* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
PLANO 1
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS E SENSAÇÕES
CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETOS
OBJETIVOS:
(EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS
PARTICIPAR DE VIVÊNCIAS ENVOLVENDO CONHECER E SENTIR DIFERENTES AROMAS E TEXTURAS
(EI02ET01) EXPLORAR E DESCREVER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS CARACTERŚTICAS E PROPRIEDADES DOS OBJETOS (TEXTURA, MASSA, TAMANHO)
PARTICIPAR DE SITUAÇÕES MISTURANDO ELEMENTOS NATURAIS, ÁGUA E COLA PARA A CONFECÇÃO DE TINTAS COM TONALIDADES DIFERENTES
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ORGANIZAREMOS NO REFEITÓRIO, NAS MESAS E APRESENTAREMOS AS CRIANÇAS A POSSIBILIDADE DE CONFECÇÃO DE TINTAS COM MATERIAIS NATURAIS, (ESPECIARIAS, TEMPEROS, TERRA, PÓ DE CAFÉ). ANTES DAS MISTURAS IREMOS DIALOGAR COM O GRUPO INDAGANDO SOBRE: DO QUE SÃO FEITAS AS TINTAS? SE JÁ REALIZARAM PINTURAS COM TINTAS DIFERENTES? RELEMBRAREMOS A ATIVIDADE DE PINTURA DAS CAIXAS, A QUAL FOI REALIZADA COM TINTAS INDUSTRIALIZADAS, RELATAREMOS SOBRE AS TINTAS NATURAIS DE ANTIGAMENTE, FAZENDO UM COMPARATIVO E DESTACANDO A DIFERENÇA. SALIENTANDO QUE AS MESMAS NÃO DEVEM SER INGERIDAS E NEM COLOCADAS NA BOCA. APÓS PASSAREMOS PARA QUE SINTAM OS AROMAS DOS INGREDIENTES QUE IREMOS MISTURAR PARA O PREPARO DE NOSSAS TINTAS. EM OUTRO MOMENTO REALIZAREMOS A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA DO LIVRO “APERTE AQUI” DE HERVÉ TULLET
RECURSOS: PÓ DE CAFÉ, COLA, ÁGUA,POTES, PALITOS, LIVROS, COLORAU, AÇAFRÃO, TERRA
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
LIVRO “APERTE AQUI” DE HERVÉ TULLET
AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NA VIVẼNCIA DE CONFECÇÃO DE TINTA E NOS RELATOS AFETOS AOS MESMOS.
PLANO 2
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
DANÇA
ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL: TEXTURAS, CORES, SUPERFÍCIES, VOLUMES, ESPAÇOS, FORMAS, ETC
OBJETIVOS:
(EI02CG03) EXPLORAR FORMAS DE DESLOCAMENTO NO ESPAÇO (PULAR, SALTAR, DANÇAR) COMBINANDO MOVIMENTOS E SEGUINDO ORIENTAÇÕES
DANÇAR EXECUTANDO MOVIMENTOS
(EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS
EXPERIMENTAR POSSIBILIDADE DE PINTURA COM OS PÉS, ATRAVÉS DE DANÇA E BRINCADEIRA.
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ENCAMINHAREMOS ATÉ A SALA DE TV E APRESENTAREMOS AS CRIANÇAS O VÍDEO DA BRINCADEIRA MUSICAL “PÉ PINTOR” DO GRUPO PALAVRA CANTADA. APÓS ORGANIZAREMOS NO SOLÁRIO CARTOLINA E AS TINTAS QUE CONFECCIONAMOS NO DIA ANTERIOR, PARA REALIZARMOS A BRINCADEIRA, RELEMBRAREMOS SOBRE A COMPOSIÇÃO DAS TINTAS NATURAIS E SOLICITAREMOS QUE AS CRIANÇAS COM OS PÉS PREENCHAM TODA A CARTOLINA, A QUAL SERÁ UTILIZADA EM MOMENTO POSTERIOR PARA UMA COMPOSIÇÃO INSPIRADA EM OBRA DE ARTE. EM OUTRO MOMENTO REALIZAREMOS A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA DO LIVRO: “AQUARELA” DE JANAINA TOKITAKA.
RECURSOS: TINTA DE MATERIAIS NATURAIS, TV, CARTOLINA
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS AO EXECUTAREM OS MOVIMENTOS DA BRINCADEIRA MUSICAL E SE PARTICIPAM DA PINTURA DA CARTOLINA.
PLANO 3
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
PATRIMÔNIO CULTURAL E LITERÁRIO
OBRAS DE ARTE
OBJETIVOS:
(EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA)
OUVIR, VISUALIZAR E APRECIAR HISTÓRIA, BIOGRAFIA E OBRA DE ARTE
(EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS
APRECIAR E PARTICIPAR DE COMPOSIÇÃO INSPIRADA EM OBRA DE ARTE
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ORGANIZAREMOS NA COLCHA RODA DE CONVERSA IREMOS APRESENTAR A BIOGRAFIA DO EXPOENTE DAS ARTES PLÁSTICAS "CÂNDIDO PORTINARI” APÓS IREMOS EXPOR PARA APRECIAÇÃO A TELA “RODA INFANTIL- 1932” E DIALOGAREMOS DETALHES DA OBRA DE ARTE, DESTACANDO AS CORES QUE NELA CONTÉM, AS QUAIS RELEMBRAM OS TONS DA CARTOLINA QUE PINTAMOS ANTERIORMENTE COM AS TINTAS NATURAIS, ENTÃO APONTAREMOS QUAL A BRINCADEIRA É REPRESENTADA NA PINTURA, CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS A BRINCAR DE RODA NA AREA EXTERNA DA INSTITUIÇÃO E REALIZARMOS REGISTROS FOTOGRÁFICOS DESTES MOMENTOS, PARA EM OUTRO MOMENTO ELABORARMOS UMA COMPOSIÇÃO INSPIRADA NA OBRA DE ARTE, UTILIZANDO A CARTOLINA QUE PINTAMOS EM OUTRO MOMENTO. APÓS SERÁ REALIZADA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA DO LIVRO “ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ” DE BIA VILLELA.
RECURSOS: CELULAR, TELAS, CARTOLINA, LIVRO
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NOS MOMENTOS DE APRECIAÇÃO DA BIOGRAFIA, DA OBRA DE ARTE E NA BRINCADEIRA PROPOSTA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário