terça-feira, 3 de novembro de 2020

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho com sugestão de atividade remota (EAD) envolvendo história pertencente ao patrimônio histórico literário e contagem oral

  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.


CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

             *Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 
             * Corpo, gestos e movimentos 

SABERES E CONHECIMENTOS:
            *Contagem oral 
            *O corpo e seus movimentos 

OBJETIVOS:
         *(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc... em contextos diversos 
         *Perceber o uso da contagem no momento de realizar a receita 
    *(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar) combinando movimentos e seguindo orientações 
        *Imitar as posturas corporais dos animais do vídeo clipe (saltar, engatinhar) 

DESENVOLVIMENTO:

PROPOSTA 1: Será enviado o link da canção “O caso do Bolinho”- Fortuna inspirado na história de Tatiana Belinky. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iV1NGw3pAj0&list=PLcntU_hC8yJtYbmf2l9mRVje1eHfJwyLj&index=3&t=0s

PROPOSTA 2: Os familiares juntamente com as crianças serão convidados a realizarem alguma receita de bolinho, doce ou salgado, que seja tradicional na família, passado de geração para geração. Neste momento os familiares serão orientados a realizarem diálogos com as crianças sobre os ingredientes e quantidades, realizando contagem oral dos mesmos.

PROPOSTA 3: Através de um vídeo as professoras apresentarão a caixa didática “animais”, salientando as características físicas dos animais que contém na história (lebre, raposa e lobo)

PROPOSTA 4: As crianças serão incentivadas a se locomoverem como os animais apresentados, seja engatinhando ou saltando. Os familiares serão orientados a realizarem registros de fotos e vídeo destes momentos e enviarem para as professoras.

AVALIAÇÃO:
         Se dará mediante a observação dos registros de participação das crianças nos momentos de elaboração da receita e ao imitar os animais.

REFERÊNCIAS:
               Organização Curricular da Educação Infantil 
              “O caso do bolinho”- Tatiana Belnk 

RECURSOS:
             Celular, ingredientes, caixa didática


Plano de trabalho elaborado pelas professoras: Adelita Sales
                                                                          Mabila Hala
                                                                         Marcela Correa
                                                                        Michelle Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário