Turma: Crianças bem pequenas (3
anos)
Campos de Experiência: O
eu, o outro e o Nós
Escuta,
fala, pensamento e imaginação.
Saberes e conhecimentos:
*Regras de jogos e brincadeiras.
*Patrimônio
cultural e literário.
Objetivos:
(EI02EF03)
Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos,
diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando com orientação do adulto
leitor a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
Ilustrar
o poema
(EI02EO06) Respeita regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
(EI02EO06) Respeita regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
Relembrar
brincadeiras já realizadas porém desta vez com a possibilidade de brincar
utilizando brinquedo elaborado pelo grupo (bola de meia).
DESENVOLVIMENTO:
Recepcionaremos
o grupo de crianças com a música “Bola de meia, Bola de Gude”. Após os momentos
de alimentação e rotina, nos organizaremos na colcha roda de conversa e
dialogaremos sobre o brinquedo que elaboramos anteriormente (BOLA DE MEIA).
Apresentaremos neste momento a caixa didática “Brinquedos” com a imagem da bola
e relembraremos suas características então discutiremos sobre as possibilidades
de brincadeiras que podem ser realizadas com este brinquedo.
Prática externa: Nos
encaminharemos até o refeitório e organizados nas mesas distribuiremos sulfite
com o poema: “O menino e o povoado” (Não tínhamos nenhum brinquedo) do artista
plástico “Candido Portinari”. Realizaremos a leitura, orientando a direção da
mesma, mostrando como é realizada. Dialogaremos e interpretaremos o poema
relacionando a vivência de fabricar a própria bola de meia.
Relembraremos
fatos marcantes da biografia de Cândido Portinari e apreciaremos algumas de
suas obras que retratam brinquedos e brincadeiras. Em seguida solicitaremos que
as crianças ilustrem o poema com desenhos de diferentes brincadeiras e
explicaremos as brincadeiras que contem no poema e eles não conhecem.
Prática externa: No
pátio externo organizaremos diferentes espaços com diferentes possibilidades de
brincadeiras com as bolas de meia e alguns brinquedos que também elaboramos
anteriormente (trave-gol, bocudo, boliche com pet, latas, bambolês) em cada
local disponibilizaremos a ficha correspondente da brincadeira com orientações
sobre as mesmas que faz parte da caixa didática. O grupo poderá brincar juntos
esperando a sua vez, se dividindo e escolhendo a brincadeira e respeitando as
regras básicas de convivência.
Avaliação: Se
dará através da observação nos momentos de apresentação, interpretação e
ilustração do poema; Bem como dos diálogos estabelecidos a partir do mesmo e se
respeitam as regras de convivência ao relembrarem diferentes brincadeiras.
Recursos:
Caixa didática, bola de meia, sulfite, lápis de cor, imagens, boliche de pet,
trave de gol, bocudo, latas, bambolê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário