* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
O eu, o outro e o nós
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
SABERES E CONHECIMENTOS:
Atributos e função social dos objetos
Características físicas, propriedades e utilidades dos objetos.
OBJETIVOS:
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
Manifestar curiosidade e autonomia ao explorar objetos e espaços.
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
Manipular objetos e brinquedos de materiais diversos, explorando suas características físicas e possibilidades de encher, esvaziar, fazer afundar, flutuar e etc.
DESENVOLVIMENTO:
PROPOSTA 1: Serão enviados aos familiares imagens e áudios com orientações da atividade semanal, para a mesma será necessário os seguintes objetos: balde, bacia, banheira, animais e bonecas emborrachadas ou plástico, potes variados e tampas.
PROPOSTA 2: Primeiramente as crianças deverão observar as imagens que foram enviadas e então sobre a supervisão de um adulto responsável realizarão a brincadeira com água, sendo orientadas a manipular, explorar as características físicas e possibilidades dos objetos disponibilizados, os mesmos deverão perceber quando está cheio, vazio, pesado, leve, objetos que afundam ou flutuam, grande ou pequeno e etc.
PROPOSTA 3: Aos familiares solicitaremos que se possível participem das brincadeiras os auxiliando nas novas descobertas e criatividade e que também nos enviem registros destes momentos, através de fotos ou vídeos.
AVALIAÇÃO: Se dará mediante a observação da manifestação da curiosidade e autonomia das crianças durante a vivência, manipulando os objetos, explorando suas características físicas e possibilidades dos mesmos de: encher, esvaziar, afundar, flutuar e etc.
RECURSOS: balde, bacia, banheira, animais e bonecas emborrachadas ou plástico, potes variados e tampas.
REFERÊNCIAS: Organização Curricular da Educação Infantil
Plano de aula elaborado por: Ana Rosa Palheiro e Egisete Xavier
Nenhum comentário:
Postar um comentário