Visita da boneca Emília que realizou a apresentação da música: "Emilia, a boneca gente"
|
Campos de Experiência:
*Traços, sons, cores e formas
*Corpo gestos e movimentos
Saberes e Conhecimentos:
*Produção de objetos tridimensionais;
*Dança
Objetivos:
*(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
* Elaborar boneca com materiais reutilizáveis
*(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
*(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
* Elaborar boneca com materiais reutilizáveis
*(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
Desenvolvimento:
Acolher as crianças com fantoches do Sítio do Pica-pau amarelo
Primeiro
Momento:
Organizados na colcha roda de conversa apresentaremos ao grupo de crianças a caixa didática "Brinquedos" e sua ficha com os dados sobre a boneca de pano, em seguida realizaremos um diálogo com os mesmos, expondo que a boneca de pano mais famosa de nosso país é a "Emília" personagem de Monteiro Lobato em o Sítio do Pica Pau Amarelo, perguntaremos quem a conhece, e iremos expor imagens das diferentes Emílias em diferentes fases, desde a década de 50. Assim as crianças poderão observar a personagem não estereotipada. Logo após assistiremos ao episódio "Emília e a pílula falante", então realizaremos a pintura de rolos de papel, os quais serão utilizados na composição da Boneca.
Segundo
Momento: Distribuiremos fantoches do sítio do Pica pau amarelo e na boca de cena instigaremos as crianças a realizarem tentativas da encenação do episódio que acabaram de assistir.
Terceiro
Momento: Assistiremos a apresentação das músicas "Emília, a boneca gente" de Baby Consuelo e "Emília" de Sérgio Ricardo que será realizada por uma professora caracterizada como boneca de pano e logo após as crianças também dançarão elaborando os gestos da coreografia das músicas.
Quarto
Momento: Distribuiremos ao grupo uma folha com os desenhos dos membros do corpo para que deixem bem coloridos e logo após colem no lugar correto no corpo da boneca "Emília" que será o rolo de papel pintado anteriormente, o cabelo faremos com retalhos de tecido de várias cores, para que a boneca não fique estereotipada, sem manter as características da boneca que contem no programa da midia.
Recursos:
rolo de papel, tinta guache, cola, retalho de tecido, papel sulfite, tesoura, notebook, tv pen drive, imagens, caixa didática, fantoches
Avaliação: Observar se as
crianças participam na composição da boneca com materiais reutilizáveis e se realizam tentativas de elaborar os gestos nas músicas apresentadas.
LÚCIA LAMBERTINI(1952) |
DULCE MARGARIDA |
ZODJA PEREIRA(1967) |
LEDA ZEPELLIN(1973) |
DIRCE MIGLIACCIO |
RENY DE OLIVEIRA |
SUZANA ABRANCHES(década de 70) |
BABY CONSUELO (DO BRASIL)(1982) |
ISABELLE DRUMMOND |
TATYANE GOULART(2007) |
Link das músicas da boneca Emília:
Estimulando oralidade com fantoches do sítio |
Composição da boneca Emília com rolo de papel |
Plano de trabalho elaborado por: Marcela de Lima Correa
Nenhum comentário:
Postar um comentário