domingo, 26 de maio de 2019

Educação Infantil: Planos de trabalho com "BOLA" inspirados na tela "Futebol" de Cândido Portinari

Plano 1

Área de conhecimento: Linguagem Corporal e Arte

Conteúdos: * Desenvolvimento e ampliação das habilidades físicas e motoras de locomoção, manipulação e estabilização: CHUTAR
                     * Gêneros musicais de diferentes estilos, épocas e cultura: "A Bola"- Toquinho

 Objetivos: * Conhecer a música "A Bola"- Toquinho, que faz parte do patrimônio cultural ;
                     * Realizar tentativas de chutar a bola com o pé direito e esquerdo acertando no gol.   

Desenvolvimento

Primeiro Momento: Nos encaminharemos até a sala de tv e assistiremos ao vídeo-clipe da música "A bola"- Toquinho e dialogaremos sobre o esporte na música, e apresentaremos dados da biografia do compositor;

Segundo Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e apresentaremos ao grupo de crianças uma trave confeccionada em Pvc e levaremos ao grupo os materiais para que observem como a mesma foi feita.

Terceiro Momento: Na área externa da instituição nos organizaremos e realizaremos tentativas de chutar a bola com os pés direito e esquerdo na trave.


Quarto Momento: No caderno de cartografia ilustraremos com um lindo desenho a música que conhecemos..

Recursos:
 Bola, trave de pvc, tv, pen-drive,

Avaliação: Se dará nos momentos de tentativas de chutar a bola com ambas as pernas e nos relatos afetos a música que conheceram e pertence ao patrimônio histórico cultural.


Passo a passo da confecção de trave de pvc



Oportunizando que as crianças realizem tentativas de montar trave de Pvc

Demonstrando e montando a trave com pvc



Brincadeira de "Chutar com a perna direita e perna esquerda"


Plano 2

Área de conhecimento: Linguagem Corporal 

Conteúdos: * Jogos cooperativos: CANGURU
                     * Desenvolvimento e ampliação das habilidades físicas e motoras de locomoção, manipulação e estabilização: CHUTAR (chute a gol).

 Objetivos: * Contribuir com os colegas na realização do jogo cooperativo;
                     * Chutar no gol e ser goleiro.     

Desenvolvimento

Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e dialogaremos sobre a brincadeira realizada anteriormente, onde deviam chutar a bola com ambas as pernas tentando fazer gol, então apresentaremos a ficha da caixa didática "Brincadeiras" com a imagem da brincadeira "Chute a gol" dialogaremos sobre as instruções de como a mesma é realizada.

Segundo MomentoNa área externa da instituição realizaremos a brincadeira, cada criança terá a oportunidade de chutar e de ser goleiro.

Terceiro Momento: Apresentaremos a imagem da caixa didática "Animais" de um CANGURU e perguntaremos se alguma criança reconhece aquele animal, logo após assistiremos a vídeos com curiosidades sobre o mesmo.


Quarto Momento: Realizaremos uma brincadeira chamada CANGURU, a mesma consiste em: "Marcar as linhas de partida e chegada, a uma pequena distância. Dividir as crianças em duas equipes, que se colocam em fila atrás da linha de partida. Dado um sinal o primeiro canguru de cada fila, coloca a bola entre os joelhos e sai saltitando até a linha de chegada, em seguida, retorna e sem deixar a bola cair a entrega para o segundo da fila, indo colocar-se atrás do último. Vence a brincadeira a equipe que conseguir terminar primeiro".

Recursos:
 Bola, trave pvc, fichas, caixa didáticas, tv, pen-drive.


Avaliação: Se dará durante a observação se o grupo de crianças coopera na realização do jogo e se as crianças realizam tentativas de chutarem no gol e após de serem os goleiros.



Brincadeira de "Chute a gol"

Brincadeira "Canguru"



Plano 3

Área de conhecimento: Linguagem Corporal e Arte

Conteúdos: * Jogos com materiais e/ ou equipamentos: Jogos com bola (Futebol)
                     * Gêneros musicais de diferentes estilos, épocas e cultura. "A Bola"- Toquinho

 Objetivos: * Obter noção das regras de jogo de futebol;
                     * Dialogar sobre canção pertencente ao patrimônio histórico cultural, relizar coreografia inspirada na mesma.    

Desenvolvimento

Primeiro Momento: Escutaremos novamente a música de Toquinho "A bola" e dialogaremos sobre a letra, em seguida realizaremos coreografia da mesma, com os gestos que a música sugere e utilizando uma bola.


Segundo MomentoNos encaminharemos até a sala de tv e assistiremos a desenhos animados sobre futebol, dialogaremos sobre as regras desse jogo, que para se jogar é necessário dois times e que os mesmos deverão ter goleiros.

Terceiro Momento: Nos direcionaremos até o saguão e dividiremos as crianças em dois times, para isso amarraremos faixas de TNT de 2 cores em cada grupo e na sua respectiva trave, então realizaremos tentativas de jogar futebol.


Quarto Momento: Distribuiremos folhas de sulfite e solicitaremos que as crianças ilustrem a canção de Toquinho com um lindo desenho.

Recursos:
 sulfite, lápis de cor, tv, pen-drive, bolas, cd, rádio

Avaliação: Se dará através da observação se as crianças assimilaram algumas regras do jogo futebol.


A Bola- Toquinho


Plano 4


Futebol-1935 (Cândido Portinari)

Área de conhecimento: Linguagem Corporal e Arte

Conteúdos: * Jogos cooperativos: Futebol de 3 pernas;
                  * Biografia dos grandes pintores nacionais das Artes Visuais (Cândido Portinari);

 Objetivos: * Contribuir com o colega na realização do jogo cooperativo;
                     * Conhecer obra e dados da Biografia do artista plástico Cândido Portinari;   

Desenvolvimento

Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e apresentaremos ao grupo de crianças a tela "Futebol" do artista plástico Cândido Portinari, dialogaremos sobre os elementos que compõem a obra de arte e  o que se retrata ali, após apresentaremos os principais fatos da biografia do expoente das artes, apresentando seu autorretrato;



Segundo MomentoNos encaminharemos até o saguão e realizaremos a brincadeira: Futebol de 3 pernas, onde as crianças serão divididas em dupla e a perna direita de uma será amarrada na perna esquerda da outra, os dois realizarão tentativas de se equilibrar, caminhar e chutar a bola no gol;

Terceiro Momento: Disponibilizaremos a tela "Autorretrato" de Cândido Portinari e explicaremos o que é um autorretrato, logo após nos observaremos no espelho e em seguida realizaremos tentativas de produzir nosso autorretrato em sulfite.


Quarto Momento: Assistiremos a vídeos sobre a vida e obras do pintor Cândido Portinari, observando suas telas.

Recursos:
 colcha, telas, trave de pvc, fita adesiva, lápis de cor, sulfite

Avaliação: Se dará mediante a observação dos relatos afetos aos elementos das obras e dados da biografia do expoente das artes plásticas Cândido Portinari e durante a realização do futebol de 3 pernas.



Autorretrato-1957 (Cândido Portinari)



Brincando de "Futebol de 3 pernas"






Plano 5

Área de conhecimento: Linguagem Corporal, Arte e Natureza e sociedade

Conteúdos: * Planeta terra: Terra
                     * Jogos Tradicionais: Jogos de atirar; (Bola na lata)
                     * Elaboração de produções artísticas envolvendo: Tridimensional (colagem, modelagem)

 Objetivos: * Manusear terra
                    * Realizar modelagens para elaboração de maquete 
                   * Brincar de Bola na lata 

Desenvolvimento

Primeiro Momento: Organizados na colcha roda de conversa apreciaremos a tela "Futebol "de Cândido Portinari e dialogaremos sobre os elementos presentes na mesma, então  nos encaminharemos até a área externa da instituição e convidaremos as crianças a colorirem com cola e terra uma placa de isopor, a qual será a base de uma maquete inspirada na tela.

Segundo MomentoNos direcionaremos até a sala de atividades e picotaremos papéis verde e os colaremos na placa de isopor nos lugares indicados pela professora para que fique parecido com a tela apreciada.

Terceiro Momento: Disponibilizaremos massa de modelar e solicitaremos que as crianças realizem tentativas de modelarem as arvores e os meninos que aparecem na tela, utilizaremos os mesmos para representar na maquete os meninos jogando bola como na obra de Portinari, os animais presentes na obra de arte representaremos com brinquedos pequenos de plástico.


Quarto Momento: Apresentaremos outra possibilidade de brincadeira com bola que se chama "Bola na lata" na mesma são colocados 6 latas enfileiradas em 2 fileiras em uma mesinha, com a boca voltada para os participantes, a uma distancia considerável da marca onde as crianças irão lançar as bolas. Cada participante recebe 3 bolinhas para realizar 3 tentativas, vence quem acertar mais bolinhas nos buracos das latas.

Recursos:
 cola, isopor, terra, papel colorido, massa de modelar, brinquedos de plástico,


Avaliação: Se dará mediante a observação da participação do grupo na composição da maquete na colagem e modelagem dos elementos presentes na mesma.



Colorindo a placa de isopor com terra e cola


Colando os papéis que picaram


Modelando as crianças da tela


Fixando as modelagens no isopor

Maquete finalizada
Maquete e tela foram expostas no saguão da instituição




Brincadeira "Bola na lata"


Para finalizar as vivências com a brincadeira envolvendo o jogo de Futebol planejamos uma aula-passeio com os familiares numa quadra de futebol, onde as crianças  além de conhecerem as proporções de uma trave e de uma quadra de futebol, puderam brincar com seus familiares.


Eu e minha filha, tenho esse privilégio 


Brincando de chute a gol numa trave de tamanho normal


Alguns familiares compareceram é uma experiência maravilhosa para as crianças quando a família se une a escola



Plano 6

Área de conhecimento: Linguagem Corporal e Arte

Conteúdos: * Desenvolvimento e ampliação das habilidades físicas e motoras de locomoção, manipulação e estabilização: Lançar e rebater
                     * Gêneros musicais de diferentes estilos, épocas e cultura.

 Objetivos: * Executar os gestos da música: "Movimentos" de Lydio Roberto;
                     * Brincar de BOCUDO     

Desenvolvimento

Primeiro Momento: No saguão distribuiremos bolas para as crianças e realizaremos uma brincadeira onde as mesmas devem seguir alguns comandos:
1° Rebater a bola no chão;
2° Jogar para cima e tentar segurar;
3° Jogar na parede e tentar segurar.

Segundo MomentoEscutaremos a música "Movimentos" de Lydio Roberto e após realizaremos os gestos que a música sugere. (Girar, pular, rodar, balançar, careta, sentar, girar a cabeça, levantar os ombros,mexer as pernas, ficar em pé, dançar).

Terceiro Momento: Apresentaremos a possibilidade da brincadeira folclórica e que faz parte do repertório de brincadeiras juninas com bola que é BOCUDO, na qual o grupo de crianças realizará tentativas de lançar bolas na boca do palhaço.


Quarto Momento: Distribuiremos as bolas para as crianças brincarem livremente no saguão.

Recursos:
 Bola de piscina de bolinha, bolas, cd, rádio


Avaliação: Se dará nos momentos de brincadeira com bola e durante as tentativas de executar os gestos da canção.


Como fazer um BOCUDO


Brincando com o "Bocudo"


Plano de trabalho elaborado por: Marcela de Lima Correa

Nenhum comentário:

Postar um comentário