sexta-feira, 14 de agosto de 2020

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho com sugestão de atividade que envolve motricidade para ser desenvolvido pelos familiares (EAD)

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país. 

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
                     *Corpo, gestos e movimento
                     *Escuta, fala, pensamento e imaginação 

SABERES E CONHECIMENTOS:  

                    *Motricidade 
                    *Noções espaciais: dentro e fora 
                    *Suportes, materiais e instrumentos para desenhar, pintar, folhear 

OBJETIVOS:
           *(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc.,ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. 
               *Participar de situações que envolvam os comandos: dentro e fora 
        *(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. 
           *Manusear diferentes riscadores em suportes e planos variados. (caixa de papelão, lápis, giz de cera, canetinha, pincel, carvão etc) 

DESENVOLVIMENTO: 

PROPOSTA 1: Será enviado os links dos vídeos: “As aventuras de um menino e sua caixa de papelão” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S7SzabLDS0Q  e “O homem que amava caixas” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UJ1tnReCF74

PROPOSTA 2: Após assistirem aos vídeos disponibilizar uma caixa de papelão de tamanho mediano e que caiba a criança dentro, a mesma será orientada a participar de situações envolvendo os comandos: dentro e fora.

PROPOSTA 3: Apresentar para a criança diferentes materiais riscantes como: canetinhas, giz de cera, lápis de cor, carvão etc e incentivá-la a rabiscar dentro da caixa.

 PROPOSTA 4: Utilizando ainda a caixa a sugestão é que elaborem uma brincadeira de faz de conta com este recurso. Por exemplo: fazer a caixa de carrinho, avião, navio e etc. Os registros destes momentos poderão ser enviados através de áudio, vídeo ou imagens.

AVALIAÇÃO:
              Se dará mediante observação do interesse e participação das crianças nas vivências com o recurso caixa de papelão, se os mesmos atendem os comandos dentro e fora e se rabiscam dentro da caixa com diferentes materiais riscantes.

REFERÊNCIAS:
           Organização Curricular da Educação Infantil 

RECURSOS:              
                   Canetinhas, giz de cera, lápis de cor, carvão, caixa de papelão

Plano de trabalho elaborado por: Adelita Sales
                                                   Mabila Hala
                                                   Marcela Correa
                                                   Michelle Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário