terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho envolvendo momentos em que a criança perceba a luz solar através de histórias, diferentes vivências e do lúdico.

  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país. 


PLANO 1

 CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

  • TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • SERES VIVOS

  • LINGUAGEM ORAL


OBJETIVOS:

  • (EI02ET03) COMPARTILHAR COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE 

CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA

  • OBSERVAR, IMITAR E NOMEAR ALGUMAS PARTICULARIDADES DOS 

ANIMAIS

  • (EI02EF02) IDENTIFICAR E CRIAR DIFERENTES SONS E RECONHECER 

RIMAS E ALITERAÇÕES EM CANTIGAS DE RODA E TEXTOS POÉTICOS

  • PARTICIPAR DE DIÁLOGOS AFETOS A HISTÓRIA E BRINCADEIRAS DE

 CANTIGAS DE RODA


DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ORGANIZAREMOS E APRESENTAREMOS A HISTÓRIA “O NASCIMENTO DA LUA” DE COBY HOL DIALOGAREMOS COM O GRUPO SOBRE A HISTÓRIA, EM SEGUIDA UTILIZANDO A CAIXA DIDÁTICA “ANIMAIS” PROCURAREMOS AS FICHAS COM IMAGENS E CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS QUE APARECEM NA HISTÓRIA E IREMOS EXPOR AS MESMAS NO VARAL DE HISTÓRIAS. EM OUTRO MOMENTO UTILIZANDO A CAIXA MUSICAL RELEMBRAREMOS CANTIGAS DE RODA QUE SÃO DE ANIMAIS.

RECURSOS: CAIXA MUSICAL, CAIXA DIDÁTICA, FICHAS, LIVRO, VARAL DA CHAMADA. 

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

LIVRO: “O NASCIMENTO DA LUA” DE COBY HOL

AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DOS DIÁLOGOS AFETOS A HISTÓRIA APRESENTADA





PLANO 2


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

  • TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • ELEMENTOS DA NATUREZA

  • O CORPO E O ESPAÇO


OBJETIVOS:

  • (EI02ET02) OBSERVAR, RELATAR E DESCREVER INCIDENTES DO 

COTIDIANO E FENÔMENOS NATURAIS (LUZ SOLAR, VENTO, CHUVA ETC)

  • PARTICIPAR DE MOMENTOS EM QUE PERCEBA A LUZ SOLAR

  • (EI02CG02) DESLOCAR SEU CORPO NO ESPAÇO, ORIENTANDO-SE 

POR NOÇÕES COMO EM FRENTE, ATRÁS, NO ALTO, EMBAIXO, DENTRO, FORA ETC., AO SE ENVOLVER EM BRINCADEIRAS E ATIVIDADES DE DIFERENTES NATUREZAS.


DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ORGANIZAREMOS E RELEMBRAREMOS A HISTÓRIA “O NASCIMENTO DA LUA” DE COBY HOL, ENTÃO NOS DIRECIONAREMOS ATÉ A ÁREA EXTERNA DA INSTITUIÇÃO INDICAREMOS O LADO QUE A SOMBRA DO SOL ESTÁ, DISPONIBILIZAREMOS CARTOLINA, PINCEL E ANIMAIS DE PLÁSTICOS E INCENTIVAREMOS AS CRIANÇAS A DESENHAREM AS FORMAS DAS SOMBRAS, EM SEGUIDA DEMONSTRAREMOS COM O CORPO VÁRIAS IMAGENS QUE PODEMOS CRIAR COM A PRÓPRIA SOMBRA

 

RECURSOS: LIVRO, VARAL DA CHAMADA

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

LIVRO: “O NASCIMENTO DA LUA” DE COBY HOL

AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NAS VIVÊNCIAS PROPOSTAS E SE ASSIMILAM O FENÔMENO DA LUZ SOLAR





PLANO 3


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • GÊNEROS TEXTUAIS


OBJETIVOS:

  • (EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A 

LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA)

  • PARTICIPAR DE MOMENTOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM BASE

EM IMAGENS

  • FAZER USO DE DIFERENTES TÉCNICAS, MATERIAIS E RECURSOS

PARA PRODUZIR ILUSTRAÇÕES



DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ORGANIZAREMOS NA BRINQUEDOTECA, AMBIENTE ESCURO E APRESENTAREMOS A HISTÓRIA “A FESTA NO CÉU”  DE ANGELA LAGO UTILIZANDO O RECURSO TEATRO DAS SOMBRAS, APÓS DISPONIBILIZAREMOS LANTERNAS PARA AS CRIANÇAS REALIZAREM BRINCADEIRAS VARIADAS, POSSIBILITANDO QUE AS CRIANÇAS OBSERVEM AS LUZES E TENTEM RECONTAR A HISTÓRIA APRESENTADA.

 

RECURSOS: LIVRO, VARAL DA CHAMADA, LANTERNAS, MOBILES DE PALITO, CAIXA DE SAPATO, SULFITE, COLA, TESOURA

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

LIVRO: “A FESTA NO CÉU”  DE ANGELA LAGO 

AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NAS VIVÊNCIAS PROPOSTAS E SE PRESTAM ATENÇÃO NA HISTÓRIA APRESENTADA

                                                 

Dica do teatro das sombras (clique aqui)

PLANO 4


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • FATOS DA HISTÓRIA NARRADA

  • SUPORTES, MATERIAIS E INSTRUMENTOS PARA DESENHAR, PINTAR,

FOLHEAR


OBJETIVOS:

  • (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA

HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS

  • IDENTIFICAR PERSONAGENS E SUAS CARACTERÍSTICAS

  • (EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES

MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR,

FOLHEAR, ENTRE OUTROS



DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ORGANIZAREMOS E NOVAMENTE APRESENTAREMOS A HISTÓRIA “A FESTA NO CÉU”  DE ANGELA LAGO, DESTA VEZ SERÁ UTILIZADO O  LIVRO, APRESENTAREMOS AS ILUSTRAÇÕES E SOLICITAREMOS QUE NOMEIEM OS ANIMAIS DESTACANDO SE VOAM, ANDAM OU RASTEJAM. NO VARAL DE HISTÓRIAS IREMOS REALIZAR ESTA DIVISÃO CONFORME AS CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS DAS FICHAS DA CAIXA DIDÁTICA “ANIMAIS”. EM OUTRO MOMENTO, NO REFEITÓRIO IREMOS DISPONIBILIZAR EM CARTOLINA A FIGURA DA TARTARUGA, COM SEU CASCO VAZADO, REPRESENTANDO O CASCO DO ANIMAL, O QUAL FOI QUEBRADO NA HISTÓRIA, UTILIZANDO MASSA DE MODELAR, IREMOS REALIZAR UMA COMPOSIÇÃO, NA QUAL O GRUPO DEVERÁ PREENCHER O CASCO DO ANIMAL COM A MASSINHA. 

RECURSOS: LIVRO, VARAL DA CHAMADA, CAIXA DIDÁTICA, FICHAS, MASSA DE MODELAR, CARTOLINA, COLA, TESOURA

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

LIVRO: “A FESTA NO CÉU”  DE ANGELA LAGO 

AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NAS VIVÊNCIAS, NOS MOMENTOS DE DIVISÃO DAS FICHAS DOS ANIMAIS E NA COMPOSIÇÃO COM MASSA DE MODELAR








Nenhum comentário:

Postar um comentário