segunda-feira, 18 de junho de 2018

Educação Infantil: Planos de trabalho Brincadeiras Pulando carniça e Plantar banareira inspirados nas telas de Ivan Cruz e Portinari

Plano 1

                 “Meninos pulando carniça- 1957"


“Meninos brincando-1955”


Área de conhecimento: Arte e Linguagem Corporal 

Conteúdos: * Elaboração de produções artísticas envolvendo: Tridimensional: Modelagem 
*Desenvolvimento e ampliação das habilidades físicas e motoras de locomoção, manipulação e estabilização: saltar e pular 

Objetivos: * Fabricar o brinquedo peteca 
*Ampliar as habilidades físicas e motoras durante brincadeiras (pular carniça e plantar bananeira) 

Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com bolas 

Primeiro Momento: Direcionar-nos-emos até a TV para assistirmos ao vídeo: 
Portinari e a Infância - Retratos da Infância, disponível em: 
Portinari - De Lá Pra Cá, para relembrarmos a biografia deste pintor impressionante, inclusive podendo conhecer seu filho João Candido Portinari, disponível em: 
Em seguida destacaremos as telas “Meninos brincando-1955” e “Meninos pulando carniça- 1957"

Segundo Momento: Na área externa da instituição disponibilizaremos as telas na parede e sobre colchonete tentaremos realizar as brincadeiras retratadas nas mesmas (pular cela e plantar bananeira). 

Terceiro Momento: Apresentaremos em cartolina o desenho ampliado da tela “Pulando Carniça” de Ivan Cruz e pintaremos com guache, para atividades que serão realizadas na próxima semana por todas as turmas da instituição. 

Quarto Momento: Receberemos a visita dos pais apresentaremos as telas que já trabalhamos desde o inicio do ano e as imagens dos pintores “Candido Portinari” e ”Ivan Cruz, também apresentaremos o vídeo que Ivan Cruz nos enviou, logo após juntos elaborarmos uma peteca, utilizando tnt, jornal e barbante, brinquedo de origem indígena assim como as brincadeiras que estamos estudando nesta semana e que também fazem parte do repertório das brincadeiras de índios. 

Recursos: TV, pen drive, telas, tnt, jornal, barbante,colchonete, tinta guache, cartolina 

Avaliação: Se dará através da observação do envolvimento das crianças nas brincadeiras propostas


Plano 2



Área de conhecimento: Natureza e Sociedade e Arte
Conteúdos: * Homem: Conhecimento do próprio corpo
                         *Leitura de imagem: Descrição

Objetivos:   *Identificar órgãos dos sentidos
                        *Descrever características das telas do artista plástico Ivan Cruz

Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com dominós
Primeiro Momento: Organizados na colcha roda de conversa observaremos a tela “Pulando carniça” do artista plástico “Ivan Cruz” através de diálogos iremos descobrir quem reconhece o pintor que pintou aquela imagem, com base nas características da obra, então relembraremos alguns fatos da biografia do mesmo.
Segundo Momento: Nos direcionamos até a área externa da instituição onde iremos registrar com foto na cartolina que pintamos na semana anterior, da tela do expoente, colocaremos apenas o rosto nesta pintura.

Terceiro Momento: Apresentaremos o poema “Meu corpo” de Ruth Rocha e para conhecermos a escritora iremos assistir aos vídeos
“Ruth Rocha, 50 anos de escrita” disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=j-cve9ssiVY
“Quintal da Cultura - Aniversário da Ruth Rocha” disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=vWYd7ypKFWI

Quarto Momento: Utilizaremos revistas e procuraremos imagens dos órgãos dos sentidos que aparecem no poema, em seguida em nossos cadernos iremos realizar a colagem dos mesmos.

Recursos: TV, pen drive, tela, cartolina, caderno, revistas, cola, tesoura

Avaliação: Se dará através da observação se as crianças conseguem relacionar a obra ao autor e se assimilam os órgãos dos sentidos.


Plano elaborado por: Marcela de Lima Correa

Nenhum comentário:

Postar um comentário