* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
Campo de experiência:
*O eu, o outro e o nós.
*Corpo,gestos e movimento.
*Traços,sons, cores e formas.
Saberes e Conhecimentos:
*Comunicação verbal e expressão de sentimentos.
*Elementos da linguagem visual: texturas, cores,superfícies,volumes, espaços,formas, etc.
Objetivo geral:
*(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos,buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
*(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais,adquirindo controle para desenhar,pintar,rasgar,folhear,entre outros.
*(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila,massa de modelar explorando cores,texturas,superfícies,planos,formas e volumes ao criar objetivos tridimensionais.
Objetivo Específico
*Usar expressões faciais para apoiar os relatos de situações vividas ou sua opinião diante de questionamentos sobre uma história.
*Demonstrar atitude de escuta e\ ou atenção visual para compreender o outro.
*Observar e manipular, objetos identificar características variadas como: cor, textura,tamanho,forma entre outros, classificando-os e nomeando-os.
*Coordenar o movimento das mãos utilizando giz escolar, giz de cera em diferentes suportes para fazer marcas gráficas.
Desenvolvimento
Proposta 1: (1 dia)
Roda de conversa: Organizaremos o momento de leitura do livro “Bom dia todas as cores'' de Ruth Rocha. Indagaremos as crianças sobre a mesma: O que aconteceu com o camaleão na história? porque ele mudou de cor? entre outras. Levantaremos os conhecimentos prévios das crianças, partindo de suas falas e reflexões, explicaremos alguns valores que a história nos traz, a importância de respeitar a individualidade, opiniões diferentes, o espaço e a natureza, entre outros, que cada um é e pensa diferente, mas ainda assim podem ser amigos. Instigaremos as crianças para que observem dentro da sala e ou no espaço externo procurem as cores da história, em objetos, na natureza.
Sugestão de Música : Capas coloridas, “Camaleão” Grupo Palavra Cantada.
Proposta 2: (2 dia)
Convidaremos as crianças para realizar a tentativa, de desenho no papel color set preto, que dará mais destaque as cores do giz colorido, para que realizem um desenho sobre a história que ouviram anteriormente, “Bom dia todas as cores" de Ruth Rocha, com giz escolar (quadro negro) colorido molhado, podemos mostrar as crianças que o giz fica com a cor mais forte conforme é molhado.
Proposta 3: (3 dia)
Dando continuidade, as vivências com a história , iremos apresentar através de fichas, do recurso didático Caixa didática "Animais" imagens reais do camaleão, levantaremos os conhecimentos prévios das crianças, sobre o animal, após explicaremos porque ele muda de cor e outras curiosidades, apresentaremos neste momento vídeos educativos com especificidades deste animal. Curiosidades do Camaleão (Mundo Animal)).
Em seguida, iremos compor um camaleão sensorial, com plástico, sulfite e tinta guache nas cores do camaleão da história, ao fundo do plástico estará a imagem no sulfite do camaleão, assim eles podem sentir a textura da tinta no plástico e pintar o desenho do animal com as tintas fazendo com que fique colorido.
Proposta 4: (4 dia)
Relembraremos as especificidades do camaleão e destacaremos o fato de sua língua ser o dobro do tamanho de seu corpo e ser com ela que caçam suas presas. Então iremos compor um camaleão, distribuiremos o molde e solicitaremos que a criança o pinte da sua cor preferida, então iremos realizar um brinquedo com língua de sogra, conforme o vídeo: Tutorial
Proposta 5: (5 dia)
Assistiremos um vídeo onde apresenta o Camaleão mudando de cor, então realizaremos uma experiência das cores com as garrafinhas coloridas:
Recontaremos a história de forma diferente utilizando como recurso a garrafinha sensorial, utilizaremos cada garrafa com uma das cores em que o camaleão mudou, estimulando as crianças a imaginarem que as garrafinhas são o camaleão, na tampa de cada garrafinha com água um pouco de tinta com a sua respectiva cor, chacoalhando a água ficará da cor de dentro da tampa. Após entregaremos outras garrafinhas para que as crianças façam o mesmo e descubram a cor, nomeando-as.
Avaliação: Será mediante as propostas do dia realizada, observando se as crianças participam ativamente das vivências, seja no momento de contação de história, se expressa suas opiniões quando instigado, seus sentimentos.As regras simples de convívio em momentos de cuidado com a saúde e brincadeira, observar se a criança percebe as cores em objetos e no espaço, se consegue nomear, reconhecer. E durante as ações com desenho observar a coordenação motora para utilizar os recursos disponibilizados.
Recursos: Livro,(Livro em PDF) giz escolar, papel color set, papel sulfite, tesoura, durex, fita crepe chromebook e datashow , fichas com as imagens do camaleão, garrafas, caixa didática, tinta, água, língua de sogra
Referências:
Organizador curricular BNCC,
“Bom dia todas as cores” de Ruth Rocha,
google imagens.
Sugestão de música:
1- Música: Atirei o pau no gato (ritmo).
Eu conheço um bichinho-nho-nho,
Colorido-do-do, que confusão-são-são!
Todo dia-ia-ia, troca de cor-cor-cor,
Ele é, ele é, o camaleão!!! (azul) cada um fala a cor que quiser no final.
No fim da música, substituir o "miau" por um grito de guerra com os nomes das cores trabalhadas: 'Verde! Vermelho! Amarelo! Marrom! Preto!' (Usar quantas cores quiser, enquanto durar a brincadeira...)
Plano de trabalho das Professoras: Adelita Sales, Mabila Hala, Michele Guimarães e Lilian Marcelino
Nenhum comentário:
Postar um comentário