quarta-feira, 13 de junho de 2018

Educação Infantil: 3 Planos de trabalho Boneca Matrioska (parte 2)

No inicio da semana postei alguns planejamentos com a Boneca Russa Matrioska:
Planos de trabalho com a boneca Matrioska
Neste post dou continuidade a esses planos de trabalho, trazendo a possibilidade da confecção da boneca utilizando bexiga, confiram:


Matrioska confeccionada juntamente com as crianças

Plano 1 

Área de conhecimento: Artes e Linguagem corporal
                           
Conteúdos: * Elaboração de produções artísticas envolvendo:
                        -Bidimensional: Pintura
*Jogos rítmicos/ Brincadeiras cantadas:
-O cravo brigou com a rosa;
- A linda rosa juvenil

Objetivos: *Participar da elaboração do cenário para a dramatização da Lenda da Matrioska
                        *Brincar de cantigas de roda

           Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com as bonecas matrioskas
           
Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda da conversa e realizaremos diálogos sobre a boneca Matrioska, perguntando se alguma criança lembra seu país de origem. Então apresentaremos o globo terrestre e no mesmo apontaremos onde se localiza a Rússia, destacaremos o quão longe é de nosso país, e o tamanho de sua extensão no mapa, sendo o maior país do mundo. Em seguida, nos direcionaremos até a videoteca para observarmos vídeos com imagens deste país, e que apresentem um pouco da cultura do mesmo, comida típica, danças e etc
Disponível em:

Segundo Momento: Na área externa da instituição relembraremos que nos vídeos pudemos observar muitos castelos e jardins. Em seguida relembraremos e brincaremos de algumas cantigas de roda utilizando o radio que falam destes itens, tais como:
- A linda rosa juvenil
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=eWwT_0aN0XQ
- O cravo brigou com a rosa
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=ay_Y_RHSues

Terceiro Momento: Decoraremos a casinha e faremos pinturas vazadas nas bonecas matrioskas grandes que farão parte do cenário de nossa dramatização da Lenda da Matrioska

Quarto Momento:  Ouviremos a história do livro:
“Limeriques das coisas boas” da escritora Tatiane Belinky e logo após dialogaremos com as crianças o que para eles é bom na vida.


Recursos: colcha roda de conversa, TV, pen-drive, bonecas matrioska, cd, rádio, tinta, pincéis

Avaliação: Se dará através da observação se as crianças se envolvem nas vivências propostas

Limerique é um tipo de estrutura poética de origem inglesa em que a estrofe se organiza em versos de 8-8-5-5-8 sílabas. Essa organização tem como resultado um ritmo leve, ágil, "saltitante". Perita na criação de limeriques, Tatiana Belinky dessa vez utilizou a fórmula para falar das coisas boas da vida: amigos, amor, natureza, frutas e comidas gostosas, brinquedos... enfim, todas as coisas que fazem da vida uma festa.
As crianças ajudaram a fazer a pintura para decorar as matrioskas gigantes, as quais também fizeram parte de nosso cenário de dramatização da lenda das bonecas

Plano 2


Área de conhecimento: Artes e Natureza e Sociedade
                           
Conteúdos: * Planeta Terra: AR
*Elaboração de produções artísticas envolvendo:
-Tridimensional: Modelagem e colagem

Objetivos: *Perceber a presença do ar durante a brincadeira Tênis com bexigas
                        *Modelar a Matrioska com materiais alternativos

n       Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com as bonecas matrioskas
           
Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda da conversa e assistiremos ao clipe da música “O ar” (O vento) de Vinícius de Moraes, que pertence ao patrimônio histórico cultural, realizaremos diálogos sobre o ar, não podemos vê-lo mas podemos senti-lo. E após esse momento iremos realizar tentativas de encher as bexigas, brincaremos com elas, em frente ao ventilador, sem deixá-las cair.
Disponível em:

Segundo Momento: Utilizando fita crepe modelaremos as bexigas para que adquiram forma de Matrioska, distribuiremos jornal ao grupo de crianças e colaremos nas mesmas, esperando secar, durante o dia faremos várias colagens, serão 4 camadas mais ou menos.

Terceiro Momento: Utilizaremos a caixa didática Brincadeiras e apresentaremos as crianças a brincadeira “Tênis com bexigas”, e logo após na área externa da instituição iremos brincar, utilizando pratos descartáveis e palitos de churrasco para serem as raquetes

Quarto Momento:  Conheceremos as músicas:
- Minha boca faz (Thelma Cham)
-Aquecimento (Fernanda Santer)
- Sons com a boca (Maive D Artdenit)
- O João diz que tem um balão de ar
E em seguida executaremos esses sons enchendo a boca de ar.

Recursos: colcha roda de conversa, TV, pen-drive, bonecas matrioska, cd, rádio, bexigas, pratos descartáveis, palitos de churrasco

Avaliação: Se dará através da observação dos diálogos estabelecidos pelo grupo de crianças afetos a existência do ar em diferentes situações


Passo a passo da confecção da Matrioska com bexigas:

Colando jornal nas bexigas já modeladas em formato de Matrioska



Plano 3

Área de conhecimento: Linguagem Corporal e Arte

                           
Conteúdos: * Desenvolvimento das habilidades físicas e motoras de locomoção, manipulação e estabilização: Rolar, Saltar e Pular
*Cores

Objetivos: *Ampliar as habilidades físicas e motoras durante movimentos no colchão de ar
                        *Realizar experimentações com misturas de tintas

           Desenvolvimento: Recepcionaremos as crianças com bexigas coloridas
           
Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda da conversa e assistiremos ao clipe da música “As borboletas” de Vinicius de Moraes e em seguida destacaremos as cores presentes na mesma, dialogaremos sobre as cores primárias e realizaremos misturas de tintas, observando o resultado da cor que provém dessa mistura.
Disponível em:

Segundo Momento: Realizaremos a pintura das bexigas que colamos jornal em outro momento. Logo após utilizaremos uma capa de colchão e a encheremos com bexigas, formando assim um “colchão de bexigas” no mesmo incentivaremos as crianças a realizar diversos movimentos motores, tais como: rolar, saltar, pular e etc.

Terceiro Momento: Montaremos um cartaz com a letra do poema “As borboletas” utilizando o carimbo das mãos das crianças para representar estas borboletas e em seguida com o pinta cara desenharemos belas borboletas no rosto das crianças e solicitaremos que se admirem no espelho

Quarto Momento: Iremos observar uma Matrioska que foi confeccionada anteriormente pela professora com porongo (cabaça), assimilando assim uma nova possibilidade de confecção da boneca. Então distribuiremos as bexigas que foram coladas jornais e pintadas para colarmos o vestido da boneca e desenhar os órgãos da face na mesma (boca, nariz, olhos).

Recursos: colcha roda de conversa, TV, pen-drive, bonecas matrioska de porungo, cd, rádio, bexigas, tintas, pincéis, espelho, pinta cara, capa de colchão


Avaliação: Se dará através da observação dos movimentos executados pelas crianças.


Com as crianças maiores podemos demarcar onde deverão pintar as bexigas

Com os menores uma possibilidade é realizar a pintura com tintas comestíveis, feita com corantes alimentícios, após pode-se dar banho nos mesmos e trabalhar as partes do corpo 




As crianças amam ajudar. Apreciaram muito contribuírem para encher o colchão de bexigas




Porongo em forma natural

Matrioskas de porongo (cabaça)

Conhecendo mais uma possibilidade de confecção da boneca


Desenhando os órgãos da face da boneca


Para encerrar nossas atividades apresentamos a dramatização da Lenda da Matrioska, confeccionamos o cenário e as roupas das crianças. No dia enviamos para a casa a boneca que confeccionamos juntamente com o grupo, e para que os pais entendessem do que se tratava, e dessem valor aquela composição, enviamos junto um reacdo explicando o que é uma boneca Matrioska, sua origem e o significado de se presentear alguém com esta boneca. O qual é:
Para os russos, presentear alguém com uma matrioska é um sinal de grande afeto e desejo de vida longa e feliz.
Significado de Matrioska




Matrioska que participaram na confecção e puderam levar para casa

Plano de trabalho elaborado por: Marcela de Lima Correa


Nenhum comentário:

Postar um comentário