terça-feira, 14 de março de 2023

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho envolvendo confecção de tintas naturais e elaboração de tela pertencente ao patrimônio cultural

  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país. 




PLANO 1 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

  • ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • ÓRGÃOS DOS SENTIDOS E SENSAÇÕES

  • CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETOS


OBJETIVOS:

  • (EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS 

  • PARTICIPAR DE VIVÊNCIAS ENVOLVENDO CONHECER E SENTIR DIFERENTES AROMAS E TEXTURAS 

  • (EI02ET01) EXPLORAR E DESCREVER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS CARACTERŚTICAS E PROPRIEDADES DOS OBJETOS (TEXTURA, MASSA, TAMANHO)

  • PARTICIPAR DE SITUAÇÕES MISTURANDO ELEMENTOS NATURAIS, ÁGUA E COLA PARA A CONFECÇÃO DE TINTAS COM TONALIDADES DIFERENTES

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ORGANIZAREMOS NO REFEITÓRIO, NAS MESAS E APRESENTAREMOS AS CRIANÇAS A POSSIBILIDADE DE CONFECÇÃO DE TINTAS COM MATERIAIS NATURAIS, (ESPECIARIAS, TEMPEROS, TERRA, PÓ DE CAFÉ). ANTES DAS MISTURAS IREMOS DIALOGAR COM O GRUPO INDAGANDO SOBRE: DO QUE SÃO FEITAS AS TINTAS? SE JÁ REALIZARAM PINTURAS COM TINTAS DIFERENTES? RELEMBRAREMOS A ATIVIDADE DE PINTURA DAS CAIXAS, A QUAL FOI REALIZADA COM TINTAS INDUSTRIALIZADAS, RELATAREMOS SOBRE AS TINTAS NATURAIS DE ANTIGAMENTE, FAZENDO UM COMPARATIVO E DESTACANDO A DIFERENÇA. SALIENTANDO QUE AS MESMAS NÃO DEVEM SER INGERIDAS E NEM COLOCADAS NA BOCA. APÓS PASSAREMOS PARA QUE SINTAM OS AROMAS DOS INGREDIENTES QUE IREMOS MISTURAR PARA O PREPARO DE NOSSAS TINTAS. EM OUTRO MOMENTO REALIZAREMOS A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA DO LIVRO “APERTE AQUI” DE HERVÉ TULLET 

RECURSOS: PÓ DE CAFÉ, COLA, ÁGUA,POTES, PALITOS, LIVROS, COLORAU, AÇAFRÃO, TERRA 

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 LIVRO “APERTE AQUI” DE HERVÉ TULLET 

AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NA VIVẼNCIA DE CONFECÇÃO DE TINTA E NOS RELATOS AFETOS AOS MESMOS.






PLANO 2

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

  • TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • DANÇA

  • ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL: TEXTURAS, CORES, SUPERFÍCIES, VOLUMES, ESPAÇOS, FORMAS, ETC


OBJETIVOS:

  • (EI02CG03) EXPLORAR FORMAS DE DESLOCAMENTO NO ESPAÇO (PULAR, SALTAR, DANÇAR) COMBINANDO MOVIMENTOS E SEGUINDO ORIENTAÇÕES 

  • DANÇAR EXECUTANDO MOVIMENTOS

  • (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS

  • EXPERIMENTAR POSSIBILIDADE DE PINTURA COM OS PÉS, ATRAVÉS DE DANÇA E BRINCADEIRA.

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ENCAMINHAREMOS ATÉ A SALA DE TV E APRESENTAREMOS AS CRIANÇAS O VÍDEO DA BRINCADEIRA MUSICAL PÉ PINTOR DO GRUPO PALAVRA CANTADA. APÓS ORGANIZAREMOS NO SOLÁRIO CARTOLINA E AS TINTAS QUE CONFECCIONAMOS NO DIA ANTERIOR, PARA REALIZARMOS A BRINCADEIRA, RELEMBRAREMOS SOBRE A COMPOSIÇÃO DAS TINTAS NATURAIS E SOLICITAREMOS QUE AS CRIANÇAS COM OS PÉS PREENCHAM TODA A CARTOLINA, A QUAL SERÁ UTILIZADA EM MOMENTO POSTERIOR PARA UMA COMPOSIÇÃO INSPIRADA EM OBRA DE ARTE. EM OUTRO MOMENTO REALIZAREMOS A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA DO LIVRO: “AQUARELA” DE JANAINA TOKITAKA.

RECURSOS: TINTA DE MATERIAIS NATURAIS, TV, CARTOLINA

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS AO EXECUTAREM OS MOVIMENTOS DA BRINCADEIRA MUSICAL E SE PARTICIPAM DA PINTURA DA CARTOLINA.




PLANO 3


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

  • TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • PATRIMÔNIO CULTURAL E LITERÁRIO

  • OBRAS DE ARTE


OBJETIVOS:

  • (EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA)

  • OUVIR, VISUALIZAR E APRECIAR HISTÓRIA, BIOGRAFIA E OBRA DE ARTE

  • (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS

  • APRECIAR E PARTICIPAR DE COMPOSIÇÃO INSPIRADA EM OBRA DE ARTE

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ORGANIZAREMOS NA COLCHA RODA DE CONVERSA IREMOS APRESENTAR A BIOGRAFIA DO EXPOENTE DAS ARTES PLÁSTICAS "CÂNDIDO PORTINARI APÓS IREMOS EXPOR PARA APRECIAÇÃO A TELA “RODA INFANTIL- 1932” E DIALOGAREMOS DETALHES DA OBRA DE ARTE, DESTACANDO AS CORES QUE NELA CONTÉM, AS QUAIS RELEMBRAM OS TONS DA CARTOLINA QUE PINTAMOS ANTERIORMENTE COM AS TINTAS NATURAIS, ENTÃO APONTAREMOS QUAL A BRINCADEIRA É REPRESENTADA NA PINTURA, CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS A BRINCAR DE RODA NA AREA EXTERNA DA INSTITUIÇÃO E REALIZARMOS REGISTROS FOTOGRÁFICOS DESTES MOMENTOS, PARA EM OUTRO MOMENTO ELABORARMOS UMA COMPOSIÇÃO INSPIRADA NA OBRA DE ARTE, UTILIZANDO A CARTOLINA QUE PINTAMOS EM OUTRO MOMENTO. APÓS SERÁ REALIZADA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA DO LIVRO “ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ” DE BIA VILLELA.

RECURSOS: CELULAR, TELAS, CARTOLINA, LIVRO

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NOS MOMENTOS DE APRECIAÇÃO DA BIOGRAFIA, DA OBRA DE ARTE E NA BRINCADEIRA PROPOSTA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário