Esta composição utilizando CD, material reutilizável, foi elaborada com a colaboração das crianças e utilizada para a capa do portfólio |
Plano1
Área do conhecimento: Linguagem Oral e Escrita, Arte e Linguagem Corporal
Área do conhecimento: Linguagem Oral e Escrita, Arte e Linguagem Corporal
Conteúdo: * Leitura de diferentes textos: Biografia de Monteiro Lobato e das crianças de autoria dos responsáveis
* Desenho
* Jogos com materiais: Bexigas
Objetivos: * Manter-se atento ao ouvir um texto.
* Desenho
* Jogos com materiais: Bexigas
Objetivos: * Manter-se atento ao ouvir um texto.
* Realizar tentativa de desenhar conforme solicitado
* Reconhecer, jogar e cumprir as regras propostas para a brincadeira com bexigas.
* Reconhecer, jogar e cumprir as regras propostas para a brincadeira com bexigas.
DESENVOLVIMENTO:
1° MOMENTO: Organizados na colcha roda de conversa apresentaremos ao grupo de crianças a Caixa de estudo e pesquisa de Monteiro Lobato, então passaremos a apresentar a biografia deste expoente da literatura infantil. Explicaremos o que é uma biografia e que cada um de nós possuímos uma história. Em seguida leremos a atividade que fora enviada anteriormente aos pais, onde os mesmo deveriam preencher uma pequena entrevista com dados da criança.
2° MOMENTO: Em seguida ainda organizados em circulo iremos observar uma foto de Monteiro Lobato e uma caricatura, elementos pertencentes a caixa de estudos e pesquisa, então passaremos a nos olhar no espelho e observar atentamente nossas características. Então na mesma folha que fora enviada para preenchimento da biografia do grupo de crianças, solicitaremos que realizem tentativas de elaborarem um lindo desenho que os represente.
3° MOMENTO: Dialogaremos ainda sobre biografia enfocando neste momento os nomes, para observar quem já identifica o nome realizaremos uma brincadeira com bexigas, onde cada bexiga conterá o nome das crianças, ao sinal cada um devera encontrar a bexiga que contém seu nome.
4° MOMENTO: Nos dirigiremos até a sala de tv e assistiremos a pequenos vídeos sobre a biografia de Monteiro Lobato e com imagens do museu que o homenageia e leva seu nome.
Disponível em: Monteiro Lobato- Vida e Obra (Clique aqui)
Disponível em: Museu Monteiro Lobato (Clique aqui)
Disponível em: Quintal da cultura- Biblioteca Monteiro Lobato (Clique aqui)
RECURSOS: caixa de estudos e pesquisa, sulfite, lápis de cor, bexigas, caneta permanente
AVALIAÇÃO: Se dará mediante a observação se realizam tentativas de elaborarem um desenho que os represente, de cumprir as regras do jogo com bexigas e identificar o próprio nome e durante a leitura das biografias se mantêm-se atentos.
Clique aqui e veja quais os objetivos do recurso didático Caixa de estudos e pesquisa e qual a sua composição
2° MOMENTO: Em seguida ainda organizados em circulo iremos observar uma foto de Monteiro Lobato e uma caricatura, elementos pertencentes a caixa de estudos e pesquisa, então passaremos a nos olhar no espelho e observar atentamente nossas características. Então na mesma folha que fora enviada para preenchimento da biografia do grupo de crianças, solicitaremos que realizem tentativas de elaborarem um lindo desenho que os represente.
3° MOMENTO: Dialogaremos ainda sobre biografia enfocando neste momento os nomes, para observar quem já identifica o nome realizaremos uma brincadeira com bexigas, onde cada bexiga conterá o nome das crianças, ao sinal cada um devera encontrar a bexiga que contém seu nome.
4° MOMENTO: Nos dirigiremos até a sala de tv e assistiremos a pequenos vídeos sobre a biografia de Monteiro Lobato e com imagens do museu que o homenageia e leva seu nome.
Disponível em: Monteiro Lobato- Vida e Obra (Clique aqui)
Disponível em: Museu Monteiro Lobato (Clique aqui)
Disponível em: Quintal da cultura- Biblioteca Monteiro Lobato (Clique aqui)
RECURSOS: caixa de estudos e pesquisa, sulfite, lápis de cor, bexigas, caneta permanente
AVALIAÇÃO: Se dará mediante a observação se realizam tentativas de elaborarem um desenho que os represente, de cumprir as regras do jogo com bexigas e identificar o próprio nome e durante a leitura das biografias se mantêm-se atentos.
Clique aqui e veja quais os objetivos do recurso didático Caixa de estudos e pesquisa e qual a sua composição
Plano2
Área do conhecimento: Linguagem Oral e Escrita, Arte e Linguagem Corporal
Área do conhecimento: Linguagem Oral e Escrita, Arte e Linguagem Corporal
Conteúdo: * Gêneros musicais de diferentes estilo, épocas e cultura nacional;
* Elaboração de composição artística bidimensional envolvendo colagem
* Jogos tradicionais: Jogos de perseguir e correr; Mãe cola
* Oralidade
Objetivos: * Elaborar composição artística conforme orientação da professora.
* Elaboração de composição artística bidimensional envolvendo colagem
* Jogos tradicionais: Jogos de perseguir e correr; Mãe cola
* Oralidade
Objetivos: * Elaborar composição artística conforme orientação da professora.
* Reconhecer, jogar e cumprir as regras da brincadeira Mãe cola
* Realizar diálogos durante brincadeira com dedoches .
* Realizar diálogos durante brincadeira com dedoches .
DESENVOLVIMENTO:
1° MOMENTO: Nos organizaremos em roda de conversa e novamente observaremos o recurso didático Caixa de estudos e pesquisa de Monteiro Lobato, desta vez destacaremos a obra deste artista, apresentaremos as fichas com os nomes e imagens dos personagens do Sítio do Pica pau amarelo brincaremos com os dedoches elaborando cenas e falas de desenhos do sítio que assistimos em outros momentos.
2° MOMENTO: Através de diálogos explicaremos que a finalidade dos CDS que foram solicitados anteriormente através de bilhetes aos pais será a composição da capa dos portfólios. Então colocaremos Cds no rádio para que escutem rapidamente algumas canções e Dvs no notebook para que observem alguns vídeos ou imagens, desta maneira irão observar este utensílios e qual as utilidades dos mesmos, explicaremos o que pode ser feito quando o mesmo não tiver mais serventia ou estiver estragado, descarte correto e maneiras de reutilizá-lo como forma de artesanato por exemplo, incentivando dessa maneira a preservação do meio ambiente. Distribuiremos então pedaços de cartolina do tamanho A3 para que pintem com guache azul, preenchendo todo o espaço da mesma.
3° MOMENTO: Na área externa da instituição apresentaremos a brincadeira Mãe cola, explicaremos as regras do jogo e neste momento colocaremos a música "A cuca te pega" (Cássia Eller) do Cd do Sítio do Pica pau amarelo
4° MOMENTO: Daremos continuidade à produção artística da capa de nosso portfólio realizando a colagem dos cds na cartolina que fora pintada anteriormente no local indicado pela professora para a elaboração dos personagens: Emília, Rabicó e Visconde.
RECURSOS: caixa de estudos e pesquisa, cds, cola, pincel, cartolina, tinta guache, fichas, dedoches, rádio
AVALIAÇÃO: Se dará mediante a observação dos diálogos estabelecidos na brincadeira com dedoches, se realizam tentativas de cumprir e brincar de Mãe cola e de elaborar a composição da capa dos portfólios.
2° MOMENTO: Através de diálogos explicaremos que a finalidade dos CDS que foram solicitados anteriormente através de bilhetes aos pais será a composição da capa dos portfólios. Então colocaremos Cds no rádio para que escutem rapidamente algumas canções e Dvs no notebook para que observem alguns vídeos ou imagens, desta maneira irão observar este utensílios e qual as utilidades dos mesmos, explicaremos o que pode ser feito quando o mesmo não tiver mais serventia ou estiver estragado, descarte correto e maneiras de reutilizá-lo como forma de artesanato por exemplo, incentivando dessa maneira a preservação do meio ambiente. Distribuiremos então pedaços de cartolina do tamanho A3 para que pintem com guache azul, preenchendo todo o espaço da mesma.
3° MOMENTO: Na área externa da instituição apresentaremos a brincadeira Mãe cola, explicaremos as regras do jogo e neste momento colocaremos a música "A cuca te pega" (Cássia Eller) do Cd do Sítio do Pica pau amarelo
4° MOMENTO: Daremos continuidade à produção artística da capa de nosso portfólio realizando a colagem dos cds na cartolina que fora pintada anteriormente no local indicado pela professora para a elaboração dos personagens: Emília, Rabicó e Visconde.
RECURSOS: caixa de estudos e pesquisa, cds, cola, pincel, cartolina, tinta guache, fichas, dedoches, rádio
AVALIAÇÃO: Se dará mediante a observação dos diálogos estabelecidos na brincadeira com dedoches, se realizam tentativas de cumprir e brincar de Mãe cola e de elaborar a composição da capa dos portfólios.
Planos de trabalho elaborados e aplicados por: Ana Rosa Palheiro e Fran Ilheo
Nenhum comentário:
Postar um comentário