Turma: Crianças bem pequenas (1 ano)
Campos de Experiência:
Traços, sons, cores e formas
Saberes e conhecimentos: *
Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies, volumes, linhas,
espaços, formas e etc.
*Recursos
tecnológicos midiáticos que produzem e reproduzem músicas.
Objetivos: *(EI01TS02)
Utiliza materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de
modelar) explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao
criar objetos tridimensionais.
*Participar
da criação de objetos tridimensionais com materiais diversos: tecidos, meias.
*(EI01TS03)
Explorar e utilizar diferentes fontes sonoras e materiais disponíveis no
ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
*Escutar
e perceber músicas de diversos estilos musicais, por meio da audição de CDs,
DVDs, rádio, MP3
DESENVOLVIMENTO:
Nos
organizaremos e utilizando o rádio e pendrive escutaremos a música “Bola de
meia, Bola de gude” do compositor Milton
Nascimento, a qual já foi apresentada em outro momento, quando trabalhamos
o brinquedo BOLA DE GUDE. Observaremos se as crianças estabelecerão diálogos
remetendo a tais vivências. Então instigaremos o grupo utilizando os recursos
já explorados para que relembrem o nome ou as características deste brinquedo,
apreciaremos novamente a tela de Ivan Cruz- “Bola de gude” e brincaremos com o
“Passa bolinhas” brinquedo que foi elaborado anteriormente com a colaboração
dos familiares das crianças.
Prática externa: Utilizaremos
o recurso didático “Caixa surpresa”, após nos organizarmos na colcha roda de
conversa, dentro do recurso disponibilizaremos uma bola de meia, incentivaremos
que o grupo de crianças coloque a mão na caixa e não o retire o brinquedo de
lá, apenas o manuseie e tente nomear (o que é, forma, características,
textura,etc)
Almoço/ descanso/ higiene/
trocas/ lanche
Prática externa:
Disponibilizaremos meias e tecidos para as crianças, primeiramente observaremos
o que elas farão com as mesmas, se realizarão tentativas de elaborar a própria
“Bola de meia” em seguida, dialogaremos e demonstraremos como se confecciona a
bola e então os auxiliaremos a compor o próprio “Brinquedo”, destacando as
características que o mesmo possuí e o nomeando corretamente.
Na
sala de TV assistiremos em vídeo (mp4) assistiremos o clipe da música “Bola de
meia, bola de gude”. Distribuiremos então o restante dos tecidos ao grupo para
dançarmos e elaborarmos gestos ao som da canção.
Avaliação: Se
dará mediante a observação do interesse e realização de tentativas de elaborar
uma bola de meia, após o manuseio de tecidos e meias. E se percebem e apreciam
diferentes estilos de músicas em diferentes fontes sonoras,
Nenhum comentário:
Postar um comentário