* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
*Corpo, gestos e movimentos
*Escuta, fala, pensamento e imaginação
SABERES E CONHECIMENTOS:
*Motricidade
*Noções espaciais: dentro e fora
*Suportes, materiais e instrumentos para desenhar, pintar, folhear
OBJETIVOS:
*(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc.,ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
*Participar de situações que envolvam os comandos: dentro e fora
*(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
*Manusear diferentes riscadores em suportes e planos variados. (caixa de papelão, lápis, giz de cera, canetinha, pincel, carvão etc)
DESENVOLVIMENTO:
PROPOSTA 2: Após
assistirem aos vídeos disponibilizar uma caixa de papelão de tamanho mediano e
que caiba a criança dentro, a mesma será orientada a participar de situações
envolvendo os comandos: dentro e fora.
PROPOSTA 3: Apresentar
para a criança diferentes materiais riscantes como: canetinhas, giz de cera,
lápis de cor, carvão etc e incentivá-la a rabiscar dentro da caixa.
PROPOSTA 4: Utilizando
ainda a caixa a sugestão é que elaborem uma brincadeira de faz de conta com
este recurso. Por exemplo: fazer a caixa de carrinho, avião, navio e etc. Os registros destes momentos poderão ser enviados através de áudio, vídeo ou imagens.
AVALIAÇÃO:
Se dará mediante observação do interesse e participação das crianças nas vivências com o recurso caixa de papelão, se os mesmos atendem os comandos dentro e fora e se rabiscam dentro da caixa com diferentes materiais riscantes.
REFERÊNCIAS:
Organização Curricular da Educação Infantil
RECURSOS:
Canetinhas, giz de cera, lápis de cor, carvão, caixa de papelão
Plano de trabalho elaborado por: Adelita Sales
Mabila Hala
Marcela Correa
Michelle Guimarães
Nenhum comentário:
Postar um comentário