quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Educação Infantil: Possibilidade de plano de trabalho com Campos de Experiência e Saberes e conhecimentos de acordo com a BNCC


Turma:  Crianças bem pequenas (3 anos)

Campos de Experiência: O eu, o outro e o Nós
Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Saberes e conhecimentos: *Regras de jogos e brincadeiras.
*Patrimônio cultural e literário.

Objetivos:
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando com orientação do adulto leitor a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
Ilustrar o poema
(EI02EO06) Respeita regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
Relembrar brincadeiras já realizadas porém desta vez com a possibilidade de brincar utilizando brinquedo elaborado pelo grupo (bola de meia).

DESENVOLVIMENTO:
Recepcionaremos o grupo de crianças com a música “Bola de meia, Bola de Gude”. Após os momentos de alimentação e rotina, nos organizaremos na colcha roda de conversa e dialogaremos sobre o brinquedo que elaboramos anteriormente (BOLA DE MEIA). Apresentaremos neste momento a caixa didática “Brinquedos” com a imagem da bola e relembraremos suas características então discutiremos sobre as possibilidades de brincadeiras que podem ser realizadas com este brinquedo.

Prática externa: Nos encaminharemos até o refeitório e organizados nas mesas distribuiremos sulfite com o poema: “O menino e o povoado” (Não tínhamos nenhum brinquedo) do artista plástico “Candido Portinari”. Realizaremos a leitura, orientando a direção da mesma, mostrando como é realizada. Dialogaremos e interpretaremos o poema relacionando a vivência de fabricar a própria bola de meia.
Relembraremos fatos marcantes da biografia de Cândido Portinari e apreciaremos algumas de suas obras que retratam brinquedos e brincadeiras. Em seguida solicitaremos que as crianças ilustrem o poema com desenhos de diferentes brincadeiras e explicaremos as brincadeiras que contem no poema e eles não conhecem.

Prática externa: No pátio externo organizaremos diferentes espaços com diferentes possibilidades de brincadeiras com as bolas de meia e alguns brinquedos que também elaboramos anteriormente (trave-gol, bocudo, boliche com pet, latas, bambolês) em cada local disponibilizaremos a ficha correspondente da brincadeira com orientações sobre as mesmas que faz parte da caixa didática. O grupo poderá brincar juntos esperando a sua vez, se dividindo e escolhendo a brincadeira e respeitando as regras básicas de convivência.

Avaliação: Se dará através da observação nos momentos de apresentação, interpretação e ilustração do poema; Bem como dos diálogos estabelecidos a partir do mesmo e se respeitam as regras de convivência ao relembrarem diferentes brincadeiras.

Recursos: Caixa didática, bola de meia, sulfite, lápis de cor, imagens, boliche de pet, trave de gol, bocudo, latas, bambolê.




Nenhum comentário:

Postar um comentário