quarta-feira, 1 de março de 2023

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho envolvendo histórias com a temática fenômenos da natureza

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.  

 PLANO 1

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

 ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:

  • TEMPO ATMOSFÉRICO.

OBJETIVOS:

EI02ET02) OBSERVAR, RELATAR E DESCREVER INCIDENTES DO COTIDIANO E FENÔMENOS NATURAIS (LUZ SOLAR, VENTO, CHUVA ETC.).

  • OUVIR MÚSICAS E HISTÓRIAS QUE ENVOLVEM A TEMÁTICA FENÔMENOS DA NATUREZA.

  • VIVENCIAR E RECONHECER OS FENÔMENOS ATMOSFÉRICOS: CHUVA, SOL, VENTO, NUVEM, ARCO-ÍRIS, RELÂMPAGO, TROVÃO ETC.


DESENVOLVIMENTO:

EM CONTINUIDADE COM O MOMENTO DA CHAMADA, A QUAL FARÁ PARTE DA ROTINA DOS PEQUENOS, TAMBÉM ABORDAREMOS QUESTÕES RELACIONADAS AO TEMPO, OU SEJA, DE MANEIRA LÚDICA  CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS A OBSERVAREM COMO ESTÁ O DIA. E PARA ESSE PRIMEIRO MOMENTO  APRESENTAREMOS A CAIXA MUSICAL “ ERA UMA CASA BEM FECHADA E ASSIM INSTIGAREMOS AS CRIANÇAS A OBSERVAREM COMO ESTÁ O TEMPO?  EM SEGUIDA CANTAREMOS OUTRAS CANÇÕES RELACIONADAS AO TEMPO. NO VARAL DA CHAMADA FICARÃO EXPOSTOS OS ELEMENTOS DA CAIXA MUSICAL ( SOL,  NUVENS NUBLADA OU NUVENS COM CHUVA) DE ACORDO COMO ESTARÁ O DIA. 

RECURSOS: CAIXA MUSICAL E VARAL DA CHAMADA. 

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO NO MOMENTO DAS CANÇÕES APRESENTADAS, E OBSERVAÇÃO DO TEMPO,  SE RECONHECEM OS ELEMENTOS, SOL, CHUVA E COMO ESTÁ O TEMPO?

PLANO 2

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

 ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:

  • TEMPO ATMOSFÉRICO.

OBJETIVOS:

EI02ET02) OBSERVAR, RELATAR E DESCREVER INCIDENTES DO COTIDIANO E FENÔMENOS NATURAIS (LUZ SOLAR, VENTO, CHUVA ETC.).

  • OUVIR MÚSICAS E HISTÓRIAS QUE ENVOLVEM A TEMÁTICA FENÔMENOS DA NATUREZA.

  • FALAR SOBRE O QUE ESTÁ VENDO E O QUE ESTÁ ACONTECENDO, DESCREVENDO MUDANÇAS 

DESENVOLVIMENTO:

EM SEGUIDA AO MOMENTO DA CHAMADA E OBSERVAÇÃO DO TEMPO APRESENTAREMOS A HISTÓRIA "CADÊ O SOL”? DE VERA LUCIA DIAS. APÓS EM RODA DE CONVERSA DAREMOS CONTINUIDADE EM QUESTÕES RELACIONADAS AO TEMPO E EM ESPECÍFICO SOBRE O ELEMENTOS SOL, CHAMANDO ATENÇÃO PARA QUE FALEM SOBRE O MESMO, COMO ELE É? ONDE FICA?APRESENTAREMOS FICHAS COM IMAGENS DO SOL, QUANDO ELE NASCE E QUANDO ELE SE PÕE, AS QUAIS DEIXAREMOS NO VARAL DA CHAMADA.  EM OUTRO MOMENTO CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS PARA A PARTE EXTERNA ONDE OBSERVAREMOS O CÉU UTILIZANDO OS CONES. E A PARTIR DO LIVRO INCETIVAREMOS AS CRIANÇAS A OBSERVAREM TAMBÉM O CÉU A NOITE EM SUAS CASAS PARA QUE NOS CONTE NO DIA SEGUINTE. 

RECURSOS: LIVRO, FICHAS

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO E ESCUTA DA HISTÓRIA APRESENTADA E SE RECONHECEM O ELEMENTO SOL E LUA, BEM COMO O DIA E A NOITE.  




PLANO 3

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

 ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:

  • TRANSFORMAÇÕES NA NATUREZA: DIA E NOITE.

OBJETIVOS:

(EI02ET06) UTILIZAR CONCEITOS BÁSICOS DE TEMPO (AGORA, ANTES, DURANTE, DEPOIS, ONTEM, HOJE, AMANHÃ, LENTO, RÁPIDO, DEPRESSA, DEVAGAR).

  • OBSERVAR O CÉU, ASTROS, ESTRELAS E SEUS MOVIMENTOS (DIA E NOITE), PARA PERCEBER A PASSAGEM DO TEMPO.

  • PARTICIPAR DE SITUAÇÕES EM QUE O ADULTO RELACIONA NOÇÕES DE TEMPO A SEUS RITMOS BIOLÓGICOS, PARA PERCEBER A SEQUÊNCIA TEMPORAL EM SUA ROTINA DIÁRIA: ALIMENTAR-SE, BRINCAR, DESCANSAR, TOMAR BANHO.

DESENVOLVIMENTO:

ACOLHEREMOS AS CRIANÇAS COM LIVROS DE HISTÓRIA.

EM SEGUIDA AO MOMENTO DA CHAMADA FAREMOS A RODA DE CONVERSA LEMBRANDO E  QUESTIONANDO:  QUEM OBSERVOU A LUA A NOITE? DIANTE AS RESPOSTAS DOS PEQUENOS DAREMOS CONTINUIDADE A CONVERSA LEMBRANDO SOBRE A ROTINA, SOBRE ESTAR NO CMEI E OS ACONTECIMENTOS E SOBRE  VOLTAR PARA CASA E A ROTINA NA MESMA.ENTÃO  REFORÇAREMOS AS QUESTÕES  SOBRE O DIA E  NOITE  ATRAVÉS  DA HISTÓRIA "CADÊ O SOL?” CONTADA ANTERIORMENTE, ONDE RELACIONAREMOS COM SITUAÇÕES DO COTIDIANO DAS CRIANÇAS. 

EM OUTRO MOMENTO ORGANIZAREMOS AS CRIANÇAS PARA INICIAR COM A  ELABORAÇÃO DE 2 CARTAZES, UM PARA REPRESENTAR O DIA E OUTRO A NOITE. OS CARTAZES SERÃO FEITOS COM MATERIAIS E TÉCNICAS VARIADAS. 

RECURSOS: LIVRO, CARTOLINAS, GIZ DE CERA, COLA, MASSA DE MODELAR, PALITOS, PAPÉIS DIVERSOS

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

                            CADÊ O SOL - VERA LUCIA DIAS

AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO E ESCUTA DA HISTÓRIA APRESENTADA E SE RECONHECEM O ELEMENTO SOL E LUA, BEM COMO O DIA E A NOITE. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário