* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
*Corpo, gestos e movimentos
*O eu, o outro e o nós
SABERES E CONHECIMENTOS:
*Motricidade e habilidades manuais
*Regras de jogos e brincadeiras
OBJETIVOS:
*(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adequando controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear entre outros.
*Participar de situações que envolvam amassar e rasgar folhas para elaboração de peteca
*(EI02EO06) Respeitar as regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras
*Participar de brincadeiras que estimulam as relações entre adulto/ criança
DESENVOLVIMENTO:
PROPOSTA 1: Será enviado o vídeo clipe da música Criança não trabalha do grupo musical Palavra Cantada, onde aparecem muitas brincadeiras.
PROPOSTA 2: Através de um vídeo destacaremos a brincadeira PETECA que contém na canção enviada. Então apresentaremos a possibilidade de elaboração de uma peteca utilizando materiais não convencionais. As criança deverão utilizar folhas de jornais ou revistas, amassa-las ou rasgá-las formando uma bolinha, essa bolinha deverá ser colocada no meio da ultima folha, então é necessário que junte as pontas da mesma e a amarre com um barbante.
PROPOSTA 3: O adulto responsável poderá brincar com a criança com a peteca elaborada, ensinando-lhe como são realizados os movimentos nesta brincadeira. Solicitaremos que se possível sejam enviados registros destes momentos através de áudio, foto ou vídeo.
AVALIAÇÃO:
Se dará mediante a observação dos registros enviados pelos familiares da participação das crianças no momentos de elaboração da peteca e nas tentativas de lançar a mesma na brincadeira.
RECURSOS DIDÁTICO:
celular, sulfite, folha de jornal, folha de revista, barbante
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Organização Curricular da Educação Infantil
Música: "Criança não trabalha" Palavra Cantada
Plano de trabalho elaborado pelas professoras: Ana Rosa Palheiro e Maria Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário