* OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:
PLANO 1:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* PROPRIEDADES E FUNÇÕES DOS OBJETOS.
* HÁBITOS ALIMENTARES, DE HIGIENE E DESCANSO.
OBJETIVOS:
* (EI02ET05) CLASSIFICAR OBJETOS, CONSIDERANDO DETERMINADO ATRIBUTO (TAMANHO, PESO, COR, FORMA ETC.).
* EXPLORAR OBJETOS DO MEIO EM QUE VIVE CONHECENDO SUAS CARACTERÍSTICAS, PROPRIEDADES E FUNÇÃO SOCIAL PARA QUE POSSA UTILIZÁ-LOS DE FORMA INDEPENDENTE, DE ACORDO COM SUAS NECESSIDADES.
* (EI02CG04) DEMONSTRAR PROGRESSIVA INDEPENDÊNCIA NO CUIDADO DO SEU CORPO.
* ALIMENTAR-SE COM CRESCENTE AUTONOMIA, MANUSEANDO OS ALIMENTOS, TALHERES, SE SERVINDO NO BUFFET E RETIRANDO A QUANTIDADE DE ALIMENTO QUE FOR COMER.
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DA ROTINA, APRESENTAREMOS AO GRUPO DE CRIANÇAS A CANÇÃO “TODA COMIDA BOA”, DO GRUPO MUSICAL PALAVRA CANTADA, DISPONÍVEL EM: (CLIQUE AQUI) NA COLCHA RODA DE CONVERSA REALIZAREMOS UM DIÁLOGO COM O GRUPO SOBRE OS MOMENTOS DE ALIMENTAÇÃO, DISPONIBILIZAREMOS OS TALHERES, OBSERVANDO QUEM SABE OS NOMEAR E INDICAR SEU USO DE MANEIRA CORRETA, FAREMOS UMA EXPERIÊNCIA COM O GARFO E COLHER, ONDE TENTA-SE PEGAR ÁGUA COM ESTES, CONVERSAREMOS SOBRE O COMPORTAMENTO NO REFEITÓRIO, AS BOAS MANEIRAS, NESTE MOMENTO APRESENTAREMOS UM CARTAZ COM IMAGENS SOBRE, POSTERIORMENTE O MESMO SERÁ FIXADO NO REFEITÓRIO. APÓS ORIENTAREMOS SOBRE A AUTONOMIA AO SE SERVIR PARA AS REFEIÇÕES, EXPLICANDO SOBRE O MINI BUFFET, ONDE AS COMIDAS SERÃO DISPOSTAS PARA QUE ELES MESMOS APRENDAM SE SERVIR DE MANEIRA CORRETA E COLOCANDO NO PRATO A QUANTIDADE E O ALIMENTO QUE IRÃO COMER. AS CRIANÇAS NESTE DIA FARÃO A REFEIÇÃO UTILIZANDO O GARFO.
NA ÁREA EXTERNA REALIZAREMOS BRINCADEIRAS DE FAZ DE CONTA COM AS BONECAS E PANELINHAS.
RECURSOS: GARFO, COLHER, CARTAZ, BONECAS, BRINQUEDOS, BUFFET, ALIMENTOS
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
CANÇÃO “TODA COMIDA BOA”, DO GRUPO MUSICAL PALAVRA CANTADA,
AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DO GRUPO SE IDENTIFICAM OS TALHERES, SUAS FUNÇÕES E DOS MOMENTOS DE SERVIR SE COM AUTONOMIA
PLANO 2:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* MELODIA E RITMO.
* SUPORTES, MATERIAIS, INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DAS ARTES VISUAIS E SEUS USOS.
OBJETIVOS:
* (EI02TS01) CRIAR SONS COM MATERIAIS, OBJETOS E INSTRUMENTOS MUSICAIS, PARA ACOMPANHAR DIVERSOS RITMOS DE MÚSICA.
* REALIZAR TENTATIVAS DE ACOMPANHAR RITMO E COMPASSO DE MÚSICA
* (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
* PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DO JOGO AMERICANO UTILIZANDO TÉCNICA TIE-DYE COM PAPEL TOALHA.
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DA ROTINA, NA BRINQUEDOTECA IREMOS APRESENTAR VÍDEOS SOBRE UMA MESA POSTA E REALIZAREMOS A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA “CHÁ DAS DEZ” DE CELSO SISTO, ENTÃO APRESENTAREMOS UM JOGO CONTENDO XÍCARA, PIRES, PRATO, PORTA GUARDANAPO, GUARDANAPO E TALHERES SOBRE UM JOGO AMERICANO, ENTÃO IREMOS PROPOR ELABORAR UM JOGO AMERICANO PARA NOSSOS MOMENTOS DE REFEIÇÃO, ESTA COMPOSIÇÃO SERÁ REALIZADA COM A TÉCNICA TIE-DYE NO PAPEL TOALHA, O QUAL APÓS SERÁ PLASTIFICADO. (DISPONÍVEL EM: CLIQUE AQUI).
APRESENTAREMOS A CANÇÃO “FOME, COME” DO GRUPO MUSICAL PALAVRA CANTADA DISPONÍVEL EM: (CLIQUE AQUI), EM SEGUIDA REALIZAREMOS MOVIMENTOS ASSIM COMO NA MÚSICA, ACOMPANHANDO O RITMO E COMPASSO, UTILIZANDO LATAS.
RECURSOS: CANETINHA, ELAŚTICO, PAPEL TOALHA, BORRIFADOR, TV, LATAS, XÍCARA, PIRES, PRATO, PORTA GUARDANAPO, GUARDANAPO E TALHERES SOBRE UM JOGO AMERICANO
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
HISTÓRIA “CHÁ DAS DEZ” DE CELSO SISTO
AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NA ELABORAÇÃO DO JOGO AMERICANO E DAS TENTATIVAS DE ACOMPANHAR O RITMO DA CANÇÃO
PLANO 3:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
* O EU, O OUTRO E O NÓS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* AUTOCUIDADO E AUTONOMIA.
* NORMAS DE CONVÍVIO SOCIAL.
OBJETIVOS:
* (EI02CG04) DEMONSTRAR PROGRESSIVA INDEPENDÊNCIA NO CUIDADO DO SEU CORPO.
* CUIDAR PROGRESSIVAMENTE DO PRÓPRIO CORPO, EXECUTANDO AÇÕES SIMPLES RELACIONADAS À SAÚDE E HIGIENE.
* (EI02EO06) RESPEITAR REGRAS BÁSICAS DE CONVÍVIO SOCIAL NAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS.
* CONSTRUIR, VIVENCIAR E RESPEITAR NORMAS E COMBINADOS DE CONVÍVIO SOCIAL NA ORGANIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO.
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DA ROTINA, ASSISTIREMOS AO VÍDEO CLIPE DA CANÇÃO “BANHO É BOM” DE HÉLIO ZISKIND, DISPONÍVEL EM: (CLIQUE AQUI) APÓS IREMOS EXPOR INFOGRÁFICOS SOBRE BOAS MANEIRAS AO FAZER USO DO BANHEIRO E MOMENTOS DE HIGIENE. NOS ENCAMINHAREMOS ATÉ O BANHEIRO DE NOSSA SALA DE REFERÊNCIA E DIALOGAREMOS SOBRE CADA ITEM QUE CONTÉM NO CARTAZ (CARTAZ SERÁ FEITO NO CANVA)
NO SOLÁRIO IREMOS REALIZAR BRINCADEIRAS DE FAZ DE CONTA COM AS BONECAS, DISPONIBILIZAREMOS EMBALAGENS DE SABONETE, DE SHAMPOO, DE CREME DENTAL, ESCOVAS DE DENTES EM DESUSO, BANHEIRAS PARA DAR BANHO NAS BONECAS.
RECURSOS: EMBALAGENS DE SABONETE, DE SHAMPOO, DE CREME DENTAL, ESCOVAS DE DENTES, BANHEIRA, BONECA
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
CANÇÃO “BANHO É BOM” DE HÉLIO ZISKIND
AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DA OBSERVAÇÃO SE AS CRIANÇAS ENTENDERAM E PASSARAM A RESPEITAR AS NORMAS DE ORGANIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO COMUM E SE REALIZAM TENTATIVAS DE EXECUTAR A PRÓPRIA HIGIENE.
PLANO 4:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* PRÁTICAS SOCIAIS RELATIVAS À HIGIENE.
* MOTRICIDADE E HABILIDADE MANUAL.
OBJETIVOS:
* (EI02CG04) DEMONSTRAR PROGRESSIVA INDEPENDÊNCIA NO CUIDADO DO SEU CORPO.
* PARTICIPAR DE MOMENTOS COMO: LIMPAR-SE, LAVAR AS MÃOS, VESTIR-SE E ALIMENTAR-SE COM CRESCENTE INDEPENDÊNCIA
* (EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
* COORDENAR O MOVIMENTO DAS MÃOS PARA SEGURAR E APERTAR O GRAMPO E PRENDE-LO NO VARAL COM AS ROUPAS
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DA ROTINA, APRESENTAREMOS O VÍDEO CLIPE DA CANÇÃO “A HISTÓRIA DO COCO” DO COCORICÓ DE COMPOSIÇÃO DE HÉLIO ZISKIND.
DISPONÍVEL EM: (CLIQUE AQUI) . APÓS DIALOGAREMOS COM O GRUPO SOBRE O USO DO VASO SANITÁRIO E SUAS ETAPAS: AVISAR QUE PRECISA IR AO BANHEIRO, DESPIR-SE, LIMPAR-SE, DAR DESCARGA E LAVAR AS MÃOS. PARA EXPLICAR SOBRE A MANEIRA CORRETA DE SE LIMPAR APÓS FAZER COCO, A PROFESSORA FARÁ UMA BRINCADEIRA SIMULANDO O ATO UTILIZANDO BEXIGA, ASSIM COMO NO VÍDEO (CLIQUE AQUI) AS PROFESSORAS ESTARÃO INCENTIVANDO AS CRIANÇAS A SE LIMPAREM SOZINHAS QUANDO USAREM O VASO, SUPERVISIONANDO AS CRIANÇAS NESTES MOMENTOS.
PARA ESTIMULAR A COORDENAÇÃO IREMOS REALIZAR UMA BRINCADEIRA ONDE AS CRIANÇAS COM TECIDOS E ROUPAS DE BONECA IRÃO UTILIZAR PRENDEDORES PARA COLOCAR EM UM VARAL, RELEMBRANDO TAMBÉM QUE A HIGIENE DEVE SER FEITA EM NOSSAS ROUPAS TAMBÉM.
RECURSOS: BEXIGA, PAPEL HIGIÊNICO, VASO SANITÁRIO, GRAMPO DE ROUPA, TECIDOS, VARAL, TV
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
CANÇÃO “A HISTÓRIA DO COCO” DO COCORICÓ DE COMPOSIÇÃO DE HÉLIO ZISKIND
AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO SE COORDENAM O MOVIMENTO DAS MÃOS E SE DEMONSTRAM INTERESSE NOS CUIDADOS DO CORPO E HIGIENE
Nenhum comentário:
Postar um comentário