quinta-feira, 26 de novembro de 2020

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho com sugestão de atividade remota (EAD) envolvendo percepção da existência do ar em brincadeira

  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.




CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
      * Corpo, gestos e movimentos 
      *Espaços, tempo, quantidades, relações e transformações 

SABERES E CONHECIMENTOS: 
        *Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas 
        *Fenômenos naturais: luz solar, vento, chuva 

OBJETIVOS: 
       (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. 
   *Brincar nos espaços externos com objetos não estruturáveis, vivenciando suas possibilidades de movimentos. 
      *(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva, etc). 
       *Participar de momentos que sinta a presença do vento 

DESENVOLVIMENTO: 

PROPOSTA 1: Propor aos familiares que realizem brincadeiras com sacolas plásticas, orientandos-os a unirem as alças da sacola e amarrarem com barbante e disponibilizarem para a criança brincar com a mesma, percorrendo um espaço de um lado para o outro e observando o efeito do ar na sacola. 

Orientar aos familiares no cuidado com essa vivência pois a criança pode colocar a sacola na cabeça e se sufocar. 

PROPOSTA 2: O adulto deverá dialogar com a criança sobre a existência do vento e poderá proporcionar momentos onde a criança consiga percebê-la, como por exemplo: a criança soltar a sacola no vento e observar até onde o mesmo a leva. 

Orientar através de áudio que não se pode deixar lixo jogado na rua, principalmente sacolas que demoram a se decompor. 

AVALIAÇÂO: 
       Se dará mediante a observação dos relatos e registros dos familiares se a criança irá brincar com a sacola percorrendo o espaço, observando e sentindo o vento. 

REFERÊNCIAS: 
       Referencial Curricular do Paraná 

RECURSOS: 
        Sacola de plástico, barbante

Plano de trabalho elaborado pelas professoras: Fran Ilhéio e Patricia Primo

Nenhum comentário:

Postar um comentário