* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
PLANO 1
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
O EU O OUTRO E O NÓS
SABERES E CONHECIMENTOS:
RESPEITO A INDIVIDUALIDADE E A DIVERSIDADE DE TODOS
OBJETIVOS:
(EI02EO01) DEMONSTRAR ATITUDES DE CUIDADO E SOLIDARIEDADE
NA INTERAÇÃO COM CRIANÇAS E ADULTOS
INTERAGIR POR MEIO DE DIFERENTES LINGUAGENS COM O GRUPO
DA INSTITUIÇÃO (PROFISSIONAIS E COLEGAS) ESTABELECENDO VÍNCULOS AFETIVOS.
DESENVOLVIMENTO:
ACOLHEREMOS AS CRIANÇAS COM SORRISOS E ABRAÇOS, OS CHAMANDO PELO NOME E INDICANDO AS POSSIBILIDADES DE BRINQUEDOS DIVERSIFICADOS DISPOSTOS EM SALA.
APÓS MOMENTO DE ROTINA (CAFÉ DA MANHÃ E HIGIENE) NOS ENCAMINHAREMOS ATÉ A SALA E APRESENTAREMOS A MÚSICA: "Bom dia" (Clique aqui)
"BOM DIA COMO VAI VOCÊ?
MEU AMIGO COMO É BOM TE VER...
PALMA, PALMA, MÃO COM MÃO..
AGORA UM ABRAÇO DO CORAÇÃO.."
(THELMA CHAN)
DEMONSTRAREMOS COMO SE REALIZA OS GESTOS DA MÚSICA E INCENTIVAREMOS QUE AS CRIANÇAS TAMBÉM OS REALIZEM. APÓS CANTAREMOS A CANTIGA INSERINDO O NOME DE CADA CRIANÇA, PARA QUE RELEMBREM OS NOMES DOS AMIGOS QUE JÁ FREQUENTAVAM A INSTITUIÇÃO E CONHEÇAM OS NOVOS COLEGAS QUE FARÃO PARTE DO GRUPO.
ENTÃO NOS DIRECIONAREMOS ATÉ AS OUTRAS TURMAS E ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO PARA RECONHECERMOS AS PESSOAS QUE COMPÕEM O GRUPO E O REFEITÓRIO ONDE PASSARÃO A SE ALIMENTAR.
RECURSOS: CAIXA DE SOM, CELULAR
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DO GRUPO NOS MOMENTOS DE INTERAÇÃO COM O GRUPO
PLANO 2
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
LINGUAGEM ORAL
OBJETIVOS:
(EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA
HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
ESTIMULAR A LINGUAGEM ORAL DURANTE OS DIÁLOGOS AFETOS A
HISTÓRIA E NOS MOMENTOS DE CHAMADA
DESENVOLVIMENTO
ACOLHEREMOS AS CRIANÇAS DANDO MUITA ATENÇÃO E CARINHO, NESTES MOMENTOS DE ADAPTAÇÃO, CONVERSANDO, CANTANDO, ACALENTANDO TRANSMITINDO ASSIM SEGURANÇA.
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE E CAFÉ DA MANHÃ) NOS ORGANIZAREMOS, RELEMBRAREMOS COM AS CRIANÇAS A CANTIGA DA CHAMADA, APRESENTADA NO DIA ANTERIOR, NO MOMENTO DA MESMA. NA COLCHA RODA DE CONVERSA APRESENTAREMOS A HISTÓRIA: "DOUGLAS QUER UM ABRAÇO" DE DAVID MELLING. EM SEGUIDA, DIALOGAREMOS COM O GRUPO À RESPEITO DAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA E DO RESPEITO AO GRUPO E COLEGAS REFORÇANDO ASSIM VÍNCULOS AFETIVOS E EVITANDO CONFLITOS NA DISPUTA DE BRINQUEDOS, POR EXEMPLO. TAMBÉM CONVERSAREMOS COM AS CRIANÇAS SOBRE RESPEITAR A VONTADE DO AMIGO, FAZENDO SOMENTE O QUE ELE PERMITIR, (ABRAÇO POR EXEMPLO).
DISPONIBILIZAREMOS EM CESTO VAZADO, O QUAL ESTARÁ TRANÇADO COM ELÁSTICO (CAMA DE GATO) UM URSO, FAREMOS SUSPENSE DO QUE ESTÁ LÁ DENTRO E OPORTUNIZAREMOS QUE AS CRIANÇAS TENTEM ACHAR O BRINQUEDO E RETIRÁ-LO DE DENTRO DO RECIPIENTE. INSTIGAREMOS AS CRIANÇAS A NOMEAREM O BRINQUEDO RELACIONANDO O MESMO COM A HISTÓRIA APRESENTADA.
RECURSOS: CESTO VAZADO, ELÁSTICO, URSO DE PLÁSTICO
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
LIVRO: "DOUGLAS QUER UM ABRAÇO" DE DAVID MELLING
AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DOS DIÁLOGOS ESTABELECIDOS A PARTIR DA HISTÓRIA E DOS MOMENTOS DE ROTINA
PLANO 3
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
SEU CORPO, SUA POSSIBILIDADES MOTORAS, SENSORIAIS E EXPRESSIVAS
OBJETIVOS:
(EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA
CULTURA NO CUIDADO DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRAS
IMITAR MOVIMENTOS FAZENDO RELAÇÕES ENTRE A SITUAÇÃO
VIVIDA E O ENREDO, CENÁRIOS E PERSONAGENS EM SITUAÇÃO DE FAZ DE CONTA
REALIZAR OS MOVIMENTOS DA CANTIGA APRESENTADA
DESENVOLVIMENTO:
ACOLHEREMOS AS CRIANÇAS COM SORRISOS E ABRAÇOS, CONVERSANDO E CANTANDO TRANSMITINDO AFETO E SEGURANÇA, SERÁ DISPONIBILIZADO O QUEBRA CABEÇA DE ANIMAIS, OBSERVAREMOS SE ALGUMA CRIANÇA RELACIONARÁ O URSO DA HISTÓRIA COM O BRINQUEDO.
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE E CAFÉ DA MANHÃ) NOS ORGANIZAREMOS, REALIZAREMOS A CHAMADA ENTÃO APRESENTAREMOS A CANTIGA “BAMBOLEIO” (clique aqui) DE LAURA CRISTINA, DEMONSTRAREMOS OS GESTOS DA CANÇÃO E INCENTIVAREMOS O GRUPO A EXECUTAREM OS MESMOS.
EM OUTRO MOMENTO REALIZAREMOS UMA BRINCADEIRA ONDE AS CRIANÇAS APRENDERÃO DIFERENTES TIPOS DE ABRAÇO, CONFORME A FOLHA EM ANEXO, DEMONSTRAREMOS OS ABRAÇOS E ELAS ESCOLHERÃO QUAL O ABRAÇO ELAS QUEREM E O AMIGO A QUEM O DARÃO.
RECURSOS: CAIXA DE SOM, QUEBRA CABEÇA
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
CANTIGA “BAMBOLEIO” DE LAURA CRISTINA
AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DAS TENTATIVAS DE REALIZAR OS MOVIMENTOS DA CANTIGA E DOS ABRAÇOS.
PLANO 4
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
O EU, O OUTRO E O NÓS
SABERES E CONHECIMENTOS:
NORMAS DE CONVÍVIO SOCIAL
OBJETIVOS:
(EI02EO06) RESPEITAR REGRAS DE CONVÍVIO SOCIAL NAS
INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS
COMEÇAR A SEGUIR, DE FORMA GRADATIVA, REGRAS SIMPLES DE
CONVÍVIO EM MOMENTOS DE ROTINA E BRINCADEIRAS
DESENVOLVIMENTO:
ACOLHEREMOS AS CRIANÇAS COM UM CCONTENDO DIFERENTES URSOS DE PELÚCIA.
APÓS OS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ) REALIZAREMOS A CHAMADA, ENTÃO NOS ORGANIZAREMOS NA COLCHA RODA DE CONVERSA E APRESENTAREMOS A FICHA DA CAIXA DIDÁTICA "BRINQUEDOS" COM A IMAGEM DE URSOS DE PELÚCIA E DIALOGAREMOS SOBRE O MESMO, NOMEANDO-OS. DISPONIBILIZAREMOS À ALTURA DOS OLHOS DAS CRIANÇAS A FICHA COM A IMAGEM DO BRINQUEDO ENTÃO COM OS MESMOS URSOS QUE FORAM RECEPCIONADOS, REALIZAREMOS CORRESPONDÊNCIA TERMO A TERMO ENTREGANDO UM BRINQUEDO PARA CADA, SOLICITAREMOS QUE APÓS BRINCAREM COM O BRINQUEDO QUE FOI ENTREGUE REALIZEM TROCAS ENTRE ELES, APRENDENDO ASSIM A COMPARTILHAR. BRINCAREMOS DE ABRAÇAR, SENTIR A TEXTURA, NINAR E ACALENTAR OS URSINHOS AO SOM DA MÚSICA “URSINHO PIMPÃO” DE COMPOSIÇÃO EDGARD POÇAS / T. CRUZ / T. LANDA.
RECURSOS: CAIXA DE SOM, CAIXA DIDÁTICA, CESTO, URSOS DE PELÚCIA
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
MÚSICA “URSINHO PIMPÃO” DE EDGARD POÇAS / T. CRUZ / T. LANDA
AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO NOS MOMENTOS DE BRINCADEIRAS RESPEITANDO AS REGRAS PRÉ ESTABELECIDAS
PLANO 5
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
SERES VIVOS
OBJETIVOS:
(EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE
CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
OBSERVAR ATRAVÉS DE IMAGENS ANIMAIS PERCEBENDO A
EXISTÊNCIA DE DIFERENTES ESPÉCIES DE UM SER VIVO
DESENVOLVIMENTO:
ACOLHEREMOS AS CRIANÇAS COM UM CESTO CONTENDO DIFERENTES URSOS DE PELÚCIA.
APÓS OS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ) REALIZAREMOS A CHAMADA, ENTÃO NOS ORGANIZAREMOS NA COLCHA RODA DE CONVERSA E APRESENTAREMOS A FICHA DA CAIXA DIDÁTICA "ANIMAIS" COM A IMAGEM DE URSOS DE DIFERENTES ESPÉCIES, DESTACANDO ALGUMAS DE SUAS CARACTERÍSTICAS, DISPONIBILIZAREMOS AS IMAGENS PARA QUE OBSERVEM, MANUSEIEM, DEIXAREMOS AS MESMAS EXPOSTAS NO VARAL, ENTÃO UTILIZANDO APLICATIVO E CAIXA DE SOM REPRODUZIREMOS O SOM QUE O ANIMAL FAZ. BRINCAREMOS DE IMITAR O ANIMAL.
APRESENTAREMOS A MÚSICA “O URSINHO DE PELUCIA” DO COMPOSITOR TOQUINHO E REALIZAREMOS OS GESTOS QUE NELA CONTÉM, DESTACANDO QUAL A ESPÉCIE DE URSO QUE APARECE NA CANÇÃO E QUE O MESMO DEVE SER CUIDADO COMO UM SER VIVO.
RECURSOS: CAIXA DE SOM, CAIXA DIDÁTICA, CESTO, URSOS DE PELÚCIA
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
“O URSINHO DE PELÚCIA” DE TOQUINHO
AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DO INTERESSE NOS MOMENTOS DE APRESENTAÇÃO DE DIFERENTES ESPÉCIES DE URSOS
Espécies de urso (clique aqui)
Nenhum comentário:
Postar um comentário