quarta-feira, 21 de outubro de 2020

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho com sugestão de atividade remota (EAD) envolvendo cuidado com plantas

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.



 CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
              *Escuta, fala, pensamento e imaginação 
              *Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 

SABERES E CONHECIMENTOS:
             *Fatos da história narrada 
             *Plantas suas características e habitat 

OBJETIVOS:
      *(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. 
              *Dialogar sobre fatos do poema, relacionando a flor amarela com o girassol 
         *(EI02ET03) Compartilhar com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela. 
             *Participar de situações do cuidado com o meio ambiente: aguar plantas. 

DESENVOLVIMENTO:

PROPOSTA 1: Será enviado o link com a contação do poema “A flor amarela” da escritora Cecília Meireles, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xS5wy2WT5Bw

PROPOSTA 2: Incentivaremos os familiares para que realizem um diálogo com as crianças relacionando a flor amarela do poema com o girassol que fora plantado anteriormente e Arabela estar molhar a flor é um cuidado que se deve ter com as plantas, pois as mesmas necessitam de água para crescer e  não morrer. Então apresentaremos o vídeo: “Sésamo: Vamos regar as plantas?”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FGbRHBMWX9U.
Então as crianças serão incentivadas a regar alguma planta que possuam em suas casas e os pais poderão nos enviar registros desses momentos, através de foto ou vídeo.

 

PROPOSTA 3: Para que as crianças entendam que a flor para desabrochar necessita de água, enviaremos um vídeo com uma experiência, onde uma flor de dobradura abre ao ser colocada na água, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=R4wq2NCSjyoOs familiares poderão realizar a experiência e nos relatar quais os diálogos estabelecidos pelas crianças através da mesma. 

 AVALIAÇÃO:
          Através dos registros enviados observaremos se as crianças assimilaram o cuidado que é necessário as plantas e se participam desses momentos ao regá-las relacionando com o poema que conheceram 

REFERÊNCIAS:
            Organização Curricular da Educação Infantil 
            Poema: “A flor amarela”- Cecília Meireles 

RECURSOS:
            Celular, água, plantas, cartolina, tesoura, recipiente com água

Plano de trabalho elaborado pelas professoras: Adelita Sales
                                                                          Mabila Hala
                                                                         Marcela Correa
                                                                        Michelle Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário