quinta-feira, 26 de novembro de 2020

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho com sugestão de atividades remotas (Ead) envolvendo noções de figuras geométricas

  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

       *Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações 

SABERES E CONHECIMENTOS: 
         *Tamanho, forma e posição dos objetos 
          *Relação objeto/ quantidade (idéia de correspondência) 

OBJETIVOS: 
        *(EI02ET05) Classificar objetos considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma, etc) 
       *Observar, manipular e agrupar objetos seguindo critérios mediados pelo adulto, formas geométricas: círculo, quadrado, retângulo e triangulo. 
       *(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc.. em contextos diversos 
      * Realizar contagem oral, durante brincadeira tendo auxílio do adulto como mediador 

DESENVOLVIMENTO: 

1 MOMENTO: Será enviado o link do vídeo Gugada as formas geométricas- (animação infantil) disponível em: 

2 MOMENTO: Através de áudio orientaremos aos familiares que após assistirem ao pequeno vídeo dialoguem com as crianças sobre as diferentes formas geométricas e que podemos encontrá-las em todos lugares, citando como exemplo: janela, porta, bola, brinquedos, tampas potes. 

3 MOMENTO: Os familiares deverão desenhar no chão cada uma das figuras que aparecem no vídeo e após auxiliarem as crianças a colocarem sobre as mesmas objetos correspondentes a estes formatos e após realizem a contagem oral de tais. Os familiares se possível deverão nos enviar registros destes momentos através de foto ou vídeo. 

AVALIAÇÃO: 
    Observar se as crianças nos registros enviados conseguem relacionar as figuras desenhadas no chão com as coletadas e se realizam a contagem oral das mesmas. 

RECURSOS:
         janela, porta, bola, brinquedos, tampas potes, celular 

REFERÊNCIAS: 
        Referencial Curricular do Paraná

Plano de trabalho elaborado por: Ana Rosa Palheiro Egisete Xavier, Sandra Márcia Ocanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário