quarta-feira, 1 de março de 2023

EDUCAÇÃO INFANTIL: Sugestão de plano de trabalho para acolhimento das crianças

  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.  


PLANO 1

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

  • O EU O OUTRO E O NÓS


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • RESPEITO A INDIVIDUALIDADE E A DIVERSIDADE DE TODOS


OBJETIVOS:

  • (EI02EO01) DEMONSTRAR ATITUDES DE CUIDADO E SOLIDARIEDADE

NA INTERAÇÃO COM CRIANÇAS E ADULTOS

  • INTERAGIR POR MEIO DE DIFERENTES LINGUAGENS COM O GRUPO 

DA INSTITUIÇÃO (PROFISSIONAIS E COLEGAS) ESTABELECENDO VÍNCULOS AFETIVOS.


DESENVOLVIMENTO:


ACOLHEREMOS AS CRIANÇAS COM SORRISOS E ABRAÇOS, OS CHAMANDO PELO NOME E INDICANDO AS POSSIBILIDADES DE BRINQUEDOS DIVERSIFICADOS DISPOSTOS EM SALA. 

APÓS MOMENTO DE ROTINA (CAFÉ DA MANHÃ E HIGIENE) NOS ENCAMINHAREMOS ATÉ A SALA E APRESENTAREMOS A MÚSICA: "Bom dia" (Clique aqui)


"BOM DIA COMO VAI VOCÊ?

MEU AMIGO COMO É BOM TE VER...

PALMA, PALMA, MÃO COM MÃO..

AGORA UM ABRAÇO DO CORAÇÃO.."

          (THELMA CHAN)


DEMONSTRAREMOS COMO SE REALIZA OS GESTOS DA MÚSICA E INCENTIVAREMOS QUE AS CRIANÇAS TAMBÉM OS REALIZEM. APÓS CANTAREMOS A CANTIGA INSERINDO O NOME DE CADA CRIANÇA, PARA QUE RELEMBREM OS NOMES DOS AMIGOS QUE JÁ FREQUENTAVAM A INSTITUIÇÃO E CONHEÇAM OS NOVOS COLEGAS QUE FARÃO PARTE DO GRUPO.

ENTÃO NOS DIRECIONAREMOS ATÉ AS OUTRAS TURMAS E ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO PARA RECONHECERMOS AS PESSOAS QUE COMPÕEM O GRUPO E O REFEITÓRIO ONDE PASSARÃO A SE ALIMENTAR.




RECURSOS: CAIXA DE SOM, CELULAR


REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL


AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DO GRUPO NOS MOMENTOS DE INTERAÇÃO COM O GRUPO




PLANO 2


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • LINGUAGEM ORAL


OBJETIVOS:

  • (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA 

HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS. 

  • ESTIMULAR A LINGUAGEM ORAL DURANTE OS DIÁLOGOS AFETOS A

HISTÓRIA E NOS MOMENTOS DE CHAMADA


DESENVOLVIMENTO

ACOLHEREMOS AS CRIANÇAS DANDO MUITA ATENÇÃO E CARINHO, NESTES MOMENTOS DE ADAPTAÇÃO, CONVERSANDO, CANTANDO, ACALENTANDO TRANSMITINDO ASSIM SEGURANÇA.

APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE E CAFÉ DA MANHÃ) NOS ORGANIZAREMOS, RELEMBRAREMOS COM AS CRIANÇAS A CANTIGA DA CHAMADA, APRESENTADA NO DIA ANTERIOR, NO MOMENTO DA MESMA. NA COLCHA RODA DE CONVERSA APRESENTAREMOS A HISTÓRIA: "DOUGLAS QUER UM ABRAÇO" DE DAVID MELLING. EM SEGUIDA, DIALOGAREMOS COM O GRUPO À RESPEITO DAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA E DO RESPEITO AO GRUPO E COLEGAS REFORÇANDO ASSIM VÍNCULOS AFETIVOS E EVITANDO CONFLITOS NA DISPUTA DE BRINQUEDOS, POR EXEMPLO. TAMBÉM CONVERSAREMOS COM AS CRIANÇAS SOBRE RESPEITAR A VONTADE DO AMIGO, FAZENDO SOMENTE O QUE ELE PERMITIR, (ABRAÇO POR EXEMPLO).

DISPONIBILIZAREMOS EM CESTO VAZADO, O QUAL ESTARÁ TRANÇADO COM ELÁSTICO (CAMA DE GATO) UM URSO, FAREMOS SUSPENSE DO QUE ESTÁ LÁ DENTRO E OPORTUNIZAREMOS QUE AS CRIANÇAS TENTEM ACHAR O BRINQUEDO E RETIRÁ-LO DE DENTRO DO RECIPIENTE. INSTIGAREMOS AS CRIANÇAS A NOMEAREM O BRINQUEDO RELACIONANDO O MESMO COM A HISTÓRIA APRESENTADA.


RECURSOS: CESTO VAZADO, ELÁSTICO, URSO DE PLÁSTICO


REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

LIVRO: "DOUGLAS QUER UM ABRAÇO" DE DAVID MELLING


AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DOS DIÁLOGOS ESTABELECIDOS A PARTIR DA HISTÓRIA E DOS MOMENTOS DE ROTINA






PLANO 3


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • SEU CORPO, SUA POSSIBILIDADES MOTORAS, SENSORIAIS E EXPRESSIVAS


OBJETIVOS:

  • (EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA

CULTURA NO CUIDADO DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRAS 

  • IMITAR MOVIMENTOS FAZENDO RELAÇÕES ENTRE A SITUAÇÃO 

VIVIDA E O ENREDO, CENÁRIOS E PERSONAGENS EM SITUAÇÃO DE FAZ DE CONTA

  • REALIZAR OS MOVIMENTOS DA CANTIGA APRESENTADA


DESENVOLVIMENTO:


ACOLHEREMOS AS CRIANÇAS COM SORRISOS E ABRAÇOS, CONVERSANDO E CANTANDO TRANSMITINDO AFETO E SEGURANÇA, SERÁ DISPONIBILIZADO O QUEBRA CABEÇA DE ANIMAIS, OBSERVAREMOS SE ALGUMA CRIANÇA RELACIONARÁ O URSO DA HISTÓRIA COM O BRINQUEDO.

APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE E CAFÉ DA MANHÃ) NOS ORGANIZAREMOS, REALIZAREMOS A CHAMADA ENTÃO APRESENTAREMOS A CANTIGA BAMBOLEIO” (clique aqui) DE LAURA CRISTINA, DEMONSTRAREMOS OS GESTOS DA CANÇÃO E INCENTIVAREMOS O GRUPO A EXECUTAREM OS MESMOS.

EM OUTRO MOMENTO REALIZAREMOS UMA BRINCADEIRA ONDE AS CRIANÇAS APRENDERÃO DIFERENTES TIPOS DE ABRAÇO, CONFORME A FOLHA EM ANEXO, DEMONSTRAREMOS OS ABRAÇOS E ELAS ESCOLHERÃO QUAL O ABRAÇO ELAS QUEREM E O AMIGO A QUEM O DARÃO.


RECURSOS: CAIXA DE SOM, QUEBRA CABEÇA


REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

CANTIGA “BAMBOLEIO” DE LAURA CRISTINA


AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DAS TENTATIVAS DE REALIZAR OS MOVIMENTOS DA CANTIGA E DOS ABRAÇOS.




PLANO 4


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

  • O EU, O OUTRO E O NÓS


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • NORMAS DE CONVÍVIO SOCIAL


OBJETIVOS:

  • (EI02EO06) RESPEITAR REGRAS DE CONVÍVIO SOCIAL NAS

INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS

  • COMEÇAR A SEGUIR, DE FORMA GRADATIVA, REGRAS SIMPLES DE

CONVÍVIO EM MOMENTOS DE ROTINA E BRINCADEIRAS



DESENVOLVIMENTO:


ACOLHEREMOS AS CRIANÇAS COM UM CCONTENDO DIFERENTES URSOS DE PELÚCIA.

APÓS OS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ) REALIZAREMOS A CHAMADA, ENTÃO NOS ORGANIZAREMOS NA COLCHA RODA DE CONVERSA E APRESENTAREMOS A FICHA DA CAIXA DIDÁTICA "BRINQUEDOS" COM A IMAGEM DE URSOS DE PELÚCIA E DIALOGAREMOS SOBRE O MESMO, NOMEANDO-OS. DISPONIBILIZAREMOS À ALTURA DOS OLHOS DAS CRIANÇAS A FICHA COM A IMAGEM DO BRINQUEDO ENTÃO COM OS MESMOS URSOS QUE FORAM RECEPCIONADOS, REALIZAREMOS CORRESPONDÊNCIA TERMO A TERMO ENTREGANDO UM BRINQUEDO PARA CADA, SOLICITAREMOS QUE APÓS BRINCAREM COM O BRINQUEDO QUE FOI ENTREGUE REALIZEM TROCAS ENTRE ELES, APRENDENDO ASSIM A COMPARTILHAR. BRINCAREMOS DE ABRAÇAR, SENTIR A TEXTURA, NINAR E ACALENTAR OS URSINHOS AO SOM DA MÚSICA URSINHO PIMPÃO DE COMPOSIÇÃO EDGARD POÇAS / T. CRUZ / T. LANDA.


RECURSOS: CAIXA DE SOM, CAIXA DIDÁTICA, CESTO, URSOS DE PELÚCIA


REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MÚSICA “URSINHO PIMPÃO” DE EDGARD POÇAS / T. CRUZ / T. LANDA


AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO NOS MOMENTOS DE BRINCADEIRAS RESPEITANDO AS REGRAS PRÉ ESTABELECIDAS

 



PLANO 5


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

  • ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • SERES VIVOS


OBJETIVOS:

  • (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE

CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.

  • OBSERVAR ATRAVÉS DE IMAGENS ANIMAIS PERCEBENDO A

EXISTÊNCIA DE DIFERENTES ESPÉCIES DE UM SER VIVO



DESENVOLVIMENTO:


ACOLHEREMOS AS CRIANÇAS COM UM CESTO CONTENDO DIFERENTES URSOS DE PELÚCIA.

APÓS OS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ) REALIZAREMOS A CHAMADA, ENTÃO NOS ORGANIZAREMOS NA COLCHA RODA DE CONVERSA E APRESENTAREMOS A FICHA DA CAIXA DIDÁTICA "ANIMAIS" COM A IMAGEM DE URSOS DE DIFERENTES ESPÉCIES, DESTACANDO ALGUMAS DE SUAS CARACTERÍSTICAS, DISPONIBILIZAREMOS AS IMAGENS PARA QUE OBSERVEM, MANUSEIEM, DEIXAREMOS AS MESMAS EXPOSTAS NO VARAL, ENTÃO UTILIZANDO APLICATIVO E CAIXA DE SOM REPRODUZIREMOS O SOM QUE O ANIMAL FAZ. BRINCAREMOS DE IMITAR O ANIMAL.

APRESENTAREMOS A MÚSICA O URSINHO DE PELUCIA DO COMPOSITOR TOQUINHO E REALIZAREMOS OS GESTOS QUE NELA CONTÉM, DESTACANDO QUAL A ESPÉCIE DE URSO QUE APARECE NA CANÇÃO E QUE O MESMO DEVE SER CUIDADO COMO UM SER VIVO.


RECURSOS: CAIXA DE SOM, CAIXA DIDÁTICA, CESTO, URSOS DE PELÚCIA


REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

“O URSINHO DE PELÚCIA” DE TOQUINHO


AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DO INTERESSE NOS MOMENTOS DE APRESENTAÇÃO DE DIFERENTES ESPÉCIES DE URSOS 

 

Espécies de urso (clique aqui)








Nenhum comentário:

Postar um comentário