segunda-feira, 9 de agosto de 2021

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho com sugestões de atividades para a semana de volta as aulas presenciais

  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país. 




Campos de experiência:
                 *Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações;
                 *O Eu, o outro e o nós;
                *Corpo, gesto e movimento;

Saberes e conhecimentos:
                  *Percepção do entorno;
                  *Autoconhecimento;
                 *Comunicação verbal e expressão de sentimento;
                 *Coordenação motora ampla: equilíbrio, destreza e postura corporal;
                 *Seu corpo, suas possibilidades motoras, sensoriais e expressivas;

Objetivos:
           *(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante, depois)
           *Conhecer os diferentes espaços da escola por meio de explorações que promovam identificação de relações espaciais.
          *(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade de enfrentar dificuldades e desafios.
                 *Brincar com seu corpo por meio de gestos e movimentos.
            *Expressar suas emoções e sentimentos de modo que seus hábitos, ritmos e preferências individuais sejam respeitadas no grupo em que convive.
      *(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender
        *Usar expressões faciais para apoiar os seus relatos de situações vividas ou sua opinião diante dos questionamentos sobre uma história.
        *(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
          *Vivenciar brincadeiras de esquema corporal e expressão utilizando diferentes linguagens.

Desenvolvimento:

    Acolheremos as crianças com sorrisos , demonstrando afeto e indicando os brinquedos dispostos na sala.
    No primeiro dia, em uma roda de conversa será abordado assuntos como a volta às aulas e os cuidados que iremos ter daqui para a frente mediante a pandemia, para que as crianças tenham um melhor entendimento do momento em que estamos vivendo. Será apresentado para as crianças o espaço do CMEI, para que elas possam conhecer e se familiarizar com o novo ambiente, com intuito de despertar o interesse e a curiosidade nos espaços como parque, brinquedoteca, espaço da sala de aula, os diversos brinquedos, onde ficarão suas mochilas, os banheiros, refeitórios e afins.
    No segundo dia nos reuniremos em uma roda de conversa para a leitura do livro “O monstro das cores - ANNA LLENAS”, em seguida será disponibilizado uma folha de papel, para que as crianças possam desenhar o que estão sentindo naquele momento, com objetivo de fazer com que elas identifiquem seus sentimentos, e instigando a expressá-los.
    No terceiro dia, em uma roda de conversa iremos relembrar a história, enfatizando os sentimentos de alegria e de tristeza, a forma como nos comportamos quando estamos tristes ou alegres, como lidar com tais sentimentos, deixando com que seja um diálogo participativo e expressivo por parte das crianças. Em seguida realizaremos uma dinâmica envolvendo expressões corporais, no tema abordado.
    No quarto dia, em uma roda da conversa, enfatizando os sentimentos de raiva e medo, falaremos como eles nos afetam no dia a dia, e qual a melhor maneira de lidar com eles, utilizando bexiga e farinha iremos elaborar monstrinhos e desenhar expressões nos mesmos. Após as crianças poderão brincar com os mesmo.
    No quinto dia em uma roda da conversa, relembraremos a história contada durante a semana, enfatizando o sentimento de calma, e a maneira como o personagem do livro organizou seus sentimentos, montaremos em seguida um circuito utilizando cartolina, com as cores contadas na história, propondo que eles escolham um sentimento, passem pelo circuito, encontrando um bambolê no final, onde eles se posicionaram no círculo, e reproduziram o sentimento respectivo a sua cor.

Avaliação:
    A avaliação se dará mediante as tentativas de realização das propostas, observando se as crianças conseguem identificar e expressar seus sentimentos e se identificam os espaços apresentados há eles.

Recursos:
    Livro “O monstro das cores - ANNA LLENAS”, cartolina, cesto, bolinhas de plástico, cartolinas, bambolê, papel, giz de cera.

Referências: 
    Organizador curricular BNCC
    Livro “O monstro das cores - ANNA LLENAS”,




Plano de trabalho das Professoras: Adelita Sales, Mabila Hala, Michele Guimarães e Lilian Marcelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário