* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
Plano 1:
Campo de experiência:
*O Eu, o Outro e o Nós.
Saberes e conhecimentos:
*Características físicas: Semelhanças e diferenças.
Objetivos:
*(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
*Reconhecer diferenças e semelhanças das pessoas quanto a: cabelos, pele, olhos, altura e outros.
Desenvolvimento:
1° Momento: As professoras convidarão as crianças para assentarem e ouvir a história “A Menina Bonita do Laço de Fita”, de Ana Maria Machado com ilustrações de Claudius, será realizada a interpretação da história, através de questionamentos tais como: Como era a Menina do livro? Quem achava ela a Menina mais linda? O que o Coelho perguntou a ela? E o que o Coelho fazia a cada resposta da menina? Então o que a Mãe da Menina contou ao Coelho? Levar a criança a perceber, que desde do seu cabelo até a cor de sua pele são características herdadas de seus familiares. Perguntar com quem eles acham que se parecem. Realizaremos então registro na cartolina com as respostas das crianças.
2° Momento: Convidaremos o grupo de crianças a compor um brinquedo com fitas assim como a Menina que usava fitas no seu cabelo, será apresentado o brinquedo e explicado que ele se chama “Balangandã”. Aṕos o término da elaboração, brincar com o brinquedo área externa.
3° Momento: Hora do conto: apresentaremos a história “A Cor de Coraline” de Alexandre Rampazo, após a contação, será disponibilizado lápis de cor para desenharem e pintarem como na história.
Avaliação: A avaliação se dará através da observação se as crianças conseguiram identificar e perceber as características e semelhanças das pessoas.
Recursos: Livros, barbante, fitas, jornal, cola, tesoura, papel crepom, fita adesiva
Referências:
“A Menina Bonita do Laço de Fita”, de Ana Maria Machado
“A Cor de Coraline” de Alexandre Rampazo
Organização Curricular da Educação InfantilPlano 2:
Campo de experiência:
*O Eu, o Outro e o Nós.
Saberes e conhecimentos:
*Características físicas: Semelhanças e diferenças.
Objetivos:
*(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
*Perceber suas características físicas observando-se no espelho.
Desenvolvimento:
1° Momento: Será apresentado às crianças o auto retrato da expoente das artes plásticas Tarsila do Amaral e explicado o que é um auto retrato, salientaremos que aquela imagem reflete como ela se via, convidaremos o grupo a se observarem no espelho notando suas características, nesse momento instigaremos as crianças a oralizarem sobre as mesmas. A cada criança que se direciona ao espelho cantaremos uma música:
Essa (e) no espelho quem será, quem será?
Essa (e) no espelho quem será, quem será?
Preste atenção que eu vou te contar
É a (o) [nome da criança] que veio se olhar
2° Momento: Após esse momento disponibilizaremos uma folha onde será solicitado que as crianças desenhem como eles se vêem, instigaremos os mesmos a observarem cada detalhe de sua fisionomia, seus órgãos dos sentidos: olhos, nariz, boca, orelha e também seu cabelo.
3° Momento: Disponibilizaremos fantasias, chapéus e acessórios e incentivaremos a brincarem, dançarem e se apreciarem no espelho.
Hora do conto:
Será apresentado o poema “EU” do grupo musical Palavra cantada, de Paulo Tatit e Sandra Peres com ilustrações de Walther Moreira Santos. As crianças poderão explorar o livro e assistir ao vídeo clipe da canção. Disponível em:
Avaliação: Se dará mediante a observação das crianças se conseguiram identificar suas características físicas no espelho.
Recursos: Livro, tv, pen drive, espelho, tela, fantasias, chapéus, acessórios, folha sulfite, lápis de cor
Referências:
Tela “Auto retrato" Tarsila do Amaral
“EU" Paulo Tatit e Sandra Peres
Organização Curricular da Educação InfantilPlano 3:
Campo de experiência:
*O Eu, o Outro e o Nós.
*Corpo, Gestos e Movimentos.
Saberes e conhecimentos:
*Autoconhecimento.
*O corpo e seus movimentos.
Objetivos:
*(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
*Reconhecer sua imagem corporal em fotos.
*(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
*Dançar executando movimentos variados.
Desenvolvimento:
1° Momento: As crianças serão convidadas a assentar se então será disponibilizado fotos delas para se observarem, questionaremos o que elas estão vendo? Após as respostas, solicitar que elas apontem seus braços, pernas entre outros. Então perguntaremos o que elas mais gostam nelas? Perguntar se estavam felizes ou tristes na foto. Instigar elas a oralizarem o que vêem na foto e suas características físicas.
2° Momento: Será realizada a contação da história “Meu corpo” de Ruth Rocha e Anna Flora com ilustrações de Adalberto Cornavaca e Alberto LLinares, após contar a História fazer a exploração do livro identificando as partes do corpo e fazendo suas funções. Ex: “Eu tenho dois olhos que são para olhar.” Vamos olhar o que temos à nossa volta? “E o meu nariz serve para cheirar”. Vamos cheirar o ar? Que cheiro estamos sentindo? Inspire e expire! “Eu tenho uma boca pra se alimentar”. Vamos fazer de conta que estamos mastigando.
3° Momento: Disponibilizaremos uma cartolina grande com a foto do rosto da criança e então iremos propor realizar o contorno do corpo na cartolina, será disposto tinta com pincel para eles pintarem.
4° Momento: Realizaremos movimentos ao som de cantigas que falem sobre as partes do corpo tais como:
"Cabeça, ombro, joelho e pé" "Boneca de lata" "Fui no mercado" "Formiguinha da roça" entre outras.
Avaliação: A avaliação se dará por meio de observação se as crianças identificaram sua imagem e suas características físicas.
Recursos: Livro, cartolina, tinta, pincel, foto, rádio, pen drive
Referências:
Cantigas populares: "Cabeça, ombro, joelho e pé" "Boneca de lata" "Fui no mercado" "Formiguinha da roça"
Poema: Meu corpo” de Ruth Rocha e Anna Flora
Organização Curricular da Educação InfantilPlano 4:
Campo de experiência:
*O Eu, o Outro e o Nós.
*Traços, Sons, Cores e Formas.
Saberes e conhecimentos:
*Respeito a individualidade e diversidade.
*Obras de Arte.
Objetivos:
*(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
*Reconhecer diferenças e semelhanças das pessoas quanto a altura e tamanhos.
*(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
*Criar produtos com massa de modelar.
Desenvolvimento:
1° Momento: Convidaremos o grupo de crianças a assentar para ouvir a história “Tamanhos” de Ruth Rocha e Anna Flora com ilustrações de Adalberto Cornavaca e Alberto LLinares, após as professoras irão fazer perguntas sobre quem é mais alto, quem o mais baixo do grupo, compararemos a altura das crianças em relação a das professoras, em relação ao armário, quadro, janela etc Comparar as mãos, os pés de quem será que é maior.
2° Momento: Disponibilizar sulfites, colocar o nome da criança, e fazer o contorno dos pés e das mãos disponibilizar lápis aquarelável para pintar. Expor numa cartolina na parede e que fique a altura deles para visualizarem e observarem qual é maior e qual é menor.
3° Momento: Em uma roda da conversa apresentar a tela “Abaporu” de Tarsila do Amaral, contar o nome da imagem e perguntar se ela existisse de verdade ela seria grande ou pequena, qual o tamanho da cabeça, qual o tamanho do pé. Ela está sentada e se ficasse em pé qual seria o tamanho? Disponibilizar massa de modelar para elas criarem o Abaporu.
4° Momento: Colocar num cesto bolas de diferentes tamanhos e solicitar que cada um pegue uma bola e oralize seu tamanho, grande ou pequena. Possibilitar que brinquem com as bolas, incentivando-os a jogar para o alto e para baixo.
Avaliação: Se dará durante através da observação se as crianças reconhecem diferenças entre eles em relação a tamanho e no momento de elaborar o abaporu durante a manipulação da massa de modelar.
Recursos: Livro, lápis de cor, massa de modelar, tela, sulfite, bola
Referências:
Livro “Tamanhos” de Ruth Rocha e Anna Flora
Tela “Abaporu” de Tarsila do Amaral
Organização Curricular da Educação InfantilPlano 5:
Campo de experiência:
*O Eu, o Outro e o Nós.
*Corpo, gestos e movimentos.
Saberes e conhecimentos:
*Respeito a individualidade e diversidade.
*O corpo e o espaço.
Objetivos:
*(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
*Reconhecer diferenças e semelhanças das pessoas quanto a: cabelos, pele, olhos, altura.
*(EI02ECG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
*Brincar com os colegas de esconder e achar brinquedos e objetos no espaço.
Desenvolvimento:
1° Momento: As professoras irão iniciar apresentando a Lata da Alegria. Cantando a música “Olha o que vem chegando para alegrar o nosso dia, vamos dar boas vindas para a Lata da Alegria...Vamos dar boas vindas para (Ex: o Arthur) e assim continua até que todas as crianças sejam cumprimentadas.
2° Momento: Contar a história “Diversidade” de Tatiana Belinky, com ilustração de Fê. Realizar a exploração do livro. Questionar a eles se são iguais ou diferentes quanto a cabelo, a pele, olhos e altura. Será salientado que cada um de nós com nossas diferenças somos lindos e especiais.
3° Momento: Convidar as crianças para brincar ouvindo a música ou cantando “Cara de Que” com a professora Naymin Adami realizando as expressões faciais disponível em:
4° Momento: Disponibilizar um papel cortado em círculo para que as crianças desenhem a "cara" que mais gostaram:
Cara de bravo; Cara de inteligente; Cara de medo; Cara de apaixonado; Cara de dor de barriga; Cara de sono; Cara de estátua; Cara de alegria.
5° Momento: Convidar as crianças para brincar de "Escondeu e Achou” com brinquedos ou objetos. As crianças ficam com os olhos fechados e de costas e a professora esconde um brinquedo ou objeto e solicita que elas encontrem. Depois pode inverter uma criança esconde e a professora junto com o restante acha.
Avaliação: A avaliação se dará observando se o grupo respeita as regras da brincadeira Escondeu e Achou e se reconhecem as diferenças entre eles em relação a cabelos, pele, olhos e altura.
Avaliação: Se dará durante através da observação se as crianças reconhecem diferenças entre eles em relação a tamanho e no momento de elaborar o abaporu durante a manipulação da massa de modelar.
Recursos: Livro, papel sulfite, objetos, brinquedos, lápis de cor
Referências:
Livro “Diversidade” de Tatiana Belinky
Organização Curricular da Educação Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário