Plano 1
“Meninos pulando carniça- 1957".
|
“Meninos brincando-1955” |
Área de conhecimento: Arte e Linguagem Corporal
Conteúdos: * Elaboração de produções artísticas envolvendo: Tridimensional: Modelagem
*Desenvolvimento e ampliação das habilidades físicas e motoras de locomoção, manipulação e estabilização: saltar e pular
Objetivos: * Fabricar o brinquedo peteca
*Ampliar as habilidades físicas e motoras durante brincadeiras (pular carniça e plantar bananeira)
Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com bolas
Primeiro Momento: Direcionar-nos-emos até a TV para assistirmos ao vídeo:
Portinari e a Infância - Retratos da Infância, disponível em:
Portinari - De Lá Pra Cá, para relembrarmos a biografia deste pintor impressionante, inclusive podendo conhecer seu filho João Candido Portinari, disponível em:
Em seguida destacaremos as telas “Meninos brincando-1955” e “Meninos pulando carniça- 1957".
Segundo Momento: Na área externa da instituição disponibilizaremos as telas na parede e sobre colchonete tentaremos realizar as brincadeiras retratadas nas mesmas (pular cela e plantar bananeira).
Terceiro Momento: Apresentaremos em cartolina o desenho ampliado da tela “Pulando Carniça” de Ivan Cruz e pintaremos com guache, para atividades que serão realizadas na próxima semana por todas as turmas da instituição.
Quarto Momento: Receberemos a visita dos pais apresentaremos as telas que já trabalhamos desde o inicio do ano e as imagens dos pintores “Candido Portinari” e ”Ivan Cruz, também apresentaremos o vídeo que Ivan Cruz nos enviou, logo após juntos elaborarmos uma peteca, utilizando tnt, jornal e barbante, brinquedo de origem indígena assim como as brincadeiras que estamos estudando nesta semana e que também fazem parte do repertório das brincadeiras de índios.
Recursos: TV, pen drive, telas, tnt, jornal, barbante,colchonete, tinta guache, cartolina
Avaliação: Se dará através da observação do envolvimento das crianças nas brincadeiras propostas
Plano 2
Terceiro Momento: Apresentaremos o poema “Meu corpo” de Ruth Rocha e para conhecermos a escritora iremos assistir aos vídeos
“Ruth Rocha, 50 anos de escrita” disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=j-cve9ssiVY
“Quintal da Cultura - Aniversário da Ruth Rocha” disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=vWYd7ypKFWI
Quarto Momento: Utilizaremos revistas e procuraremos imagens dos órgãos dos sentidos que aparecem no poema, em seguida em nossos cadernos iremos realizar a colagem dos mesmos.
Recursos: TV, pen drive, tela, cartolina, caderno, revistas, cola, tesoura
Avaliação: Se dará através da observação se as crianças conseguem relacionar a obra ao autor e se assimilam os órgãos dos sentidos.
Plano elaborado por: Marcela de Lima Correa
Plano 2
Área
de conhecimento: Natureza e Sociedade e Arte
Conteúdos: * Homem:
Conhecimento do próprio corpo
*Leitura de imagem: Descrição
Objetivos: *Identificar órgãos dos sentidos
*Descrever
características das telas do artista plástico Ivan Cruz
Desenvolvimento:
Recepcionaremos
as crianças com dominós
Primeiro
Momento: Organizados
na colcha roda de conversa observaremos a tela “Pulando carniça” do artista plástico “Ivan Cruz” através de diálogos iremos descobrir quem reconhece o
pintor que pintou aquela imagem, com base nas características da obra, então
relembraremos alguns fatos da biografia do mesmo.
Segundo
Momento: Nos
direcionamos até a área externa da instituição onde iremos registrar com foto
na cartolina que pintamos na semana anterior, da tela do expoente, colocaremos
apenas o rosto nesta pintura.
Terceiro Momento: Apresentaremos o poema “Meu corpo” de Ruth Rocha e para conhecermos a escritora iremos assistir aos vídeos
“Ruth Rocha, 50 anos de escrita” disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=j-cve9ssiVY
“Quintal da Cultura - Aniversário da Ruth Rocha” disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=vWYd7ypKFWI
Quarto Momento: Utilizaremos revistas e procuraremos imagens dos órgãos dos sentidos que aparecem no poema, em seguida em nossos cadernos iremos realizar a colagem dos mesmos.
Recursos: TV, pen drive, tela, cartolina, caderno, revistas, cola, tesoura
Avaliação: Se dará através da observação se as crianças conseguem relacionar a obra ao autor e se assimilam os órgãos dos sentidos.
Plano elaborado por: Marcela de Lima Correa
Nenhum comentário:
Postar um comentário