* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
PLANO 1
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
*O EU, O OUTRO E O NÓS
*TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* LINGUAGEM ORAL E CORPORAL
* OBRAS DE ARTE
OBJETIVOS:
* (EI02EO04) COMUNICAR-SE COM OS COLEGAS E OS ADULTOS, BUSCANDO COMPREENDÊ-LOS E FAZENDO-SE COMPREENDER
*EXPRESSAR SUAS IDEIAS DURANTE DIÁLOGOS AFETOS A TELA EXPOSTA.
* (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS
* PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DE UM ESPANTALHO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS
DESENVOLVIMENTO
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (CAFÉ DA MANHÃ, HIGIENE, CHAMADA) APRESENTAREMOS AO GRUPO DE CRIANÇAS A TELA “ESPANTALHO (1959) ” DO EXPOENTE DAS ARTE PLÁSTICAS CÂNDIDO PORTINARI, RELEMBRAREMOS DETALHES DE SUA BIOGRAFIA, ENTÃO OBSERVAREMOS SE ALGUMA CRIANÇA SABE QUAL O NOME DO BONECO QUE CONTÉM NA OBRA DE ARTE E QUAL A SUA UTILIDADE. RELATAREMOS AO GRUPO QUE O PINTOR QUANDO CRIANÇA TINHA MUITO MEDO DE ESPANTALHOS, AO PASSAR PELAS PLANTAÇÕES PARA IR PARA ESCOLA E OS VER, ENTÃO QUANDO CRESCEU PARA MOSTRAR QUE HAVIA SUPERADO O MEDO RESOLVEU PINTAR DIFERENTES ESPANTALHOS. EM OUTRO MOMENTO UTILIZANDO VASSOURA E TRAJE DE FESTA JUNINA (CAMISA XADREZ, CALÇA, CHAPÉU), IREMOS COMPOR UM BONECO COM AS CRIANÇAS, O QUAL FICARÁ NA SALA. APÓS APRESENTAREMOS A HISTÓRIA CANTADA “ESPANTALHO DE CHAPÉU” COM UM RECURSO MUSICAL PARA ACOMPANHAR A CANÇÃO, O QUAL SERÁ UM GANZÁ DECORADO COMO UM ESPANTALHO.
RECURSOS: TRAJES CAIPIRAS, CHAPÉU, TELAS, CHOCALHO DE ESPANTALHO, VASSOURA
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
TELA: “ESPANTALHO (1959) ” DE CÂNDIDO PORTINARI
* AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DO GRUPO NOS DIÁLOGOS ESTABELECIDOS A PARTIR DA TELA EXPOSTA E NA PARTICIPAÇÃO DA ELABORAÇÃO DO ESPANTALHO
PLANO 2
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* TRAÇOS, SONS E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* MÚSICAS E DANÇAS
* DIVERSIDADE MUSICAL DE VÁRIAS CULTURAS, LOCAIS, REGIONAIS E GLOBAIS
OBJETIVOS:
* (EI02TS03) UTILIZAR DIFERENTES FONTES SONORAS DISPONÍVEIS NO AMBIENTE EM BRINCADEIRAS, CANTADAS, CANÇÕES, MÚSICAS E MELODIAS.
* CONHECER CANÇÃO PERTENCENTE AO PATRIMÔNIO CULTURAL
* PARTICIPAR DA DANÇA REALIZANDO OS MOVIMENTOS PROPOSTOS
DESENVOLVIMENTO
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (CAFÉ DA MANHÃ, HIGIENE, CHAMADA). DIALOGAREMOS COM O GRUPO DE CRIANÇAS INSTIGANDO-OS A NOMEAREM O QUE ESTÁ RETRATADO NA TELA EXPOSTA, “O ESPANTALHO”, ENTÃO APRESENTAREMOS A MÚSICA “O ESPANTALHO” DE FAGNER. UTILIZANDO O PINTA-CARA, PINTAREMOS AS CRIANÇAS E INCENTIVAREMOS QUE DANCEM, REALIZANDO OS MOVIMENTOS E OS GESTOS PROPOSTOS NA CANÇÃO COM CADA PARTE DO CORPO.
RECURSOS: PINTA-CARA, TELAS, CHROMEBOOK
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
* MÚSICA “O ESPANTALHO” DE FAGNER
AVALIAÇÃO: SE DARÁ NOS MOMENTOS DE PARTICIPAÇÃO DA DANÇA, AO REALIZAREM OS MOVIMENTOS PROPOSTOS
PLANO 3
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* PLANTAS, SUAS CARACTERÍSTICAS E HABITAT
* O CORPO E SEUS MOVIMENTOS
OBJETIVOS:
* (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
* ASSISTIR VÍDEOS QUE ENVOLVEM AS TEMÁTICAS PLANTAS
* (EI02CG03) EXPLORAR FORMAS DE DESLOCAMENTO NO ESPAÇO (PULAR, SALTAR, DANÇAR), COMBINANDO MOVIMENTOS E SEGUINDO ORIENTAÇÕES
* DANÇAR, EXECUTANDO MOVIMENTOS VARIADOS
DESENVOLVIMENTO
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (CAFÉ DA MANHÃ, HIGIENE, CHAMADA). APRESENTAREMOS AS CRIANÇAS VÍDEOS DE ESPANTALHOS EM PLANTAÇÕES, SUA FUNÇÃO, CUIDADOS NECESSÁRIOS COM PLANTAS, DIALOGAREMOS SOBRE OS ALIMENTOS DESTAS PLANTAÇÕES, DESTACANDO O MILHO E OS ALIMENTOS QUE PODEM SER FEITOS COM ESTE CEREAL (MINGAU, PAMONHA, POLENTA, BOLO, PIPOCA ENTRE OUTROS). ENTÃO DANÇAREMOS A MÚSICA “PULA PIPOQUINHA” COMPOSITORES: ALBERTO ROMUALDO JUNIOR / JOÃO WALTER PLINTA. CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS PARA REALIZARMOS MOMENTO DE CULINÁRIA, PIPOCA COM SAGU.
RECURSOS: TV, CHROMEBOOK, CAIXA DE SOM
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
* MÚSICA “PULA PIPOQUINHA” COMPOSITORES: ALBERTO ROMUALDO JUNIOR / JOÃO WALTER PLINTA
AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NAS VIVÊNCIAS PROPOSTAS
PLANO 4
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* PROPRIEDADES DOS OBJETOS: FORMAS E TRIDIMENSIONALIDADE
* O CORPO E SEUS MOVIMENTOS
OBJETIVOS:
* (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS
* REALIZAR TENTATIVAS DE ELABORAR DOBRADURA
* (EI02CG03) EXPLORAR FORMAS DE DESLOCAMENTO NO ESPAÇO (PULAR, SALTAR, DANÇAR), COMBINANDO MOVIMENTOS E SEGUINDO ORIENTAÇÕES
* DANÇAR, EXECUTANDO MOVIMENTOS VARIADOS
DESENVOLVIMENTO
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (CAFÉ DA MANHÃ, HIGIENE, CHAMADA). IREMOS APRESENTAR PARA APRECIAÇÃO A TELA ”FESTA JUNINA” DA PINTORA ANITA MALFATTI, DIALOGAREMOS SOBRE FATOS DE SUA BIOGRAFIA E APÓS INSTIGAREMOS AS CRIANÇAS A NOMEAREM OS ELEMENTOS QUE APARECEM NA OBRA DE ARTE. ENTÃO DANÇAREMOS A MÚSICA “CAI, CAI BALÃO”. EM OUTRO MOMENTO DISTRIBUIREMOS AO GRUPO PAPEL DOBRADURA PARA QUE REALIZEM TENTATIVAS DE ELABORAR A DOBRADURA DE UM BALÃO.
RECURSOS: TELA, PAPEL DOBRADURA, CAIXA DE SOM
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
TELA ”FESTA JUNINA” DA PINTORA ANITA MALFATTI
AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA MODELAGEM COM ARGILA
PLANO 5
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* PERCEPÇÃO E PRODUÇÃO SONORA
* PARÂMETROS DO SOM: ALTURA, INTENSIDADE, DURAÇÃO E TIMBRE
OBJETIVOS:
* (EI02TS01) CRIAR SONS COM MATERIAIS, OBJETOS E INSTRUMENTOS MUSICAIS, PARA ACOMPANHAR DIVERSOS RITMOS DE MÚSICAS
* OUVIR, IMITAR E PRODUZIR SONS DE ALTURAS E DURAÇÕES VARIADAS COM OBJETOS (CHOCALHOS OU MARACÁS) AO RITMO DA MÚSICA
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ORGANIZAREMOS E DIALOGAREMOS RELEMBRANDO SOBRE O ESPANTALHO, SUA FUNCIONALIDADE NAS PLANTAÇÕES E SOBRE SER UM DOS SÍMBOLOS DA FESTA JUNINA, EXPLICAREMOS QUE OCORRERÁ UMA FESTA NA INSTITUIÇÃO E QUE O GRUPO IRÁ APRESENTAR AOS COLEGAS A HISTÓRIA CANTADA “O ESPANTALHO DE CHAPÉU”, UTILIZANDO CHOCALHO FEITO DE GARRAFAS PET E MARACÁS, DEMONSTRAREMOS COMO ACOMPANHAR A MÚSICA, O TEMPO DE REPRODUZIR O SOM, O TEMPO DE ESPERA, DURAÇÃO E A INTENSIDADE PARA ACOMPANHAR O RITMO, ENTÃO ENSAIAREMOS PARA A APRESENTAÇÃO.
RECURSOS: CHROMEBOOK, CAIXA DE SOM, GARRAFAS PET, CHOCALHOS, MARACÁS
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NO ENSAIO DA APRESENTAÇÃO DA MÚSICA
PLANO 6
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
* DIVERSIDADE MUSICAL DE VÁRIAS CULTURAS, LOCAIS, REGIONAIS E GLOBAIS
OBJETIVOS:
* (EI02TS03) UTILIZAR DIFERENTES FONTES SONORAS DISPONÍVEIS NO AMBIENTE EM BRINCADEIRAS CANTADAS, CANÇÕES, MÚSICAS E MELODIAS
* PARTICIPAR DE CANÇÕES E BRINCADEIRAS CANTADAS APRESENTADAS PELO PROFESSOR E SEUS COLEGAS
*CONHECER CANÇÕES E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS QUE SÃO TÍPICAS DE SUA CULTURA
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ENCAMINHAREMOS ATÉ A TURMA DE LACTENTES ONDE REALIZAREMOS UM ARRAIÁ COM APRESENTAÇÕES CULTURAIS, AS CRIANÇAS DEVERÃO VIR TRAJADAS DE CAIPIRA DE CASA E AS PROFESSORAS FARÃO A MAQUIAGEM PARA QUE APRESENTEM A MÚSICA O “ESPANTALHO DE CHAPÉU”. ASSISTIRÃO E CONHECERÃO OUTRAS CANÇÕES QUE FAZEM PARTE DESTA CULTURA, APRECIANDO A DECORAÇÃO DA FESTIVIDADE, EXPERIMENTARÃO TAMBÉM ALGUNS PRATOS TÍPICOS QUE FAZEM PARTE DA FESTA JUNINA.
RECURSOS: TRAJE CAIPIRA, CHAPÉU, CAIXA DE SOM, CHORMEBOOK
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS AO PARTICIPAREM DAS VIVÊNCIAS PROPOSTAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário