segunda-feira, 1 de junho de 2020

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho Ead alinhado a Bncc com teatro de fantoches do livro: "A primavera da lagarta" - Ruth Rocha

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.



CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

*Escuta, fala, pensamento, linguagem e imaginação

*Corpo, Gestos e Movimentos


SABERES E CONHECIMENTOS:

*Linguagem oral

*Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.

OBJETIVOS:

*(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

*(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

*Vivenciar brincadeira que envolva o movimento de assoprar.


DESENVOLVIMENTO:


1°PROPOSTA: Será enviado através de whatsapp um vídeo onde as professoras realizarão através de fantoches de palito a contação de história do livro “A primavera da lagarta” da escritora Ruth Rocha. Após assistirem com as crianças os familiares deverão realizar diálogos afetos a história, destacando os personagens e o processo de metamorfose das mesmas.


2°PROPOSTA: Enviaremos no kit de materiais aos familiares esta semana: (papel color set, giz de cera, 2 canudos, e uma dobradura de lagarta). Então iremos propor através de um vídeo com tutorial que seja elaborada uma Lagarta com os materiais encaminhados e que as crianças decorem as mesmas com giz de cera. Após compor a dobradura as crianças deverão brincar com a mesma fazendo ela se locomover assoprando o canudo, pode-se também apostar uma corrida com a lagarta que foi confeccionada pela família e a que foi enviado nos materiais. Solicitaremos que se possível os pais nos enviem registros através de fotos ou vídeos destes momentos e nos relatem através de áudio o interesse que as crianças apresentaram nestas vivências.

 

AVALIAÇÃO:

Se dará a partir das observações em conjunto com a família do interesse e diálogo afetos a história apresentada e da vivência com o brinquedo lagarta, desde sua elaboração, dobradura, decoração e no momento da brincadeira assoprando para a mesma se locomover e disputando com um familiar na corrida da lagarta.


REFERÊNCIAS:

Organização Curricular da Educação Infantil

Livro: “Primavera da lagarta”- Ruth Rocha


RECURSOS:

Tesoura sem ponta, papel color set, celular, giz de cera, canudos, livro, fantoches de palito


Tutorial com elaboração da dobradura




Plano de trabalho elaborado pelas professoras:
Adelita Sales
Mabila Hala
Marcela Correa
Michelle Stephanny

2 comentários: