quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

:EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho com sugestão de atividades remotas (EAD) envolvendo elaboração de instrumento musical e ritmo no acompanhamento de cantigas

  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.


CAMPO DE EXPERIÊNCIA: 
           Traços, sons, cores e formas

SABERES E CONHECIMENTOS:
          Percepção e produção sonora
         Suporte, materiais, instrumentos e técnicas das artes visuais e seus usos.

OBJETIVOS:
       (EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
          Participar da construção de instrumento musical, utilizando-o para execução musical.
        (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar) explorando cores texturas, superfícies, planas, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
       Participação da criação de objetos tridimensionais com materiais diversos: lata, barbante, papel dobradura colorido, cola, madeira etc

DESENVOLVIMENTO:

PROPOSTA 1: Após serem enviados os materiais: lata, barbante, papel dobradura colorido, cola, madeira, os familiares receberão um áudio explicativo da atividade semanal que será a decoração de um tambor para acompanhamento de cantigas.

PROPOSTA 2: Os materiais deverão ser disponibilizados para as crianças para que decorem as latas conforme seus gostos, preferências e criatividade, sendo auxiliados por um responsável na confecção deste instrumento musical.

PROPOSTA 3: As crianças serão incentivadas a cantarem cantigas que pertencem ao patrimônio cultural acompanhando com o tambor que fora elaborado pelas mesmas, solicitaremos que nos enviem registros destes momento através de fotos ou vídeos.

AVALIAÇÃO: Se dará mediante a observação da participação nos momentos de elaboração do instrumento e execução do acompanhamento enquanto cantam uma cantiga de sua preferência.

RECURSOS: lata, barbante, papel dobradura colorido, cola, madeira etc

REFERÊNCIAS: Organização Curricular da Educação Infantil
                            Cantigas pertencentes ao patrimônio cultural

Plano de trabalho elaborado por: Ana Rosa Palheiro e Egisete Xavier













Nenhum comentário:

Postar um comentário