Área do conhecimento: Arte e Linguagem Oral e Escrita
Conteúdo: *
Elaboração de produções artísticas envolvendo: TRIDIMENSIONAL- modelagem
*Articulação correta de palavras.
Objetivos: *Elaborar bola de meia a partir de materiais e elementos apresentados;
*Cantar músicas articulando corretamente as palavras;
DESENVOLVIMENTO:
1° MOMENTO: Nos
organizaremos após os momentos de rotina e utilizando o rádio e pendrive escutaremos a música “Bola de
meia, Bola de gude” do compositor Milton
Nascimento, então observaremos os diálogos que o grupo de crianças estabelecerão à partir desta canção, se relembrarão as vivências que foram realizadas envolvendo o brinquedo "Bola de gude". Em seguida disponibilizaremos o portfólio que contém fotos e atividades destes momentos, destacaremos: Poema de Ricardo de Azevedo que leva o nome do brinquedo, a tela de Ivan Cruz que retrata a brincadeira, a foto inspirada na mesma com a colaboração dos familiares, a pintura no prato de papelão com técnica diferenciada utilizando as bolinhas e o brinquedo "Passa Bolinhas" que fora elaborado anteriormente. Dialogaremos sobre estes momentos e sobre as características das te dentro do mesmo disponibilizaremos uma bola de meia, incentivaremos que as crianças coloquem a mão na caixa e não retire o brinquedo de lá, apenas o manuseie e relate suas características. Então distribuiremos retalhos de tecidos de diferentes tamanhos para cantarmos, dançarmos e elaborarmos gestos ao som da canção.
3° MOMENTO: Nos encaminharemos até a sala de TV e assistiremos a vídeos de como se faz uma bola de meia, em seguida distribuiremos meias e tecidos para as crianças e observaremos se realizarão tentativas de elaborar a própria "Bola de meia" então os auxiliaremos nesta modelagem dialogando sobre as características da mesma e nomeando-a corretamente.
4° MOMENTO: Assistiremos em vídeo MP4 o clipe da música "Bola de meia, Bola de gude" e então solicitaremos que as crianças façam um lindo desenho inspirado na música e nas vivências que realizamos envolvendo as duas bolas.
Avaliação: Se
dará mediante a observação do interesse e realização de tentativas de elaborar a bola de meia, após o manuseio de tecidos e meias. E se percebem, apreciam diferentes estilos de músicas e cantam a canção articulando corretamente as palavras.
Recursos:
meias, tecidos, rádio, pen-drive, lápis de cor, sulfite, potfólio
Como fazer bola de meia- Canal Infantil (Clique aqui)
Sésamo- Meia velha Bola nova (Clique aqui)
Tutorial: Como fazer bola de meia (Clique aqui)
Mundo Bita: Bola de meia, Bola de gude (Música) (Clique aqui)
Observando as vivências que envolviam o brinquedo "Bola de gude" |
Tateando a "Bola de meia" |
Observando a confecção da Bola de meia |
Realizando tentativas de elaborar o brinquedo |
Finalizando a criação da bola de meia |
Brincando com os tecidos de criar fantasias |
PLANO 2
Área do conhecimento: Arte e Linguagem Corporal
Conteúdo: * Desenho
*Jogos com materiais e ou equipamentos
* Jogos tradicionais
*Jogos com materiais e ou equipamentos
* Jogos tradicionais
Objetivos: * Demonstrar
interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos,
diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando com orientação do adulto
leitor a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
* Ilustrar
o poema
* Respeita regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
* Relembrar
brincadeiras já realizadas porém desta vez com a possibilidade de brincar
utilizando brinquedo elaborado pelo grupo (bola de meia).
DESENVOLVIMENTO:
1° MOMENTO: Recepcionaremos
o grupo de crianças com a música “Bola de meia, Bola de Gude”. Após os momentos
de alimentação e rotina, nos organizaremos na colcha roda de conversa e
dialogaremos sobre o brinquedo que elaboramos anteriormente (BOLA DE MEIA).
Apresentaremos neste momento a caixa didática “Brinquedos” com a imagem da bola
e relembraremos suas características então discutiremos sobre as possibilidades
de brincadeiras que podem ser realizadas com este brinquedo.
2° MOMENTO: Nos
encaminharemos até o refeitório e organizados nas mesas distribuiremos sulfite
com o poema: “O menino e o povoado” (Não tínhamos nenhum brinquedo) do artista
plástico “Candido Portinari”. Realizaremos a leitura, orientando a direção da
mesma, mostrando como é realizada. Dialogaremos e interpretaremos o poema
relacionando a vivência de fabricar a própria bola de meia.
3° MOMENTO:Relembraremos
fatos marcantes da biografia de Cândido Portinari e apreciaremos algumas de
suas obras que retratam brinquedos e brincadeiras. Em seguida solicitaremos que
as crianças ilustrem o poema com desenhos de diferentes brincadeiras e
explicaremos as brincadeiras que contem no poema e eles não conhecem.
3° MOMENTO: No
pátio externo organizaremos diferentes espaços com diferentes possibilidades de
brincadeiras com as bolas de meia e alguns brinquedos que também elaboramos
anteriormente (trave-gol, bocudo, boliche com pet, latas, bambolês) em cada
local disponibilizaremos a ficha correspondente da brincadeira com orientações
sobre as mesmas que faz parte da caixa didática. O grupo poderá brincar juntos
esperando a sua vez, se dividindo e escolhendo a brincadeira e respeitando as
regras básicas de convivência.
Avaliação: Se
dará através da observação nos momentos de apresentação, interpretação e
ilustração do poema; Bem como dos diálogos estabelecidos a partir do mesmo e se
respeitam as regras de convivência ao relembrarem diferentes brincadeiras.
Recursos:
Caixa didática, bola de meia, sulfite, lápis de cor, imagens, boliche de pet,
trave de gol, bocudo, latas, bambole.
Observando a ficha da caixa didática "Brinquedos" |
Comparando a imagem da bola com ela já pronta e relatando suas características |
Ilustrando o poema de Portinari |
No saguão realizando diferentes brincadeiras com a bola de meia |
Plano de trabalho elaborado por: Marcela Correa
Nenhum comentário:
Postar um comentário