quinta-feira, 10 de setembro de 2020

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho com propostas de atividades remotas (EAD) envolvendo elaboração de instrumento (Chocalho) e exploração de sons com materiais.

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.


 


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
                   *Corpo, gestos e movimentos. 
                  *Traços, sons, cores e formas 

SABERES E CONHECIMENTOS:
                 *Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas. 
                 *Diferentes instrumentos musicais convencionais e não convencionais 
                 *Percepção e produção sonora. 
                 *Suportes, materiais e instrumentos para desenhar, pintar, folhear. 

OBJETIVOS: 
               *(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. 
              *(EI02TS01) Criar sons materiais, objetos e instrumentos, para acompanhar diversos ritmos de música. 
        *(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
              *Imitar características sonoras e gestuais da canção apresentada no vídeo. 
              *Explorar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais. 
              *Participar de situações que envolvam o desenhar e pintar. 

DESENVOLVIMENTO:

Proposta 1- Apresentaremos a canção " o caramujo e a saúva" do grupo Palavra Cantada, disponível em: https://youtu.be/irZ56xmIRcw, convidaremos as crianças para cantar, dançar e imitar os movimentos propostos no vídeo. 

Proposta 2- Convidaremos os familiares a elaborar um "chocalho", utilizando materiais diversos, como: garrafas pet, potes e/ou outras embalagens plásticas, tampas de garrafa, areia, pedrinhas, miçangas, gravetos, grãos, fitas adesivas. Com o chocalho a proposta será acompanhar o rítimo da canção apresentada anteriormente ( O caramujo e a saúva) e explorar o som deste instrumento de maneira divertida. 

Proposta 3- Através de um vídeo feitos por nós professoras, apresentaremos  através de desenho o nosso animal preferido, relacionando a ação do "caramujo e a saúva" na canção. 

Proposta 4 - instigaremos para que as crianças também realizem seus desenhos e pintem com a família em casa expressando um animal de sua preferência. 

AVALIAÇÃO: 
            Será a partir das ações das crianças em cada proposta, se participam com imitação e gestos durante a canção; se acompanham a canção explorando o som do chocalho confeccionado e a participação para desenhar e pintar. 

RECURSOS: 
           Celular, internet, sulfite, lápis de cor, garrafas pet, tampas de garrafa, grãos, miçangas, pedrinhas, fitas adesivas e outros. 

REFERÊNCIAS: 
          Organização Curricular da Educação Infantil 
          Palavra Cantada - "o caramujo e a saúva".





 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário