* OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:
IMAGEM DA INTERNET
PLANO 1:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
* ESCRITA DO NOME.
* PRODUÇÃO GRÁFICA.
OBJETIVOS:
* (EI02EF08) MANIPULAR TEXTOS E PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE ESCUTA PARA AMPLIAR SEU CONTATO COM DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS (PARLENDAS, HISTÓRIAS DE AVENTURA, TIRINHAS, CARTAZES DE SALA, CARDÁPIOS, NOTÍCIAS ETC.).
* CONHECER A ESCRITA DO SEU NOME;
* PRODUZIR MARCAS GRÁFICAS COM DIFERENTES SUPORTES DE ESCRITA (TINTA, PINCEL, FITA)
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS) EM CONTINUIDADE COM A CANÇÃO E POEMA “GENTE TEM SOBRENOME” DE TOQUINHO, RELEMBRAREMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO NOSSO NOME E DURANTE A CHAMADA ENFATIZAREMOS A ESCRITA DO MESMO E COM DIFERENTES CANÇÕES FALAREMOS OS NOMES DE TODOS DA TURMA. EM SEGUNDO MOMENTO REALIZAREMOS UMA ATIVIDADE DE CONTATO COM A ESCRITA DO NOME, ONDE UTILIZAREMOS TÉCNICAS DE PINTURA, COLAGEM E MATERIAIS VARIADOS.
RECURSOS: CROME, FITA CREPE, SULFITE, TINTA, PINCEL
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS SE RECONHECEM A ESCRITA DO NOME E PARTICIPAM DA ESCRITA DO MESMO FAZENDO USO DOS MATERIAIS E TÉCNICAS DISPONIBILIZADAS.
PLANO 2:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
* PATRIMÔNIO CULTURAL E LITERÁRIO.
* SENSIBILIDADE ESTÉTICA EM RELAÇÃO AOS TEXTOS LITERÁRIOS.
* PLANTAS, SUAS CARACTERÍSTICAS E HABITAT.
OBJETIVOS:
* (EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA).
* OUVIR, VISUALIZAR E APRECIAR HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS LITERÁRIOS: POEMAS;
* FAZER USO DE DIFERENTES TÉCNICAS, MATERIAIS E RECURSOS GRÁFICOS PARA PRODUZIR ILUSTRAÇÕES.
* (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
* OUVIR MÚSICAS E HISTÓRIAS QUE ENVOLVEM AS TEMÁTICAS: PLANTAS,
* TER CONTATO COM PLANTAS
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA, EM UMA CARTOLINA E CONTACT TRANSPARENTE DESTACAREMOS NO POEMA “GENTE TEM SOBRENOME” DE TOQUINHO, O SEGUINTE TRECHO:
…TODAS AS FLORES TÊM NOME
ROSA, CAMÉLIA E JASMIM
FLORES NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM…
NO CARTAZ COM A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS ELABORAREMOS UMA COMPOSIÇÃO UTILIZANDO ALGUMAS FLORES E PÉTALAS SALIENTANDO QUE EXISTEM MUITAS OUTRAS FLORES E COM NOMES DIFERENTES. NA PARTE EXTERNA SERÁ REALIZADO UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS FLORES QUE TEMOS NA INSTITUIÇÃO, UTILIZANDO A FERRAMENTA TECNOLÓGICA, "GOOGLE LENS"
RECURSOS: CARTOLINA, FLORES, CANETINHA
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: ACONTECERÁ MEDIANTE ATENÇÃO PARA OUVIR E APRECIAR O POEMA, BEM COMO O INTERESSE PELO ELEMENTO FLOR APRESENTADO E O ENVOLVIMENTO NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA.
PLANO 3:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* PLANTAS, SUAS CARACTERÍSTICAS E HABITAT.
* SUPORTES, MATERIAIS E INSTRUMENTOS PARA DESENHAR, PINTAR, FOLHEAR.
OBJETIVOS:
* (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
* AMPLIAR OS CONHECIMENTOS SOBRE AS FLORES
* (EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
* COORDENAR O MOVIMENTO DAS MÃOS PARA FAZER SUAS MARCAS GRÁFICAS
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA, NOS ORGANIZAREMOS NA COLCHA RODA DE CONVERSA NO ESPAÇO EXTERNO E APRESENTAREMOS A CAIXA DIDÁTICA "FLORES", ONDE OBSERVAREMOS CARACTERÍSTICAS E NOMES DE DIFERENTES FLORES. EM SEGUIDA APRESENTAREMOS O POEMA:
DESTACAREMOS AS FLORES AMARELAS APRESENTADAS NA CAIXA E NO POEMA, LEMBRANDO TAMBÉM DO GIRASSOL. NO CADERNO CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS PARA TENTATIVA DE ILUSTRAR O POEMA.
RECURSOS: COLCHA, CAIXA DIDÁTICA, POEMA, CADERNO, LÁPIS DE COR.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS SE RECONHECEM ALGUMAS FLORES A PARTIR DAS IMAGENS E O INTERESSE EM APRECIÁ- LAS E AMPLIAR O CONHECIMENTO E TAMBÉM A COORDENAÇÃO PARA ILUSTRAR O POEMA ATRAVÉS DE DESENHO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário