ESSE GURI
PEDRINHO, DA DONA BENTA É O NETINHO
SE A NASTÁCIA FAZ BOLINHO
É O PRIMEIRO A PROVAR
PEDRINHO, DESDE QUE AMANHECE O DIA
FAZ DO SÍTIO UMA ALEGRIA QUE JAMAIS VAI ACABAR
RECURSOS: BOLA DE GUDE, CAIXA DIDÁTICA
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
MÚSICA: PEDRINHO-MARCELO VIANNA
AVALIAÇÃO:OBSERVAREMOS QUEM JÁ CONHECE O BRINQUEDO APRESENTADO E O INTERESSE EM CONHECÊ- LO ATRAVÉS DOS RECURSOS UTILIZADOS, BEM COMO MANUSEAR O MESMO ATENDENDO ÀS SOLICITAÇÕES.
(Imagem da internet)
PLANO 3:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
*TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
*MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.
* PROPRIEDADE DOS OBJETOS: FORMAS E TRIDIMENSIONALIDADE.
OBJETIVOS:
*(EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRAS.
* CONHECER OS OBJETOS, MATERIAIS, EXPRESSÕES CULTURAIS CORPORAIS, DANÇAS, MÚSICAS E BRINCADEIRAS QUE SÃO TÍPICAS DE SUA REGIÃO, DE SUA CULTURA.
* (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
* PARTICIPAR DA CRIAÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS COM MATERIAIS DIVERSOS: PET, FITA ADESIVA E BOLINHAS DE GUDE.
DESENVOLVIMENTO:
ASSISTIREMOS AO VÍDEO CLIPE DA CANÇÃO ”BOLA DE MEIA, BOLA DE GUDE” DO COMPOSITOR E CANTOR MILTON NASCIMENTO, RELEMBRAREMOS ALGUNS DETALHES DESTE BRINQUEDO ATRAVÉS DA FICHA DA CAIXA DIDÁTICA QUE ESTARÁ EXPOSTA NO VARAL E ENTÃO DIALOGAREMOS COM AS CRIANÇAS SOBRE A POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO DOS PRÓPRIOS BRINQUEDOS, ASSIM COMO ELABORARAM A BONECA DE PANO COM A FAMÍLIA, IREMOS PROPOR ENTÃO QUE OBSERVEM A PROFESSORA CONSTRUIR O BRINQUEDO PASSA BOLINHAS, ALÉM DE SER UM BRINQUEDO SUSTENTÁVEL, POSSIBILITA AMPLIAR A COORDENAÇÃO E INCENTIVA A CONTAGEM ORAL. APÓS IREMOS DISPONIBILIZAR O MESMO PARA BRINCADEIRA EM GRUPO.
RECURSOS: TV, CAIXA DIDÁTICA, PET, BOLINHAS DE GUDE E ETC.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
”BOLA DE MEIA, BOLA DE GUDE” DO COMPOSITOR MILTON NASCIMENTO,
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS O QUE JÁ CONHECEM DO BRINQUEDO APRESENTADO, E A PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO NOVO BRINQUEDO.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* O CORPO E SEUS MOVIMENTOS.
OBJETIVOS:
* (EI02CG03) EXPLORAR FORMAS DE DESLOCAMENTO NO ESPAÇO (PULAR, SALTAR, DANÇAR), COMBINANDO MOVIMENTOS E SEGUINDO ORIENTAÇÕES.
* EXPLORAR O ESPAÇO AO SEU REDOR FAZENDO MOVIMENTOS COMO: CORRER, CHUTAR, ARREMESSAR E ETC.
* REALIZAR ATIVIDADES CORPORAIS DE ACORDO COM COMANDOS DADOS EM BRINCADEIRAS E JOGOS.
DESENVOLVIMENTO:
ESCUTAREMOS NOVAMENTE A CANÇÃO “PEDRINHO” MÚSICA DE TIM RESCALA E DESTA VEZ DESTACAREMOS O BRINQUEDO BOLA, ENTÃO IREMOS PROPOR AS CRIANÇAS REALIZARMOS DIFERENTES BRINCADEIRAS COM BOLAS, AS QUAIS SERÃO ESCOLHIDAS POR ELES. PARA APRECIAÇÃO E DIÁLOGO DEIXAREMOS EXPOSTO A TELA “JOGANDO BOLA” DE IVAN CRUZ. RECEBEREMOS O PAI DA CRIANÇA ... , QUE É PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, PARA BRINCAR DE BOLA COM O GRUPO DE CRIANÇAS
RECURSOS: BOLA,TELA, NOT.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
TELA “JOGANDO BOLA” DE IVAN CRUZ
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS SE AS CRIANÇAS IRÃO EXPLORAR O ESPAÇO, CORPO E OBJETO (BOLA) DURANTE AS BRINCADEIRAS E JOGOS E COMO SE DARÁ A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES CORPORAIS COM COMANDOS.
PLANO 4:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.
* SEU CORPO, SUAS POSSIBILIDADES MOTORAS, SENSORIAIS E EXPRESSIVAS.
OBJETIVOS:
* (EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRA.
* CONHECER OS OBJETOS, MATERIAIS, EXPRESSÕES CULTURAIS CORPORAIS, DANÇAS, MÚSICAS E BRINCADEIRAS QUE SÃO TÍPICAS DE SUA REGIÃO, DE SUA CULTURA.
* BRINCAR NOS ESPAÇOS EXTERNOS COM BRINQUEDO APRESENTADO E CONSTRUÍDO, QUE PERMITEM, ANDAR, CORRER, OBSERVAR, SEGURAR, EMPINAR ETC. VIVENCIANDO LIMITES E POSSIBILIDADES CORPORAIS.
DESENVOLVIMENTO:
DIALOGAREMOS COM AS CRIANÇAS QUE ENTRE AS BRINCADEIRAS PREDILETAS DE PEDRINHO ESTÁ SOLTAR PIPA. APRESENTAREMOS ENTÃO A TELA DE IVAN CRUZ QUE RETRATA A BRINCADEIRA. QUESTIONAREMOS QUEM JÁ REALIZOU A BRINCADEIRA E CONHECE O BRINQUEDO. APRESENTAREMOS IMAGENS DE DIFERENTES PIPAS E COM A CAIXA DIDÁTICA BRINQUEDOS IREMOS APRESENTAR A HISTÓRIA DESTE BRINQUEDO. APÓS DISTRIBUIREMOS PAPEL SULFITE PARA QUE PINTEM E ENTÃO APRESENTAREMOS A POSSIBILIDADE DA ELABORAÇÃO DE UMA CAPUCHETA, É O TERMO USADO NA REGIÃO DE SÃO PAULO PARA DEFINIR UMA PIPA FEITA COM JORNAL, SEM VARETAS, APENAS COM PAPEL E LINHAS. APÓS IREMOS BRINCAR COM A CAPUCHETA QUE SERÁ ELABORADA EM GRUPO. (ENVIAREMOS ATRAVÉS DE WHATSAPP UM AVISO SOLICITANDO QUE OS FAMILIARES NO OUTRO DIA NOS ENVIEM AS CRIANÇAS COM ALGUMA FANTASIA QUE TENHAM EM CASA)
RECURSOS: CAIXA DIDÁTICA, PAPEL SULFITE, LINHA, CELULAR
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
TELA SOLTANDO PIPA DE IVAN CRUZ
AVALIAÇÃO: SERÁ MEDIANTE AO CONTATO COM O BRINQUEDO APRESENTADO, QUEM JÁ CONHECE A PIPA E APRESENTA INTERESSE EM CONHECER, E TAMBÉM AO BRINCAR COM ESSE BRINQUEDO, AS HABILIDADES DE MOVIMENTO.
PLANO 5:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
* MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.
* FENÔMENOS NATURAIS: LUZ SOLAR, VENTO, CHUVA.
OBJETIVOS:
* (EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRA.
* CONHECER OS OBJETOS, MATERIAIS, EXPRESSÕES CULTURAIS CORPORAIS, DANÇAS, MÚSICAS E BRINCADEIRAS QUE SÃO TÍPICAS DE SUA REGIÃO, DE SUA CULTURA.
* (EI02ET02) OBSERVAR, RELATAR E DESCREVER INCIDENTES DO COTIDIANO E FENÔMENOS NATURAIS (LUZ SOLAR, VENTO, CHUVA ETC.).
* PARTICIPAR DE MOMENTOS DENTRO E FORA DA SALA, EM QUE SINTA A PRESENÇA DO VENTO.
DESENVOLVIMENTO:
EM RODA DE CONVERSA RELEMBRAREMOS SOBRE O BRINQUEDO PIPA ATRAVÉS DA OBRA DE IVAN CRUZ APRESENTADA ANTERIORMENTE, E TAMBÉM DA BRINCADEIRA COM A CAPUCHETA. EM SEGUIDA NA BRINQUEDOTECA APRESENTAREMOS A PARLENDA ANIMADA | PIPA PIPINHA/ MARCELO SERRALVA . (CLIQUE AQUI)
A PARTIR DO CLIP E DAS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES, INSTIGAREMOS A CURIOSIDADE SOBRE O VENTO, DURANTE A SAÍDA PARA O PARQUE IREMOS OBSERVAR E SENTIR COMO ESTÁ, SE TEM VENTO OU NÃO? SE ESTÁ FORTE OU FRACO? OBSERVAREMOS O CÉU PARA VER SE TEM ALGUMA PIPA. EM SEGUNDO MOMENTO RECEBEREMOS O PAI DA CRIANÇA ... PARA APRESENTAR PARA A TURMA COMO SE FAZ UMA PIPA E TAMBÉM PARA BRINCAR DE EMPINAR PIPA. UMA DAS PIPAS CONFECCIONADAS PELO PAI DA CRIANÇA FICARÁ COMO MÓBILE.
RECURSOS: FICHA, TV, PIPAS.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: SERÁ OBSERVADO DURANTE A RODA DE CONVERSA, O QUE JÁ CONHECEM SOBRE A PIPA E DURANTE A OBSERVAÇÃO E CONTATO COM O VENTO, SE O PERCEBEM, FAZEM COMENTÁRIOS E PARTICIPAM DA PROPOSTA COM A PIPA.
PLANO 6:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* O EU, O OUTRO E O NÓS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL.
* CONVÍVIO E INTERAÇÃO SOCIAL
OBJETIVOS:
* (EI02EO03) COMPARTILHAR OS OBJETOS E OS ESPAÇOS COM CRIANÇAS DA MESMA FAIXA ETÁRIA E ADULTOS.
* BRINCAR DE FAZ DE CONTA JUNTO COM OUTRAS CRIANÇAS.
DESENVOLVIMENTO:
RECEBEREMOS AS CRIANÇAS FANTASIADAS E REALIZAREMOS BRINCADEIRAS DE FAZ DE CONTA CONFORME AS FANTASIAS QUE ESTARÃO VESTIDOS, QUEM NÃO VEIO DE FANTASIA IREMOS DISPOR DAS QUE TEM AQUI NO CMEI PARA QUE ESCOLHAM. NO PARQUE AO SOM DA MÚSICA IREMOS DANÇAR E NOS DIVERTIR. EM OUTRO MOMENTO ASSISTIREMOS AO EPISÓDIO “FESTA DO FAZ DE CONTA” DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO DIALOGAREMOS COM AS CRIANÇAS SOBRE ALGO QUE IMAGINAM QUE QUEREM SER E QUE REPRESENTEM ATRAVÉS DE DESENHO.
RECURSOS: FANTASIAS, CAIXA DE SOM, PENDRIVE ETC.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS O MOMENTO DA BRINCADEIRA, AS HABILIDADES DE INTERAÇÃO, CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO.
Não deixem de apreciar o post de fechamento dos planos a partir da Obra de Monteiro Lobato. Clique aqui e aprecie nossa encantante apresentação cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário