Área de conhecimento: Arte
Conteúdos: * Elaboração de produção artística envolvendo: BIDIMENSIONAL- pintura;
* Biografia dos grandes compositores nacionais e internacionais da música;
Objetivos: * Elaborar produção à partir dos materiais apresentados;
* Conhecer dados da biografia do compositor Milton Nascimento;
Desenvolvimento
Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e escutaremos atentamente a canção "Bola de meia, bola de gude" do compositor Milton Nascimento, após dialogaremos com o grupo sobre as bolas que aparecem na canção, destacando a bola de gude, então apresentaremos dados da biografia do cantor e compositor. Perguntaremos quem gostou da música pertencente ao patrimônio cultural e ouviremos mais algumas das belas canções escritas pelo artista.
Segundo Momento: Apresentaremos a ficha do brinquedo "Bola de gude" que contém na caixa didática "brinquedos" e dialogaremos sobre a história desta bola, material que é confeccionada, tamanho, como é chamada em diferentes regiões e observaremos imagens da mesma. Então as manusearemos e descobriremos quem já a conhecia.
Terceiro Momento: Disponibilizaremos 1 prato de papelão pintado de preto dentro de uma bacia, sobre ele colocaremos 4 bolinhas de gude (realizando contagem oral juntamente com o grupo neste momento). Solicitaremos que cada criança escolha 4 cores de tintas e sobre as bolas colocaremos uma pequena quantidade de tinta de tecido, então orientaremos as crianças a balançarem a bacia para que as bolinhas rolem e espalhem as tintas que estão sobre as mesmas colorindo assim os pratos e criando diferentes efeitos de cores. Durante este momento observaremos os movimentos das crianças se balançarão a bacia no chão ou no ar, em pé ou sentados.
Quarto Momento: Assistiremos ao vídeo clipe da música "Bola de meia, bola de gude" e vídeos explicando como são produzidas as bolas de gude.
Recursos: Bola de gude, rádio, pen-drive, prato papelão, tintas, bacia, pincel, tv, colcha, caixa didática,
Avaliação: Se dará durante a observação da elaboração da pintura com bolas de gude e dos relatos afetos a música e a biografia do cantor.
Biografia Milton Nascimento
Vídeo clipe "Bola de meia, bola de gude"
Como é feita Bola de gude
Terceiro Momento: Disponibilizaremos 1 prato de papelão pintado de preto dentro de uma bacia, sobre ele colocaremos 4 bolinhas de gude (realizando contagem oral juntamente com o grupo neste momento). Solicitaremos que cada criança escolha 4 cores de tintas e sobre as bolas colocaremos uma pequena quantidade de tinta de tecido, então orientaremos as crianças a balançarem a bacia para que as bolinhas rolem e espalhem as tintas que estão sobre as mesmas colorindo assim os pratos e criando diferentes efeitos de cores. Durante este momento observaremos os movimentos das crianças se balançarão a bacia no chão ou no ar, em pé ou sentados.
Quarto Momento: Assistiremos ao vídeo clipe da música "Bola de meia, bola de gude" e vídeos explicando como são produzidas as bolas de gude.
Recursos: Bola de gude, rádio, pen-drive, prato papelão, tintas, bacia, pincel, tv, colcha, caixa didática,
Avaliação: Se dará durante a observação da elaboração da pintura com bolas de gude e dos relatos afetos a música e a biografia do cantor.
Biografia Milton Nascimento
Vídeo clipe "Bola de meia, bola de gude"
Como é feita Bola de gude
Milton Nascimento- 1942 |
Plano 2
Área de conhecimento: Arte e Linguagem Oral e Escrita
Conteúdos: * Elaboração de produção artística envolvendo: BIDIMENSIONAL- pintura;
* Leitura de imagem: DESCRIÇÃO;
* Oralidade;
* Oralidade;
Objetivos: * Pintar obra em tamanho grande de acordo com a tela (cores);
* Descrever a brincadeira apresentada na obra de arte;
* Expressar-se verbalmente durante diálogos na roda de conversa;
* Expressar-se verbalmente durante diálogos na roda de conversa;
Desenvolvimento
Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e dialogaremos com o grupo sobre a pintura que realizamos em aula anterior, apresentando os pratos que foram coloridos com as bolas de gude, relembraremos a história do brinquedo e suas características e então apreciaremos a tela: "Bola de gude" do artista plástico Ivan Cruz e destacaremos fatos sobre sua biografia.
Segundo Momento: Apresentaremos a tela ampliada em uma cartolina, as crianças deverão pintar como na tela original, utilizando as mesmas cores pintando dentro dos contornos, no lugar dos rostos será feito buraco onde cada criança juntamente com seu familiar inserirá os rosto para registro fotográfico inspirado na obra.
Terceiro Momento: Assistiremos a vídeos infantis que envolvam o brinquedo "Bola de gude". Para finalizar alguns vídeos ensinando como se brinca de BILOCA ou TRIÂNGULO; Na área externa da instituição realizaremos a brincadeira com o grupo
Quarto Momento: Utilizando a caixa didática "figuras geométricas" relembraremos os nomes de algumas figuras geométricas planas as relacionaremos a elementos presentes em nosso ambiente, incluindo a bola de gude e os triângulos que desenhamos no chão do saguão para realizarmos a brincadeira que aprendemos por vídeos.
Recursos: Bola de gude, pen-drive, cartolina, tintas, pincel, tv, colcha, caixa didática, cola
Avaliação: Se dará mediante a observação das narrativas e diálogos estabelecidos à partir do que vem sendo apresentado ao grupo, e das tentativas de pintura da tela ampliada.
De olho no Osório- Campeonato de bola de gude
Se ligue no perigo- Bola de gude
Jogando bolinha de gude no triângulo passo a passo (biloca)
Como jogar bola de gude passo a passo
Bolinha de gude no triangulo (Biloca)
Terceiro Momento: Assistiremos a vídeos infantis que envolvam o brinquedo "Bola de gude". Para finalizar alguns vídeos ensinando como se brinca de BILOCA ou TRIÂNGULO; Na área externa da instituição realizaremos a brincadeira com o grupo
Quarto Momento: Utilizando a caixa didática "figuras geométricas" relembraremos os nomes de algumas figuras geométricas planas as relacionaremos a elementos presentes em nosso ambiente, incluindo a bola de gude e os triângulos que desenhamos no chão do saguão para realizarmos a brincadeira que aprendemos por vídeos.
Recursos: Bola de gude, pen-drive, cartolina, tintas, pincel, tv, colcha, caixa didática, cola
Avaliação: Se dará mediante a observação das narrativas e diálogos estabelecidos à partir do que vem sendo apresentado ao grupo, e das tentativas de pintura da tela ampliada.
De olho no Osório- Campeonato de bola de gude
Se ligue no perigo- Bola de gude
Jogando bolinha de gude no triângulo passo a passo (biloca)
Como jogar bola de gude passo a passo
Bolinha de gude no triangulo (Biloca)
"Bola de gude"- Ivan Cruz |
Brincando de Triângulo (Biloca) |
Plano 3
Área de conhecimento: Arte e Linguagem Oral e Escrita
Conteúdos: * Materiais planos e tridimensionais; (Brinquedo passa bolinha)
* Oralidade;
Objetivos: * Elaborar juntamente com familiares o brinquedo feito de reciclagem e bola de gude;
* Conhecer poema;
Desenvolvimento
Primeiro Momento: Nos organizaremos na colcha roda de conversa e utilizando a caixa didática "brinquedos" apresentaremos a imagem do brinquedo "Passa bolinha" realizaremos a leitura da ficha que orienta como ele é elaborado e quais os materiais necessários, então explicaremos que no período da tarde os familiares do grupo irão até a instituição para realizarmos a elaboração do mesmo e dialogaremos que antigamente os brinquedos em sua maioria não eram comprados e sim confeccionados.
Segundo Momento: Apresentaremos o poema "BOLA DE GUDE" de Ricardo Azevedo dialogaremos sobre a forma geométrica da bola e utilizando tampas redondas como carimbo iremos decorar o poema que estará escrito em cartolina.
Terceiro Momento: Receberemos os familiares em uma sala onde preparemos o ambiente e num primeiro momento dialogaremos sobre o objetivo do nosso trabalho, sobre a importância do brincar, a importância da Educação Infantil e a importância da FAMÍLIA na escola. Então encaminharemos as crianças até esta sala e todos juntos realizaremos a produção do brinquedo "Passa Bolinhas".
Quarto Momento: Para finalizar a vivência com os familiares realizaremos registro fotográfico inspirado na tela "Bola de gude" de Ivan Cruz a qual foi ampliada e pintamos anteriormente com o grupo de crianças.
Recursos: Bola de gude, cartolina, tintas, pincel, colcha, caixa didática, fita adesiva, garrafa pet,
Avaliação: Se dará mediante a observação durante o momento de elaboração do brinquedo .
Ricardo Azevedo declama: "Bola de Gude"
Planos de trabalho elaborados por: Marcela de Lima CorreaTerceiro Momento: Receberemos os familiares em uma sala onde preparemos o ambiente e num primeiro momento dialogaremos sobre o objetivo do nosso trabalho, sobre a importância do brincar, a importância da Educação Infantil e a importância da FAMÍLIA na escola. Então encaminharemos as crianças até esta sala e todos juntos realizaremos a produção do brinquedo "Passa Bolinhas".
Quarto Momento: Para finalizar a vivência com os familiares realizaremos registro fotográfico inspirado na tela "Bola de gude" de Ivan Cruz a qual foi ampliada e pintamos anteriormente com o grupo de crianças.
Recursos: Bola de gude, cartolina, tintas, pincel, colcha, caixa didática, fita adesiva, garrafa pet,
Avaliação: Se dará mediante a observação durante o momento de elaboração do brinquedo .
Ricardo Azevedo declama: "Bola de Gude"
Poema decorado com carimbo de tampas e tinta guache |
Brinquedo "Passa-bolinhas" |
Painel com exposição dos trabalhados realizados envolvendo o brinquedo Bola de gude |
Pintura com bolinhas de gude |
Poema de Ricardo Azevedo |
Fotos dos familiares participando na elaboração do brinquedo Passa-bolinha |
Registro inspirado na tela com a participação dos familiares |
Nenhum comentário:
Postar um comentário