segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Educação Infantil: Planos de trabalho com Bola de meia

PLANO 1

Área do conhecimento: Arte e Linguagem Oral e Escrita

Conteúdo: * Elaboração de produções artísticas envolvendo: TRIDIMENSIONAL- modelagem
                          *Articulação correta de palavras.

Objetivos: *Elaborar bola de meia a partir de materiais e elementos apresentados;
                 *Cantar músicas articulando corretamente as palavras;

DESENVOLVIMENTO:

1° MOMENTO: Nos organizaremos após os momentos de rotina e utilizando o rádio e pendrive escutaremos a música “Bola de meia, Bola de gude” do compositor Milton Nascimento, então observaremos os diálogos que o grupo de crianças estabelecerão à partir desta canção, se relembrarão as vivências que foram realizadas envolvendo o brinquedo "Bola de gude". Em seguida disponibilizaremos o portfólio que contém fotos e atividades destes momentos, destacaremos: Poema de Ricardo de Azevedo que leva o nome do brinquedo, a tela de Ivan Cruz que retrata a brincadeira, a foto inspirada na mesma com a colaboração dos familiares, a pintura no prato de papelão com técnica diferenciada utilizando as bolinhas e o brinquedo "Passa Bolinhas" que fora elaborado anteriormente. Dialogaremos sobre estes momentos e sobre as características das te dentro do mesmo disponibilizaremos uma bola de meia, incentivaremos que as crianças coloquem a mão na caixa e não retire o brinquedo de lá, apenas o manuseie e relate suas características. Então distribuiremos retalhos de tecidos de diferentes tamanhos para cantarmos, dançarmos  e elaborarmos gestos ao som da canção.

3° MOMENTO: Nos encaminharemos até a sala de TV e assistiremos a vídeos de como se faz uma bola de meia, em seguida distribuiremos meias e tecidos para as crianças e observaremos se realizarão tentativas de elaborar a própria "Bola de meia" então os auxiliaremos nesta modelagem dialogando sobre as características da mesma e nomeando-a corretamente.

4° MOMENTO: Assistiremos em vídeo MP4 o clipe da música "Bola de meia, Bola de gude" e então solicitaremos que as crianças façam um lindo desenho inspirado na música e nas vivências que realizamos envolvendo as duas bolas.

Avaliação: Se dará mediante a observação do interesse e realização de tentativas de elaborar a bola de meia, após o manuseio de tecidos e meias. E se percebem, apreciam diferentes estilos de músicas e cantam a canção articulando corretamente as palavras. 

Recursos: meias, tecidos, rádio, pen-drive, lápis de cor, sulfite, potfólio





Mundo Bita: Bola de meia, Bola de gude (Música) (Clique aqui)

Observando as vivências que envolviam o brinquedo "Bola de gude"

Tateando a "Bola de meia"

Observando a confecção da Bola de meia

Realizando tentativas de elaborar o brinquedo

Finalizando a criação da bola de meia

Brincando com os tecidos de criar fantasias






PLANO 2

Área do conhecimento: Arte e Linguagem Corporal

Conteúdo: * Desenho
                   *Jogos com materiais e ou equipamentos
                   * Jogos tradicionais

Objetivos: * Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando com orientação do adulto leitor a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
* Ilustrar o poema
* Respeita regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
* Relembrar brincadeiras já realizadas porém desta vez com a possibilidade de brincar utilizando brinquedo elaborado pelo grupo (bola de meia).

DESENVOLVIMENTO:

1° MOMENTO: Recepcionaremos o grupo de crianças com a música “Bola de meia, Bola de Gude”. Após os momentos de alimentação e rotina, nos organizaremos na colcha roda de conversa e dialogaremos sobre o brinquedo que elaboramos anteriormente (BOLA DE MEIA). Apresentaremos neste momento a caixa didática “Brinquedos” com a imagem da bola e relembraremos suas características então discutiremos sobre as possibilidades de brincadeiras que podem ser realizadas com este brinquedo.

2° MOMENTO: Nos encaminharemos até o refeitório e organizados nas mesas distribuiremos sulfite com o poema: “O menino e o povoado” (Não tínhamos nenhum brinquedo) do artista plástico “Candido Portinari”. Realizaremos a leitura, orientando a direção da mesma, mostrando como é realizada. Dialogaremos e interpretaremos o poema relacionando a vivência de fabricar a própria bola de meia.

3° MOMENTO:Relembraremos fatos marcantes da biografia de Cândido Portinari e apreciaremos algumas de suas obras que retratam brinquedos e brincadeiras. Em seguida solicitaremos que as crianças ilustrem o poema com desenhos de diferentes brincadeiras e explicaremos as brincadeiras que contem no poema e eles não conhecem.

3° MOMENTO: No pátio externo organizaremos diferentes espaços com diferentes possibilidades de brincadeiras com as bolas de meia e alguns brinquedos que também elaboramos anteriormente (trave-gol, bocudo, boliche com pet, latas, bambolês) em cada local disponibilizaremos a ficha correspondente da brincadeira com orientações sobre as mesmas que faz parte da caixa didática. O grupo poderá brincar juntos esperando a sua vez, se dividindo e escolhendo a brincadeira e respeitando as regras básicas de convivência.

Avaliação: Se dará através da observação nos momentos de apresentação, interpretação e ilustração do poema; Bem como dos diálogos estabelecidos a partir do mesmo e se respeitam as regras de convivência ao relembrarem diferentes brincadeiras.

Recursos: Caixa didática, bola de meia, sulfite, lápis de cor, imagens, boliche de pet, trave de gol, bocudo, latas, bambole.


Observando a ficha da caixa didática "Brinquedos"


Comparando a imagem da bola com ela já pronta e relatando suas características

Ilustrando o poema de Portinari

No saguão realizando diferentes brincadeiras com a bola de meia



Plano de trabalho elaborado por: Marcela Correa






Nenhum comentário:

Postar um comentário