segunda-feira, 24 de julho de 2023

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho semanal para volta as aulas a partir de obras de nosso patrimônio cultural

  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.  




PLANO 1:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
    *ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
    *CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
  *NÚMEROS E QUANTIDADES
  *OS OBJETOS, SUAS CARACTERÍSTICAS, PROPRIEDADES E FUNÇÕES

OBJETIVOS:
  *(EI02ET08) REGISTRAR COM NÚMEROS A QUANTIDADE DE CRIANÇAS (MENINAS E MENINOS, PRESENTES E AUSENTES) E A QUANTIDADE DE OBJETOS DA MESMA NATUREZA (BONECAS, BOLAS, LIVROS ETC)
  *(EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS

DESENVOLVIMENTO:

APÓS ACOLHIDA DO GRUPO DE CRIANÇAS NESTE PRIMEIRO DIA DE RETORNO DAS FÉRIAS, NOS ORGANIZAREMOS E RELEMBRAREMOS COM ELES A ROTINA E A CHAMADA. NO MOMENTO DE CHAMADA AS CRIANÇAS PODERÃO COLOCAR SEU RETRATO NO VARAL, INCENTIVANDO QUE EXECUTEM O MOVIMENTO PINÇA, ENTÃO REALIZAREMOS A DIVISÃO DO GRUPO ENTRE MENINAS E MENINOS, REALIZAREMOS A CONTAGEM E REPRESENTAREMOS COM O NUMERAL CORRESPONDENTE. OBSERVAREMOS NO CALENDÁRIO OS DIAS QUE ESTIVEMOS EM CASA NAS FÉRIAS E QUAL SERÁ O PRÓXIMO ANIVERSARIANTE, QUE SERÁ O GAEL.

RECURSOS: VARAL DA CHAMADA, CALENDÁRIO, FOTOS, IMAGENS COM NÚMEROS, GRAMPO DE ROUPA.

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NO MOMENTO DE CHAMADA E NAS TENTATIVAS DE COLOCAR A FOTO COM GRAMPO NO VARAL.




PLANO 2:


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
  *O EU, O OUTRO E O NÓS
  *ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
  *COMUNICAÇÃO
  *CARACTERŚITICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS E CENÁRIOS

OBJETIVOS:
  *(EI02EO04) COMUNICAR-SE COM OS COLEGAS E OS ADULTOS, BUSCANDO COMPREENDÊ-LOS E FAZENDO-SE COMPREENDER
  *PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE DIÁLOGOS BUSCANDO COMPARTILHAR ENREDOS E CENÁRIOS
  *(EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) DIALOGAREMOS COM O GRUPO SOBRE O PERÍODO DE FÉRIAS, O QUE FIZERAM NOS DIAS QUE ESTAVAM EM CASA, SE FORAM VIAJAR E ETC. ENTÃO APRESENTAREMOS NO CINEMA INVERTIDO ( REPRODUÇÃO DE IMAGEM NO TETO, ATRAVÉS DE DATA-SHOW) UM VÍDEO COM A HISTÓRIA “AS FÉRIAS DE MIGUEL E PEDRO” DA EXPOENTE DA LITERATURA INFANTIL RUTH ROCHA. APÓS AS CRIANÇAS OBSERVARÃO IMAGENS E VÍDEOS DOS DOIS AMBIENTES QUE APARECEM NA HISTÓRIA, (PRAIA E SÍTIO), JUNTAMENTE COM OS SONS DESTES, BARULHO DO MAR, SONS DE ANIMAIS MARÍTIMOS, SONS DA FAZENDA E SEUS ANIMAIS .

RECURSOS: CHROMEBOOK, DATA SHOW

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
LIVRO “AS FÉRIAS DE MIGUEL E PEDRO” DE RUTH ROCHA

AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DOS RELATOS AFETOS AS FÉRIAS E DA COMPREENSÃO DA DIFERENÇA DOS AMBIENTES (PRAIA E SÍTIO)



PLANO 3:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
  *TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
  *ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
  *ANIMAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS E SEUS MODOS DE VIDA
  *GÊNEROS TEXTUAIS, SEUS AUTORES, CARACTERÍSTICAS E SUPORTES

OBJETIVOS:
  *(EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA
  *CONHECER ANIMAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E HABITAT
  *(EI02EF08) MANIPULAR TEXTOS E PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE ESCUTA PARA AMPLIAR SEU CONTATO COM DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS (PARLENDAS, HISTÓRIAS DE AVENTURA, TIRINHAS, CARTAZES DE SALA, CARDÁPIOS, NOTÍCIAS ETC.).
  *OBTER CONTATO COM DIFERENTES GÊNEROS DE TEXTOS A PARTIR DA CAIXA DE ESTUDOS E PESQUISA (LIVRO, BIOGRAFIA, ENTREVISTA)

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ORGANIZAREMOS NA COLCHA RODA DE CONVERSA E APRESENTAREMOS A CAIXA DE ESTUDOS E PESQUISAS "RUTH ROCHA", DESTACANDO O FATO QUE ENQUANTO CRIANÇA MOROU NA PRAIA DEVIDO A SUA COMORBIDADE, DISPONIBILIZAREMOS ENTÃO PARA QUE MANUSEIEM CONCHAS E AREIA DA PRAIA. EM OUTRO MOMENTO REALIZAREMOS A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “A ESCOLINHA DO MAR” TAMBÉM DE RUTH ROCHA. APÓS BRINCAREMOS COM MASSA DE MODELAR OU AREIA COLORIDA E FORMINHAS DE ANIMAIS MARÍTIMOS, TENTANDO RELACIONÁ-LOS COM ALGUM DOS QUE APARECEM NA HISTÓRIA.

RECURSOS: FORMAS DE PLÁSTICO, CAIXA DE ESTUDO E PESQUISA, AREIA, CONCHA, MASSA DE MODELAR, AREIA COLORIDA

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
“A ESCOLINHA DO MAR” DE RUTH ROCHA

AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS AO PARTICIPAREM DAS VIVÊNCIAS PROPOSTAS.












PLANO 4:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
  *TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
  
SABERES E CONHECIMENTOS:
  *OBRAS DE ARTE
  *ESTRATÉGIAS DE APRECIAÇÃO ESTÉTICA

OBJETIVOS:
  *(EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA , MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
  *PARTICIPAR DAS TENTATIVAS DE ELABORAÇÃO DE DOBRADURA
  *APRECIAR OBRA DE ARTE E RELACIONÁ-LA A BRINCADEIRA PROPOSTA, NOMEANDO-A

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ) REALIZAREMOS A CHAMADA UTILIZANDO A CAIXA MUSICAL "A CANOA VIROU" ENTÃO REALIZAREMOS DIÁLOGO SOBRE ESTE MEIO DE TRANSPORTE MARÍTIMO, COM PAPEL DOBRADURA DEMONSTRAREMOS COMO SE FAZ A DOBRADURA DE UM BARCO, INCENTIVAREMOS AS CRIANÇAS A REALIZAREM TENTATIVAS DE FAZER A DOBRADURA. NO SOLÁRIO EM BACIAS COM ÁGUA BRINCAREMOS COM BARQUINHOS DE PAPEL, QUE FORAM FEITOS PELAS PROFESSORAS EM MOMENTO ANTERIOR. APÓS DEIXAREMOS A TELA “BARQUINHO DE PAPEL”, DO ARTISTA PLÁSTICO IVAN CRUZ, EXPOSTA NO VARAL DA HISTÓRIA E OBSERVAREMOS OS RELATOS QUE AS CRIANÇAS FARÃO A PARTIR DA MESMA, SE A NOMEARÃO E RELACIONARÃO COM A BRINCADEIRA QUE REALIZARAM EM MOMENTO ANTERIOR

RECURSOS: BACIA. ÁGUA, PAPEL DOBRADURA, TELA, VARAL

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
TELA: “BARQUINHO DE PAPEL” DE IVAN CRUZ

AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS NA APRECIAÇÃO DA TELA, SE A NOMEARAM E RELACIONARAM COM A BRINCADEIRA PROPOSTA.









PLANO 5:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   *ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
   *TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   *CLASSIFICAÇÃO
   *SONS DO CORPO, DOS OBJETOS E DA NATUREZA

OBJETIVOS:
   *(EI02ET05) CLASSIFICAR OBJETOS, CONSIDERANDO DETERMINADO ATRIBUTO (TAMANHO, PESO, COR, FORMA ETC.).
   *OBSERVAR, CLASSIFICAR E COMPARAR COM SEUS PARES OS BRINQUEDOS DE ANIMAIS, SE SÃO TERRESTRES, AQUÁTICOS OU AÉREOS.
   *(EI02TS03) UTILIZAR DIFERENTES FONTES SONORAS DISPONÍVEIS NO AMBIENTE EM BRINCADEIRAS CANTADAS, CANÇÕES, MÚSICAS E MELODIAS

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ORGANIZAREMOS E RELEMBRAREMOS A HISTÓRIA “ESCOLINHA DO MAR”, APÓS DIÁLOGOS SOBRE A HISTÓRIA, IREMOS APRESENTAR A CAIXA DIDÁTICA " ANIMAIS” A PARTIR DAS IMAGENS QUE CONTÉM NO RECURSO IREMOS PROCURAR E CLASSIFICAR ANIMAIS AQUÁTICOS, TERRESTRES E AÉREOS. EM OUTRO MOMENTO REALIZAREMOS BRINCADEIRAS COM BRINQUEDOS DE ANIMAIS, NOMEANDO-OS, CLASSIFICANDO ONDE VIVEM E TENTANDO IMITAR O SOM QUE PRODUZEM. TAMBÉM CANTAREMOS DIFERENTES CANTIGAS QUE FALAM SOBRE OS ANIMAIS E SEUS SONS.

RECURSOS: BRINQUEDOS, CAIXA DIDÁTICA, LIVRO

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

LIVRO: ESCOLINHA DO MAR DE RUTH ROCHA

AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS AO PARTICIPAREM NA CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS E DE IMITAREM SEUS SONS..

Nenhum comentário:

Postar um comentário