sexta-feira, 12 de junho de 2020

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho com propostas de atividades remotas (EAD) a partir da cantiga Borboletinha, alinhado a BNCC

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

                 *Escuta, fala, pensamento, e imaginação; 
                 *Traços, son, cores e formas; 
                 *Espaços tempos, quantidades, relações e transformações. 

SABERES E CONHECIMENTOS:
                 *Linguagem oral; 
                 *Percepção e produção sonora; 
                 *Textura, massa e tamanho dos objetos. 

OBJETIVOS:
          *(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias; 
        *(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho); 
        *(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões; 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
           *Participar de canções e brincadeiras apresentadas pelo professor ou seus colegas; 
       *Ampliar seu vocabulário por meio de músicas e brincadeiras para desenvolver sua capacidade de comunicação 
         *Participar de situações misturando elementos para confecção de massa de modelar; 

DESENVOLVIMENTO:


PROPOSTA 1: Enviaremos por whatsapp um vídeo onde será apresentada utilizando o recurso didático caixa musical da cantiga: “Borboletinha”recurso didático caixa musical a cantiga: “Borboletinha”. Será apresentado os elementos que compõem a letra e também utilizando colheres de pau para a reprodução de sons, na intencionalidade que as crianças e familiares também reproduzam em casa. 

PROPOSTA 2: Faremos a receita da massa de modelar caseira, explicando o seu processo registrando esse momento por vídeo que também será enviado aos familiares. 

PROPOSTA 3: Após a elaboração da massa de modelar as crianças poderão manipular a mesma, relembraremos a metamorfose da borboleta que foi apresentada nos livros anteriores através da história “A primavera da lagarta” de Ruth Rocha e da música “A Borboleta e a lagarta” do Palavra Cantada, e então a criança poderá como sugestão modelar os elementos das histórias (Borboleta, lagarta etc). 

AVALIAÇÃO:
           Se dará através da observação do interesse e participação das crianças com o retorno através de fotos, vídeos e relatos sobre as propostas enviadas. Observaremos se utilizaram da linguagem oral cantando a cantiga enquanto produziram som e também se participaram da manipulação e produção com a massa de modelar. 

REFERÊNCIAS:
            *Cantiga “Borboletinha”
            *Organização Curricular da Educação Infantil

RECURSOS:
              Caixa Musical, colheres de pau, celular, trigo, óleo, suco e sal.







Plano de trabalho elaborado pelas professoras: Adelita Sales, 
                                                                           Mabila Hala
                                                                           Marcela Correa
                                                                          Michele Sthefany




2 comentários: