* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
PLANO 1
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
SERES VIVOS
LINGUAGEM ORAL
OBJETIVOS:
(EI02ET03) COMPARTILHAR COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE
CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA
OBSERVAR, IMITAR E NOMEAR ALGUMAS PARTICULARIDADES DOS
ANIMAIS
(EI02EF02) IDENTIFICAR E CRIAR DIFERENTES SONS E RECONHECER
RIMAS E ALITERAÇÕES EM CANTIGAS DE RODA E TEXTOS POÉTICOS
PARTICIPAR DE DIÁLOGOS AFETOS A HISTÓRIA E BRINCADEIRAS DE
CANTIGAS DE RODA
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ORGANIZAREMOS E APRESENTAREMOS A HISTÓRIA “O NASCIMENTO DA LUA” DE COBY HOL DIALOGAREMOS COM O GRUPO SOBRE A HISTÓRIA, EM SEGUIDA UTILIZANDO A CAIXA DIDÁTICA “ANIMAIS” PROCURAREMOS AS FICHAS COM IMAGENS E CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS QUE APARECEM NA HISTÓRIA E IREMOS EXPOR AS MESMAS NO VARAL DE HISTÓRIAS. EM OUTRO MOMENTO UTILIZANDO A CAIXA MUSICAL RELEMBRAREMOS CANTIGAS DE RODA QUE SÃO DE ANIMAIS.
RECURSOS: CAIXA MUSICAL, CAIXA DIDÁTICA, FICHAS, LIVRO, VARAL DA CHAMADA.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
LIVRO: “O NASCIMENTO DA LUA” DE COBY HOL
AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DOS DIÁLOGOS AFETOS A HISTÓRIA APRESENTADA
PLANO 2
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
ELEMENTOS DA NATUREZA
O CORPO E O ESPAÇO
OBJETIVOS:
(EI02ET02) OBSERVAR, RELATAR E DESCREVER INCIDENTES DO
COTIDIANO E FENÔMENOS NATURAIS (LUZ SOLAR, VENTO, CHUVA ETC)
PARTICIPAR DE MOMENTOS EM QUE PERCEBA A LUZ SOLAR
(EI02CG02) DESLOCAR SEU CORPO NO ESPAÇO, ORIENTANDO-SE
POR NOÇÕES COMO EM FRENTE, ATRÁS, NO ALTO, EMBAIXO, DENTRO, FORA ETC., AO SE ENVOLVER EM BRINCADEIRAS E ATIVIDADES DE DIFERENTES NATUREZAS.
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ORGANIZAREMOS E RELEMBRAREMOS A HISTÓRIA “O NASCIMENTO DA LUA” DE COBY HOL, ENTÃO NOS DIRECIONAREMOS ATÉ A ÁREA EXTERNA DA INSTITUIÇÃO INDICAREMOS O LADO QUE A SOMBRA DO SOL ESTÁ, DISPONIBILIZAREMOS CARTOLINA, PINCEL E ANIMAIS DE PLÁSTICOS E INCENTIVAREMOS AS CRIANÇAS A DESENHAREM AS FORMAS DAS SOMBRAS, EM SEGUIDA DEMONSTRAREMOS COM O CORPO VÁRIAS IMAGENS QUE PODEMOS CRIAR COM A PRÓPRIA SOMBRA
RECURSOS: LIVRO, VARAL DA CHAMADA.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
LIVRO: “O NASCIMENTO DA LUA” DE COBY HOL
AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NAS VIVÊNCIAS PROPOSTAS E SE ASSIMILAM O FENÔMENO DA LUZ SOLAR
PLANO 3
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
GÊNEROS TEXTUAIS
OBJETIVOS:
(EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A
LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA)
PARTICIPAR DE MOMENTOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM BASE
EM IMAGENS
FAZER USO DE DIFERENTES TÉCNICAS, MATERIAIS E RECURSOS
PARA PRODUZIR ILUSTRAÇÕES
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ORGANIZAREMOS NA BRINQUEDOTECA, AMBIENTE ESCURO E APRESENTAREMOS A HISTÓRIA “A FESTA NO CÉU” DE ANGELA LAGO UTILIZANDO O RECURSO TEATRO DAS SOMBRAS, APÓS DISPONIBILIZAREMOS LANTERNAS PARA AS CRIANÇAS REALIZAREM BRINCADEIRAS VARIADAS, POSSIBILITANDO QUE AS CRIANÇAS OBSERVEM AS LUZES E TENTEM RECONTAR A HISTÓRIA APRESENTADA.
RECURSOS: LIVRO, VARAL DA CHAMADA, LANTERNAS, MOBILES DE PALITO, CAIXA DE SAPATO, SULFITE, COLA, TESOURA
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
LIVRO: “A FESTA NO CÉU” DE ANGELA LAGO
AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NAS VIVÊNCIAS PROPOSTAS E SE PRESTAM ATENÇÃO NA HISTÓRIA APRESENTADA
Dica do teatro das sombras (clique aqui)
PLANO 4
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
FATOS DA HISTÓRIA NARRADA
SUPORTES, MATERIAIS E INSTRUMENTOS PARA DESENHAR, PINTAR,
FOLHEAR
OBJETIVOS:
(EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA
HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS
IDENTIFICAR PERSONAGENS E SUAS CARACTERÍSTICAS
(EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES
MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR,
FOLHEAR, ENTRE OUTROS
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ORGANIZAREMOS E NOVAMENTE APRESENTAREMOS A HISTÓRIA “A FESTA NO CÉU” DE ANGELA LAGO, DESTA VEZ SERÁ UTILIZADO O LIVRO, APRESENTAREMOS AS ILUSTRAÇÕES E SOLICITAREMOS QUE NOMEIEM OS ANIMAIS DESTACANDO SE VOAM, ANDAM OU RASTEJAM. NO VARAL DE HISTÓRIAS IREMOS REALIZAR ESTA DIVISÃO CONFORME AS CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS DAS FICHAS DA CAIXA DIDÁTICA “ANIMAIS”. EM OUTRO MOMENTO, NO REFEITÓRIO IREMOS DISPONIBILIZAR EM CARTOLINA A FIGURA DA TARTARUGA, COM SEU CASCO VAZADO, REPRESENTANDO O CASCO DO ANIMAL, O QUAL FOI QUEBRADO NA HISTÓRIA, UTILIZANDO MASSA DE MODELAR, IREMOS REALIZAR UMA COMPOSIÇÃO, NA QUAL O GRUPO DEVERÁ PREENCHER O CASCO DO ANIMAL COM A MASSINHA.
RECURSOS: LIVRO, VARAL DA CHAMADA, CAIXA DIDÁTICA, FICHAS, MASSA DE MODELAR, CARTOLINA, COLA, TESOURA
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
LIVRO: “A FESTA NO CÉU” DE ANGELA LAGO
AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NAS VIVÊNCIAS, NOS MOMENTOS DE DIVISÃO DAS FICHAS DOS ANIMAIS E NA COMPOSIÇÃO COM MASSA DE MODELAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário