* OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:
PLANO 1:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* O EU, O OUTRO E O NÓS
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
* NOME PRÓPRIO E O DO OUTRO
* SISTEMA ALFABÉTICO DE REPRESENTAÇÃO DA ESCRITA E MECANISMOS DA ESCRITA
OBJETIVOS:
* (EI02EO04) COMUNICAR-SE COM OS COLEGAS E OS ADULTOS, BUSCANDO COMPREENDÊ-LOS E FAZENDO-SE COMPREENDER.
* RECONHECER NA ORALIDADE E ESCRITA O PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS EM DIFERENTES SITUAÇÕES
* (EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA).
* DIFERENCIAR DESENHO DE LETRA/ESCRITA
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA, SERÁ APRESENTADO A CANÇÃO “GENTE TEM SOBRENOME” DE TOQUINHO, ESCUTAREMOS A CANÇÃO COM ATENÇÃO DESTACANDO QUE TODAS AS COISAS TÊM NOME. EM SEGUIDA SERÁ DESTACADO FATOS DA BIOGRAFIA DO COMPOSITOR E CONVERSAREMOS SOBRE OS TRECHOS DA MÚSICA. CADA CRIANÇA SERÁ CONVIDADA A FALAR SEU NOME. DISTRIBUIREMOS MEIA FOLHA DE SULFITE ONDE CONTERÁ A LETRA INICIAL DE CADA NOME E O NOME TRANSCRITO, AS CRIANÇAS DEVERÃO ORNAMENTAR COM UM DESENHO ESTA FOLHA, A QUAL SERÁ PLASTIFICADA EM OUTRO MOMENTO E SERVIRÁ PARA FAZERMOS A CHAMADA.
RECURSOS: PLASTIFICADORA, PLÁSTICO, SULFITE, LÁPIS DE COR, TV, IMAGEM DO COMPOSITOR
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
CANÇÃO “GENTE TEM SOBRENOME” DE TOQUINHO
AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO NOS MOMENTOS DE DIÁLOGOS AFETOS A CANÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO DA DECORAÇÃO DA ESCRITA DO NOME PRÓPRIO.
PLANO 2:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
* ORALIDADE E ESCUTA
* ESCRITA DO NOME
OBJETIVOS:
* (EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES.
* PARTICIPAR DE VARIADAS SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO UTILIZANDO DIVERSAS LINGUAGENS.
* AMPLIAR O VOCABULÁRIO E COMPREENDER O USO SOCIAL DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO E DIÁLOGO.
* (EI02EF09) MANUSEAR DIFERENTES INSTRUMENTOS E SUPORTES DE ESCRITA PARA DESENHAR, TRAÇAR LETRAS E OUTROS SINAIS GRÁFICOS.
* MONTAR NOME UTILIZANDO LIVRO VARAL
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA, APRECIAREMOS NOVAMENTE A CANÇÃO “GENTE TEM SOBRENOME” DE TOQUINHO, AS PROFESSORAS ENTÃO RELATARÃO SOBRE SEUS NOMES, POR QUEM FOI FEITA A ESCOLHA DOS MESMOS E OS SIGNIFICADOS DESTES. EXPLICAREMOS ENTÃO QUE ENVIAREMOS PARA CASA NO CADERNO UMA TAREFA, QUE CONSISTE EM UMA PESQUISA COM OS FAMILIARES, ONDE IRÃO RESPONDER QUESTÕES SOBRE A ESCOLHA DOS NOMES, SIGNIFICADOS E ETC. DISTRIBUIREMOS O LIVRO VARAL PARA QUE REALIZEM TENTATIVAS DE MONTAREM SEUS NOMES.
RECURSOS: LIVRO VARAL, CAIXA DE SOM, CADERNO
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
CANÇÃO “GENTE TEM SOBRENOME” DE TOQUINHO
AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DAS TENTATIVAS DE MONTAR O NOME E SE PRESTAM ATENÇÃO NOS RELATOS DA PROFESSORAS.
PLANO 3:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
* A LÍNGUA PORTUGUESA FALADA, SUAS DIVERSAS FUNÇÕES E USOS SOCIAIS.
* SISTEMA ALFABÉTICO DE REPRESENTAÇÃO DA ESCRITA E MECANISMOS DE ESCRITA.
OBJETIVOS:
* (EI02EF05) RELATAR EXPERIÊNCIAS E FATOS ACONTECIDOS, HISTÓRIAS OUVIDAS, FILMES OU PEÇAS TEATRAIS ASSISTIDOS ETC.
* EXPRESSAR-SE VERBALMENTE EM CONVERSAS E NARRAÇÕES, AMPLIANDO SEU VOCABULÁRIO E FAZENDO USO DE ESTRUTURAS ORAIS QUE APRIMOREM SUAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS.
* PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE CONVERSAS RELATANDO SUAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS E ESCUTANDO OS RELATOS DOS COLEGAS.
* (EI02EF09) MANUSEAR DIFERENTES INSTRUMENTOS E SUPORTES DE ESCRITA PARA DESENHAR, TRAÇAR LETRAS E OUTROS SINAIS GRÁFICOS.
* RABISCAR, PINTAR, DESENHAR, MODELAR, COLAR À SUA MANEIRA, DANDO SIGNIFICADO ÀS SUAS IDEIAS, AOS PENSAMENTOS E SENSAÇÕES.
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA, DIALOGAREMOS COM CADA CRIANÇA QUE PARTICIPOU COM O FAMILIAR DA PESQUISA QUE FORA ENVIADA E SE LEMBRA SOBRE OS ITENS QUE FORAM ELENCADOS, REALIZAREMOS A LEITURA DA PESQUISA QUE FORA REALIZADA COM OS FAMILIARES, DESCOBRINDO FATOS E CURIOSIDADES DA BIOGRAFIA DE CADA UM. ENTÃO APRESENTAREMOS O POEMA “O NOME DA GENTE” DE PEDRO BANDEIRA, NO CADERNO APÓS DIALOGARMOS SOBRE O POEMA CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS A ILUSTRAREM A HISTÓRIA. UTILIZANDO MASSINHA DE MODELAR IREMOS PROPOR QUE AS CRIANÇAS REALIZEM TENTATIVAS DE MODELAR UM BONECO PARA OS REPRESENTAR.
RECURSOS: CADERNO, LÁPIS DE COR, MASSA DE MODELAR
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
POEMA “O NOME DA GENTE” DE PEDRO BANDEIRA
AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DOS RELATOS AFETOS A PESQUISA QUE REALIZARAM COM OS PAIS, SE CONSEGUEM SE EXPRESSAR, ESCUTAR OS RELATOS DOS COLEGAS E NAS VIVÊNCIAS ENVOLVENDO LINGUAGEM GRÁFICA COM DESENHO E MASSA DE MODELAR
PLANO 4:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* CORPOS, GESTOS E MOVIMENTOS
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
* ESQUEMA CORPORAL
* NÚMEROS E QUANTIDADES.
OBJETIVOS:
* (EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRAS.
* VIVENCIAR BRINCADEIRAS DE ESQUEMA CORPORAL
* (EI02ET08) REGISTRAR COM NÚMEROS A QUANTIDADE DE CRIANÇAS (MENINAS E MENINOS, PRESENTES E AUSENTES) E A QUANTIDADE DE OBJETOS DA MESMA NATUREZA (BONECAS, BOLAS, LIVROS ETC.).
* IDENTIFICAR OS NÚMEROS E SEUS USOS SOCIAIS EM SITUAÇÕES DO DIA A DIA: A PRÓPRIA IDADE E AS DOS COLEGAS,
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA, RELEMBRAREMOS A CANÇÃO “GENTE TEM SOBRENOME” DE TOQUINHO E DIALOGAREMOS SOBRE OS NOMES E SOBRENOMES DAS CRIANÇAS E PROFESSORAS, OBSERVANDO SE TEM ALGUM SEMELHANTE, EXPLICAREMOS QUE ALÉM DOS SOBRENOMES, TAMBÉM TEMOS DATA DE NASCIMENTO, UTILIZANDO BEXIGAS DAREMOS INÍCIO A COMPOSIÇÃO DE NOSSO PAINEL DE ANIVERSARIANTES, COM AS FOTOS CONTENDO AS DATAS DE NASCIMENTO, DESTACAREMOS NO CALENDÁRIO AS DATAS DOS ANIVERSÁRIOS, OBSERVANDO QUEM JÁ COMPLETOU 3 OU 4 ANOS E QUEM IRÁ COMPLETAR, ENTÃO REALIZAREMOS REGISTROS, FAZENDO COMPARATIVOS. EM OUTRO MOMENTO IREMOS REALIZAR BRINCADEIRAS COM AS BEXIGAS TENTANDO MANTÊ-LAS NO AR, ORIENTANDO MOVIMENTOS CORPORAIS E ETC
RECURSOS: BEXIGAS, SULFITE, CALENDÁRIO
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
CANÇÃO “GENTE TEM SOBRENOME” DE TOQUINHO
AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS NOS MOMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO, COMPARAÇÃO DOS NÚMEROS E QUANTIDADES E NAS BRINCADEIRAS ENVOLVENDO O ESQUEMA CORPORAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário