quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Educação Infantil: Possibilidade de plano de trabalho com Campos de Experiência e Saberes e conhecimentos de acordo com a BNCC


Turma: Crianças bem pequenas (1 ano)

Campos de Experiência: Traços, sons, cores e formas

Saberes e conhecimentos: * Elementos da linguagem visual: texturas, cores, superfícies, volumes, linhas, espaços, formas e etc.
*Recursos tecnológicos midiáticos que produzem e reproduzem músicas.

Objetivos: *(EI01TS02) Utiliza materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar) explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
*Participar da criação de objetos tridimensionais com materiais diversos: tecidos, meias.
*(EI01TS03) Explorar e utilizar diferentes fontes sonoras e materiais disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
*Escutar e perceber músicas de diversos estilos musicais, por meio da audição de CDs, DVDs, rádio, MP3

DESENVOLVIMENTO:

Nos organizaremos e utilizando o rádio e pendrive escutaremos a música “Bola de meia, Bola de gude” do compositor Milton Nascimento, a qual já foi apresentada em outro momento, quando trabalhamos o brinquedo BOLA DE GUDE. Observaremos se as crianças estabelecerão diálogos remetendo a tais vivências. Então instigaremos o grupo utilizando os recursos já explorados para que relembrem o nome ou as características deste brinquedo, apreciaremos novamente a tela de Ivan Cruz- “Bola de gude” e brincaremos com o “Passa bolinhas” brinquedo que foi elaborado anteriormente com a colaboração dos familiares das crianças.

Prática externa: Utilizaremos o recurso didático “Caixa surpresa”, após nos organizarmos na colcha roda de conversa, dentro do recurso disponibilizaremos uma bola de meia, incentivaremos que o grupo de crianças coloque a mão na caixa e não o retire o brinquedo de lá, apenas o manuseie e tente nomear (o que é, forma, características, textura,etc)
Almoço/ descanso/ higiene/ trocas/ lanche

Prática externa: Disponibilizaremos meias e tecidos para as crianças, primeiramente observaremos o que elas farão com as mesmas, se realizarão tentativas de elaborar a própria “Bola de meia” em seguida, dialogaremos e demonstraremos como se confecciona a bola e então os auxiliaremos a compor o próprio “Brinquedo”, destacando as características que o mesmo possuí e o nomeando corretamente.
Na sala de TV assistiremos em vídeo (mp4) assistiremos o clipe da música “Bola de meia, bola de gude”. Distribuiremos então o restante dos tecidos ao grupo para dançarmos e elaborarmos gestos ao som da canção.

Avaliação: Se dará mediante a observação do interesse e realização de tentativas de elaborar uma bola de meia, após o manuseio de tecidos e meias. E se percebem e apreciam diferentes estilos de músicas em diferentes fontes sonoras,

Recursos: meias, tecidos, rádio, pen-drive



Nenhum comentário:

Postar um comentário