No inicio da semana postei alguns planejamentos com a Boneca Russa Matrioska:
Planos de trabalho com a boneca Matrioska
Neste post dou continuidade a esses planos de trabalho, trazendo a possibilidade da confecção da boneca utilizando bexiga, confiram:
Plano 1
Área de conhecimento: Artes e Linguagem corporal
Planos de trabalho com a boneca Matrioska
Neste post dou continuidade a esses planos de trabalho, trazendo a possibilidade da confecção da boneca utilizando bexiga, confiram:
Matrioska confeccionada juntamente com as crianças |
Plano 1
Área de conhecimento: Artes e Linguagem corporal
Conteúdos: * Elaboração
de produções artísticas envolvendo:
-Bidimensional: Pintura
*Jogos
rítmicos/ Brincadeiras cantadas:
-O
cravo brigou com a rosa;
- A
linda rosa juvenil
Objetivos: *Participar
da elaboração do cenário para a dramatização da Lenda da Matrioska
*Brincar de cantigas de
roda
Desenvolvimento: Recepcionaremos
as crianças com as bonecas matrioskas
Primeiro
Momento: Nos
organizaremos na colcha roda da conversa e realizaremos diálogos sobre a boneca
Matrioska, perguntando se alguma criança lembra seu país de origem. Então
apresentaremos o globo terrestre e no mesmo apontaremos onde se localiza a
Rússia, destacaremos o quão longe é de nosso país, e o tamanho de sua extensão
no mapa, sendo o maior país do mundo. Em seguida, nos direcionaremos até a
videoteca para observarmos vídeos com imagens deste país, e que apresentem um
pouco da cultura do mesmo, comida típica, danças e etc
Disponível em:
Segundo
Momento: Na
área externa da instituição relembraremos que nos vídeos pudemos observar
muitos castelos e jardins. Em seguida relembraremos e brincaremos de algumas
cantigas de roda utilizando o radio que falam destes itens, tais como:
- A linda rosa juvenil
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=eWwT_0aN0XQ
- O cravo brigou com a rosa
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=ay_Y_RHSues
Terceiro
Momento: Decoraremos
a casinha e faremos pinturas vazadas nas bonecas matrioskas grandes que farão
parte do cenário de nossa dramatização da Lenda da Matrioska
Quarto
Momento: Ouviremos a história do livro:
“Limeriques das coisas boas” da escritora Tatiane Belinky e logo após dialogaremos com as crianças o que para eles é bom na vida.
Recursos:
colcha
roda de conversa, TV, pen-drive, bonecas matrioska, cd, rádio, tinta, pincéis
Avaliação: Se
dará através da observação se as crianças se envolvem nas vivências propostas
As crianças ajudaram a fazer a pintura para decorar as matrioskas gigantes, as quais também fizeram parte de nosso cenário de dramatização da lenda das bonecas |
Área de conhecimento: Artes
e Natureza e Sociedade
Conteúdos: * Planeta
Terra: AR
*Elaboração
de produções artísticas envolvendo:
-Tridimensional:
Modelagem e colagem
Objetivos: *Perceber
a presença do ar durante a brincadeira Tênis com bexigas
*Modelar a Matrioska com
materiais alternativos
n Desenvolvimento: Recepcionaremos
as crianças com as bonecas matrioskas
Primeiro
Momento: Nos
organizaremos na colcha roda da conversa e assistiremos ao clipe da música “O
ar” (O vento) de Vinícius de Moraes, que pertence ao patrimônio histórico
cultural, realizaremos diálogos sobre o ar, não podemos vê-lo mas podemos
senti-lo. E após esse momento iremos realizar tentativas de encher as bexigas,
brincaremos com elas, em frente ao ventilador, sem deixá-las cair.
Disponível em:
Segundo
Momento: Utilizando
fita crepe modelaremos as bexigas para que adquiram forma de Matrioska,
distribuiremos jornal ao grupo de crianças e colaremos nas mesmas, esperando
secar, durante o dia faremos várias colagens, serão 4 camadas mais ou menos.
Terceiro
Momento: Utilizaremos
a caixa didática Brincadeiras e apresentaremos as crianças a brincadeira “Tênis
com bexigas”, e logo após na área externa da instituição iremos brincar,
utilizando pratos descartáveis e palitos de churrasco para serem as raquetes
Quarto
Momento: Conheceremos as músicas:
- Minha boca faz (Thelma Cham)
-Aquecimento (Fernanda Santer)
- Sons com a boca (Maive D Artdenit)
- O João diz que tem um balão de ar
E em seguida executaremos esses sons enchendo a boca de
ar.
Recursos:
colcha
roda de conversa, TV, pen-drive, bonecas matrioska, cd, rádio, bexigas, pratos
descartáveis, palitos de churrasco
Avaliação: Se
dará através da observação dos diálogos estabelecidos pelo grupo de crianças
afetos a existência do ar em diferentes situações
Passo a passo da confecção da Matrioska com bexigas:
Colando jornal nas bexigas já modeladas em formato de Matrioska |
Plano 3
Área de conhecimento: Linguagem
Corporal e Arte
Conteúdos: * Desenvolvimento
das habilidades físicas e motoras de locomoção, manipulação e estabilização:
Rolar, Saltar e Pular
*Cores
Objetivos: *Ampliar
as habilidades físicas e motoras durante movimentos no colchão de ar
*Realizar
experimentações com misturas de tintas
Desenvolvimento: Recepcionaremos
as crianças com bexigas coloridas
Primeiro
Momento: Nos
organizaremos na colcha roda da conversa e assistiremos ao clipe da música “As
borboletas” de Vinicius de Moraes e em seguida destacaremos as cores presentes
na mesma, dialogaremos sobre as cores primárias e realizaremos misturas de
tintas, observando o resultado da cor que provém dessa mistura.
Disponível em:
Segundo
Momento: Realizaremos
a pintura das bexigas que colamos jornal em outro momento. Logo após
utilizaremos uma capa de colchão e a encheremos com bexigas, formando assim um “colchão
de bexigas” no mesmo incentivaremos as crianças a realizar diversos movimentos
motores, tais como: rolar, saltar, pular e etc.
Terceiro
Momento: Montaremos
um cartaz com a letra do poema “As borboletas” utilizando o carimbo das mãos
das crianças para representar estas borboletas e em seguida com o pinta cara
desenharemos belas borboletas no rosto das crianças e solicitaremos que se
admirem no espelho
Quarto
Momento: Iremos observar uma Matrioska que foi
confeccionada anteriormente pela professora com porongo (cabaça), assimilando
assim uma nova possibilidade de confecção da boneca. Então distribuiremos as
bexigas que foram coladas jornais e pintadas para colarmos o vestido da boneca
e desenhar os órgãos da face na mesma (boca, nariz, olhos).
Recursos:
colcha
roda de conversa, TV, pen-drive, bonecas matrioska de porungo, cd, rádio,
bexigas, tintas, pincéis, espelho, pinta cara, capa de colchão
Avaliação: Se
dará através da observação dos movimentos executados pelas crianças.
Com as crianças maiores podemos demarcar onde deverão pintar as bexigas |
Com os menores uma possibilidade é realizar a pintura com tintas comestíveis, feita com corantes alimentícios, após pode-se dar banho nos mesmos e trabalhar as partes do corpo |
As crianças amam ajudar. Apreciaram muito contribuírem para encher o colchão de bexigas |
Porongo em forma natural |
Matrioskas de porongo (cabaça) |
Conhecendo mais uma possibilidade de confecção da boneca |
Desenhando os órgãos da face da boneca |
Para encerrar nossas atividades apresentamos a dramatização da Lenda da Matrioska, confeccionamos o cenário e as roupas das crianças. No dia enviamos para a casa a boneca que confeccionamos juntamente com o grupo, e para que os pais entendessem do que se tratava, e dessem valor aquela composição, enviamos junto um reacdo explicando o que é uma boneca Matrioska, sua origem e o significado de se presentear alguém com esta boneca. O qual é:
Para os russos, presentear alguém com uma matrioska é um sinal de grande afeto e desejo de vida longa e feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário