O QUE É PORTFÓLIO?
O portfólio se constitui em dos instrumentos de síntese e de registro das aprendizagens, caracterizando se ainda como um instrumento de avaliação. Por esse motivo, deve se garantir o registro de atividades de forma que seja possível visualizar o desenvolvimento cognitivo, a aquisição da linguagem e a construção de noções sobre conceitos pertinentes a natureza e sociedade.
Pode conter fotos, atividades de registro, anotações do educador e outros. Como instrumento de observação da ação da criança, o portfólio pode ser utilizado na exemplificação de situações vivenciadas.
Trata-se de um instrumento avaliativo que irá subsidiar e instrumentalizar o trabalho docente quanto ao acompanhamento do processo ensino/ aprendizagem, das conquistas e abstrações de conceitos científicos e cognitivos.
Neste post usarei de exemplo o portfólio de minha filha, Lunna, em 2019 ela completou 4 anos e na rede municipal de ensino de nossa cidade é até essa idade que as crianças frequentam o CMEI, a partir daí vão para a escola e então os pais podem levar para casa esta pasta. Porém todas as reuniões bimestrais os responsáveis podem ter contato com esse material, se apropriando dos avanços cognitivos que as crianças estão obtendo. Ela adora e sempre tá observando o seu portfólio, pois contém fotos dela desde bebezinho quando ingressou na instituição de ensino. Nós elaboramos este documento em pasta preta polionda com plásticos transparentes. É um documento riquíssimo que poucos pais dão valor, contam toda a trajetória do desenvolvimento da criança desde o primeiro dia que passam a frequentar a instituição até sua saída.
Lunna iniciou no Cmei com 7 meses e frequentou 4 instituições diferentes. Cada coordenadora orienta o seu grupo de professoras para elaborar o portfólio com alguns detalhes diferentes, mas a estrutura em si é a mesma, pois as orientações vem da Secretaria de educação.
A capa do portfólio pode ser trocada a cada ano, mas o mesmo vai acompanhando a criança e sendo passado para as turmas que ela está frequentando no ano letivo.
Neste link https://ideiasepossibilidadesdeaprendizagem.blogspot.com/2020/01/educacao-infantil-planos-de-trabalho.html há o plano de trabalho da elaboração da capa do portfólio da turma de 3 anos na qual a Lunna estava inserida no ano anterior.
As capas dos bimestres também sempre foram elaboradas com a participação das crianças, com poemas, letras de músicas, excertos de livros ou pensadores etc de acordo com o que está sendo trabalhado com o grupo.
Ele contém fotos dos momentos de atividades, descrição das mesmas e anotações se a criança alcançou o objetivo proposto na vivência.
Também contém desenhos ou outras elaborações artísticas que a crianças já tenha capacidade de realizar como pinturas ou recortes por exemplo.
No portfólio da Lunna também há entrevistas com os pais e atividades que até eu quem elaborei, pois fui sua professora de hora atividade.
Salientando que não é necessário ser feita uma atividade específica somente para o portfólio, a professora ou até mesmo a criança, dependendo de sua faixa etária pode escolher o que vai para este instrumento, ou pode-se fazer também um resumo do que foi trabalhado no bimestre e anexar as fotos e atividades desenvolvidas.
Algo que é importante destacar é que o PORTFÓLIO pode ser encarado como um instrumento de avaliação do professor também, ele mesmo pode observar se o que está ofertando aos seus alunos é o que há de mais elaborado, se as crianças estão alcançando os objetivos almejados e se não, o que ele pode mudar na sua prática para que isso aconteça.
Seguem as fotos:
Aqui contém a data do seu primeiro dia de "aula" e como foi sua adaptação |
Até essa data Lunna estava em um cmei, ela o frequentou por um curto período de tempo.
As turmas aqui na nossa rede de ensino são divididas da seguinte maneira:
Lactentes: 0 a 2 anos
Turma de 2 anos: 2 e 1 dia aos 3 anos
Turma de 3 anos: 3 anos e 1 dia aos 4 anos
A partir desta foto Lunna já estava frequentando outra instituição;
Devido a pouca idade as professora optaram por eleger alguma vivência que propiciaram as crianças e fazer uma pequena síntese sobre a atividade e o envolvimento da criança na mesma.
À partir daqui era outro ano e outras professoras, porém ela ainda estava na turma de lactentes, ainda não havia completado 2 anos. Os registros que elas optaram por fazer foram sobre a identidade elencaram os objetivos e anexaram fotos dos momentos que trabalharam estes conteúdos de imensa relevância nessa faixa-etária.
Nesta atividade elas anotaram o peso e altura das crianças, conforme a imagem abaixo. |
Observamos que elas fizeram um breve relato detalhando os avanços cognitivos da criança, as noções que a mesma adquiriu do que lhe foi proposto. Por isso é tão importante o caderno de registro da turma, onde a professora se organiza para anotar individualmente as conquistas pedagógicas de seus alunos.
À partir daqui Lunna foi transferida de Cmei, estas professoras realizaram seus registros mês a mês descrevendo em cada folha as atividades, os objetivos e as avaliações de cada aluno, juntamente com fotos deses momentos.
As capas dos bimestres tiveram a colaboração das crianças na decoração dos poemas com o carimbo de suas mãos, além das professoras regentes as de hora atividades também contribuíram na composição do documento com suas atividades.
À partir da imagem abaixo Lunna havia ido para a turma de 2 anos. Novas Professoras, porém a maneira de registro é parecida com as das professoras anteriores. E neste ano eu era a professora de hora atividade, e como meu projeto era com brinquedo e brincadeiras optei por fazer o relato das vivências de cada brinquedo que íamos trabalhando e uma avaliação do grupo como um todo, pois era professora de todas as crianças da instituição, para fazer individual era difícil. As capas dos bimestres eram as professoras regentes que elaboravam.
Essa sou eu... |
À partir da foto abaixo Lunna havia passado para a turma de 3 anos e foi transferida novamente para outro Cmei. Aqui as professoras anexaram uma folha explicando brevemente do que se trata um portfólio Além das professoras regentes as de hora atividade também elaboraram capas para cada bimestre. Novamente eu quem era a professora de hora atividade. Todas descreveram as atividades, anexaram fotos destas sendo realizadas e finalizaram com a avaliação das crianças, ficou bem extenso, por isso tirei foto apenas do primeiro bimestre, tanto das professoras regentes, quanto das atividades das de hora atividade. Também anexei fotos de algumas atividades com desenhos, colagem e pinturas que fazem parte do documento e das capas dos bimestres.
Sou suspeita a falar, mas amo este portfólio, a meu ver é muito caprichado, primoroso e vou guardá-lo para sempre. Espero que este post contribua dando ideia de como elaborar este instrumento que pode ser considerado essencial na vida escolar de nossos pequeninos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário