quarta-feira, 8 de março de 2023

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho explorando diferentes campos de experiência da BNCC, através de arte e música

  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.  


PLANO 1

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

SABERES E CONHECIMENTOS:
* ANIMAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS E SEUS MODOS DE VIDA.
* SUPORTES, MATERIAIS, INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DAS ARTES VISUAIS E SEUS USOS.

OBJETIVOS:
* (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
* OUVIR MÚSICAS E HISTÓRIAS QUE ENVOLVEM AS TEMÁTICAS PLANTAS, ANIMAIS E MEIO AMBIENTE.
* CONHECER OS ANIMAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E HABITAT.
* (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
* PARTICIPAR DA CRIAÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS COM MATERIAIS DIVERSOS: CAIXAS, EMBALAGENS, TECIDOS, TINTAS, TAMPINHAS, ARGILA, MASSA DE MODELAR E OUTROS.

DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) APRESENTAREMOS A CANÇÃO "TARTARUGA E O LOBO” DO GRUPO MUSICAL PALAVRA CANTADA, NA SEQUÊNCIA IREMOS EXPLORAR A LETRA DA CANÇÃO ATRAVÉS DE CONVERSA E DESTACANDO O TRECHO:

“COMO TODA TARTARUGA
LEVO MINHA CASA COMIGO
QUE É FEITA DE CASCA DURA
PRA PROTEGER DO INIMIGO”

A PARTIR DESTE, DIALOGAREMOS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO CASCO, A CASA DA
TARTARUGA E CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS PARA PARTE EXTERNA (GRAMADO) ONDE PINTAREMOS CAIXAS DE PAPELÃO (PEQUENAS) PARA CONSTRUIREM ENTÃO UM CASCO DE TARTARUGA, O QUAL SERÁ UTILIZADO POSTERIORMENTE EM MOMENTO DE BRINCADEIRA.

RECURSOS: NOT, CAIXA, TINTAS, PINCÉIS, ROLOS E ETC.


REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

AVALIAÇÃO: SERÁ MEDIANTE AO INTERESSE PELA CANÇÃO APRESENTADA E NA AQUISIÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA TARTARUGA, BEM COMO A PARTICIPAÇÃO PARA CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS COM MATERIAIS DIVERSOS.


PLANO 2

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
* ANIMAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS E SEUS MODOS DE VIDA.
* SEU CORPO, SUAS POSSIBILIDADES MOTORAS, SENSORIAIS E EXPRESSIVAS.

OBJETIVOS:
* (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
* OBSERVAR, IMITAR E NOMEAR ALGUMAS PARTICULARIDADES DO ANIMAL TARTARUGA.
* (EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRAS.
* PARTICIPAR DE BRINCADEIRAS COM RECURSOS (CAIXAS) E DE IMITAÇÃO.

DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) RETOMAREMOS COM A CANÇÃO “TARTARUGA E O LOBO" (clique aqui) - PALAVRA CANTADA, A QUAL APRESENTAREMOS O VÍDEO CLIPE NA TELEVISÃO. NA SEQUÊNCIA RELEMBRAREMOS AS CARACTERÍSTICAS DO ANIMAL “TARTARUGA” APRESENTANDO VÍDEOS INFORMATIVOS SOBRE O ANIMAL, E IMAGENS COM DIFERENTES ESPÉCIES E TAMANHOS DESSES ANIMAIS. EM OUTRO MOMENTO IREMOS PROPOR A BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA COM AS CAIXAS CONSTRUÍDAS ANTERIORMENTE PARA SEREM OS CASCOS DA TARTARUGA. COM AS CAIXAS QUE PODERÃO SER COLOCADAS NAS COSTAS AS CRIANÇAS SERÃO INSTIGADAS A IMITAREM OS MOVIMENTOS DA TARTARUGA.

RECURSOS: TV, CAIXAS

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

AVALIAÇÃO:DURANTE AS PROPOSTAS OBSERVAREMOS O QUE AS CRIANÇAS JÁ OBSERVARAM E SABEM SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO ANIMAL TARTARUGA.




PLANO 3

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
* ANIMAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS E SEUS MODOS DE VIDA.
* LINGUAGEM ORAL.

OBJETIVOS:

*(EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA

* AMPLIAR O CONHECIMENTO SOBRE AS TARTARUGA

* TER CONTATO COM ANIMAL EM QUESTÃO

* (EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES.

*NOMEAR E ORALIZAR SOBRE AS OBSERVAÇÕES A PARTIR DAS FICHAS APRESENTADAS E SOBRE O QUE JÁ SABEM SOBRE AS TARTARUGAS.

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) E JÁ ORGANIZADOS NA COLCHA RODA DE CONVERSA UTILIZAREMOS A CAIXA DIDÁTICA “ANIMAIS” PARA DESTACAR O ANIMAL “TARTARUGA” ATRAVÉS DAS FICHAS, SENDO ESTAS FIXADAS NO VARAL PARA QUE AS CRIANÇAS OBSERVEM E COMENTEM O QUE JÁ SABEM SOBRE ESSE ANIMAL. INSTIGAREMOS NESSE MOMENTO PARA QUE FALEM O NOME DO ANIMAL E COMO ELE É. EM OUTRO MOMENTO FAREMOS A LEITURA DA HISTÓRIA “ O OVO” DE MILTON CÉLIO DE OLIVEIRA FILHO. E PARA POSSIBILITAR O CONTATO DAS CRIANÇAS COM ESSE ANIMAL QUE JÁ CONHECERAM ATRAVÉS DE VÁRIAS PROPOSTAS, CONVIDAREMOS UM FAMILIAR DA INSTITUIÇÃO QUE POSSUI UMA TARTARUGA PARA TRAZÊ- LA PARA TURMA E FALAR SOBRE A MESMA PARA AS CRIANÇAS.

RECURSOS: COLCHA RODA DE CONVERSA, CAIXA DIDÁTICA, LIVRO E TARTARUGA.

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

AVALIAÇÃO: DURANTE AS PROPOSTAS OBSERVAREMOS O CONHECIMENTO JÁ ADQUIRIDO SOBRE A TARTARUGA, SE CONSEGUEM ORALMENTE EXPRESSAR SUAS CARACTERÍSTICAS E NOMEÁ-LA CORRETAMENTE. 






PLANO 4

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

*TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

SABERES E CONHECIMENTOS:

* SUPORTES, MATERIAIS, INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DAS ARTES VISUAIS E SEUS USOS.
* PERCEPÇÃO E PRODUÇÃO SONORA.

OBJETIVOS:
* EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
* PARTICIPAR DA CRIAÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS COM MATERIAIS DIVERSOS: CAIXAS, EMBALAGENS, TECIDOS, TINTAS, TAMPINHAS, ARGILA, MASSA DE MODELAR E OUTROS.
* (EI02TS01) CRIAR SONS COM MATERIAIS, OBJETOS E INSTRUMENTOS MUSICAIS, PARA ACOMPANHAR DIVERSOS RITMOS DE MÚSICA.
* PARTICIPAR DA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, UTILIZANDO-OS PARA EXECUÇÃO MUSICAL.

DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA), RELEMBRAREMOS A CANÇÃO “TARTARUGA E O LOBO” - PALAVRA CANTADA, E IREMOS PROPOR QUE AS CRIANÇAS REALIZEM COM AUXÍLIO DA PROFESSORA A COMPOSIÇÃO DE UMA TARTARUGA UTILIZANDO MATERIAIS REUTILIZÁVEIS QUE ESTARÃO DISPONIBILIZADOS. A TARTARUGA SERÁ UTILIZADA DEPOIS COMO INSTRUMENTO SONORO PARA ACOMPANHAR A CANÇÃO “ TARTARUGA E O LOBO” E OUTRAS CANÇÕES DE INTERESSE DAS CRIANÇAS.

RECURSOS:  NOT, REUTILIZÁVEIS DIVERSOS.

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

AVALIAÇÃO: SERÁ DURANTE A COMPOSIÇÃO DA TARTARUGA, NA PARTICIPAÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS MATERIAIS DISPONIBILIZADOS E SE FAZEM USO DO MESMO PARA ACOMPANHAR A CANÇÃO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário