* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
*Corpo, gestos e movimentos.
*Traços, sons, cores e formas
SABERES E CONHECIMENTOS:
*Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas.
*Diferentes instrumentos musicais convencionais e não convencionais
*Percepção e produção sonora.
*Suportes, materiais e instrumentos para desenhar, pintar, folhear.
OBJETIVOS:
*(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
*(EI02TS01) Criar sons materiais, objetos e instrumentos, para acompanhar diversos ritmos de música.
*(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Imitar características sonoras e gestuais da canção apresentada no vídeo.
*Explorar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais.
*Participar de situações que envolvam o desenhar e pintar.
DESENVOLVIMENTO:
Proposta 1- Apresentaremos a canção " o caramujo e a saúva" do grupo Palavra Cantada, disponível em: https://youtu.be/irZ56xmIRcw, convidaremos as crianças para cantar, dançar e imitar os movimentos propostos no vídeo.
Proposta 2- Convidaremos os familiares a elaborar um "chocalho", utilizando materiais diversos, como: garrafas pet, potes e/ou outras embalagens plásticas, tampas de garrafa, areia, pedrinhas, miçangas, gravetos, grãos, fitas adesivas. Com o chocalho a proposta será acompanhar o rítimo da canção apresentada anteriormente ( O caramujo e a saúva) e explorar o som deste instrumento de maneira divertida.
Proposta 3- Através de um vídeo feitos por nós professoras, apresentaremos através de desenho o nosso animal preferido, relacionando a ação do "caramujo e a saúva" na canção.
Proposta 4 - instigaremos para que as crianças também realizem seus desenhos e pintem com a família em casa expressando um animal de sua preferência.
AVALIAÇÃO:
Será a partir das ações das crianças em cada proposta, se participam com imitação e gestos durante a canção; se acompanham a canção explorando o som do chocalho confeccionado e a participação para desenhar e pintar.
RECURSOS:
Celular, internet, sulfite, lápis de cor, garrafas pet, tampas de garrafa, grãos, miçangas, pedrinhas, fitas adesivas e outros.
REFERÊNCIAS:
Organização Curricular da Educação Infantil
Palavra Cantada - "o caramujo e a saúva".
Nenhum comentário:
Postar um comentário