sábado, 17 de março de 2018

Educação Infantil: Plano de trabalho Boneca Emília Sítio do pica pau amarelo (BONECA DE PANO) alinhado a BNCC

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.


Visita da boneca Emília que realizou a apresentação da música: "Emilia, a boneca gente" 

Campos de Experiência: 
                            *Traços, sons, cores e formas
                            *Corpo gestos e movimentos   

Saberes e Conhecimentos:
                            *Produção de objetos tridimensionais;
                            *Dança

Objetivos:
                        *(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
                        * Elaborar boneca com materiais reutilizáveis
                   *(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

Desenvolvimento: 
       Acolher as crianças com fantoches do Sítio do Pica-pau amarelo

Primeiro Momento: Organizados na colcha roda de conversa apresentaremos ao grupo de crianças a caixa didática "Brinquedos" e sua ficha com os dados sobre a boneca de pano, em seguida realizaremos um diálogo com os mesmos, expondo que a boneca de pano mais famosa de nosso país é a "Emília" personagem de Monteiro Lobato em o Sítio do Pica Pau Amarelo, perguntaremos quem a conhece, e iremos expor imagens das diferentes Emílias em diferentes fases, desde a década de 50. Assim as crianças poderão observar a personagem não estereotipada. Logo após assistiremos ao episódio "Emília e a pílula falante", então realizaremos a pintura de rolos de papel, os quais serão utilizados na composição da Boneca.

Segundo Momento: Distribuiremos fantoches do sítio do Pica pau amarelo e na boca de cena instigaremos as crianças a  realizarem tentativas da encenação do episódio que acabaram de assistir.

Terceiro Momento: Assistiremos a apresentação das músicas "Emília, a boneca gente" de Baby Consuelo e "Emília" de Sérgio Ricardo que será realizada por uma professora caracterizada como boneca de pano e logo após as crianças também dançarão elaborando os gestos da coreografia das músicas.

Quarto Momento: Distribuiremos ao grupo uma folha com os desenhos dos membros do corpo para que deixem bem coloridos e logo após colem no lugar correto no corpo da boneca "Emília" que será o rolo de papel pintado anteriormente, o cabelo faremos com retalhos de tecido de várias cores, para que a boneca não fique estereotipada, sem manter as características da boneca que contem no programa da midia. 

Recursos: rolo de papel, tinta guache, cola, retalho de tecido, papel sulfite, tesoura, notebook, tv pen drive, imagens, caixa didática, fantoches

Avaliação: Observar se as crianças participam na composição da boneca com materiais reutilizáveis e se realizam tentativas de elaborar os gestos nas músicas apresentadas. 

OLGA MARIA(1951)


LÚCIA LAMBERTINI(1952)


DULCE MARGARIDA 


 ZODJA PEREIRA(1967)


LEDA ZEPELLIN(1973)

DIRCE MIGLIACCIO


RENY DE OLIVEIRA


SUZANA ABRANCHES(década de 70)


 BABY CONSUELO (DO BRASIL)(1982)


ISABELLE DRUMMOND




TATYANE GOULART(2007)




Link das músicas da boneca Emília:




Estimulando oralidade com fantoches do sítio 

Composição da boneca Emília com rolo de papel

Plano de trabalho elaborado por: Marcela de Lima Correa

Nenhum comentário:

Postar um comentário