* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
SABERES E CONHECIMENTOS:
* ANIMAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS E SEUS MODOS DE VIDA.
* SUPORTES, MATERIAIS, INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DAS ARTES VISUAIS E SEUS USOS.
OBJETIVOS:
* (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
* OUVIR MÚSICAS E HISTÓRIAS QUE ENVOLVEM AS TEMÁTICAS PLANTAS, ANIMAIS E MEIO AMBIENTE.
* CONHECER OS ANIMAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E HABITAT.
* (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
* PARTICIPAR DA CRIAÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS COM MATERIAIS DIVERSOS: CAIXAS, EMBALAGENS, TECIDOS, TINTAS, TAMPINHAS, ARGILA, MASSA DE MODELAR E OUTROS.
RECURSOS: NOT, CAIXA, TINTAS, PINCÉIS, ROLOS E ETC.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PLANO 2
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* ANIMAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS E SEUS MODOS DE VIDA.
* SEU CORPO, SUAS POSSIBILIDADES MOTORAS, SENSORIAIS E EXPRESSIVAS.
OBJETIVOS:
* (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
* OBSERVAR, IMITAR E NOMEAR ALGUMAS PARTICULARIDADES DO ANIMAL TARTARUGA.
* (EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRAS.
* PARTICIPAR DE BRINCADEIRAS COM RECURSOS (CAIXAS) E DE IMITAÇÃO.
RECURSOS: TV, CAIXAS
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PLANO 3
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:* LINGUAGEM ORAL.
*(EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA
* AMPLIAR O CONHECIMENTO SOBRE AS TARTARUGA
* TER CONTATO COM ANIMAL EM QUESTÃO
* (EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES.
*NOMEAR E ORALIZAR SOBRE AS OBSERVAÇÕES A PARTIR DAS FICHAS APRESENTADAS E SOBRE O QUE JÁ SABEM SOBRE AS TARTARUGAS.
APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) E JÁ ORGANIZADOS NA COLCHA RODA DE CONVERSA UTILIZAREMOS A CAIXA DIDÁTICA “ANIMAIS” PARA DESTACAR O ANIMAL “TARTARUGA” ATRAVÉS DAS FICHAS, SENDO ESTAS FIXADAS NO VARAL PARA QUE AS CRIANÇAS OBSERVEM E COMENTEM O QUE JÁ SABEM SOBRE ESSE ANIMAL. INSTIGAREMOS NESSE MOMENTO PARA QUE FALEM O NOME DO ANIMAL E COMO ELE É. EM OUTRO MOMENTO FAREMOS A LEITURA DA HISTÓRIA “ O OVO” DE MILTON CÉLIO DE OLIVEIRA FILHO. E PARA POSSIBILITAR O CONTATO DAS CRIANÇAS COM ESSE ANIMAL QUE JÁ CONHECERAM ATRAVÉS DE VÁRIAS PROPOSTAS, CONVIDAREMOS UM FAMILIAR DA INSTITUIÇÃO QUE POSSUI UMA TARTARUGA PARA TRAZÊ- LA PARA TURMA E FALAR SOBRE A MESMA PARA AS CRIANÇAS.
RECURSOS: COLCHA RODA DE CONVERSA, CAIXA DIDÁTICA, LIVRO E TARTARUGA.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO: DURANTE AS PROPOSTAS OBSERVAREMOS O CONHECIMENTO JÁ ADQUIRIDO SOBRE A TARTARUGA, SE CONSEGUEM ORALMENTE EXPRESSAR SUAS CARACTERÍSTICAS E NOMEÁ-LA CORRETAMENTE.
PLANO 4
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
*TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
RECURSOS: NOT, REUTILIZÁVEIS DIVERSOS.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário