quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho com sugestão de atividade remota (EAD) envolvendo exploração de características físicas e possibilidades de objetos

  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.



CAMPO DE EXPERIÊNCIA: 
                                   O eu, o outro e o nós
                                   Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

SABERES E CONHECIMENTOS: 
                                 Atributos e função social dos objetos
                                Características físicas, propriedades e utilidades dos objetos.

OBJETIVOS:
               (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
                   Manifestar curiosidade e autonomia ao explorar objetos e espaços.
               (EI02ET01)  Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
               Manipular objetos e brinquedos de materiais diversos, explorando suas características físicas e possibilidades de encher, esvaziar, fazer afundar, flutuar e etc.

DESENVOLVIMENTO: 

PROPOSTA 1: Serão enviados aos familiares imagens e áudios com orientações da atividade semanal, para a mesma será necessário os seguintes objetos: balde, bacia, banheira, animais e bonecas emborrachadas ou plástico, potes variados e tampas.

PROPOSTA 2: Primeiramente as crianças deverão observar as imagens que foram enviadas e então sobre a supervisão de um adulto responsável realizarão a brincadeira com água, sendo orientadas a manipular, explorar as características físicas e possibilidades dos objetos disponibilizados, os mesmos deverão perceber quando está cheio, vazio, pesado, leve, objetos que afundam ou flutuam, grande ou pequeno e etc.

PROPOSTA 3: Aos familiares solicitaremos que se possível participem das brincadeiras os auxiliando nas novas descobertas e criatividade e que também nos enviem registros destes momentos, através de fotos ou vídeos.

AVALIAÇÃO: Se dará mediante a observação da manifestação da curiosidade e autonomia das crianças durante a vivência, manipulando os objetos, explorando suas características físicas e possibilidades dos mesmos de: encher, esvaziar, afundar, flutuar e etc.

RECURSOS: balde, bacia, banheira, animais e bonecas emborrachadas ou plástico, potes variados e tampas.

REFERÊNCIAS: Organização Curricular da Educação Infantil

Plano de aula elaborado por: Ana Rosa Palheiro e Egisete Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário