sábado, 13 de abril de 2024

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho contendo experiência, história, cantiga popular, arte envolvendo diferentes campos de experiência alinhados a BNCC

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.  



PLANO 1:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * CONTAGEM ORAL.
   * PLANTAS, SUAS CARACTERÍSTICAS E HABITAT.

OBJETIVOS:
   * (EI02ET07) CONTAR ORALMENTE OBJETOS, PESSOAS, LIVROS ETC., EM CONTEXTOS DIVERSOS.
   * PERCEBER O USO DA CONTAGEM POR MEIO DE DIFERENTES ATIVIDADES REALIZADAS ORALMENTE PELA PROFESSORA, ESTABELECENDO NOÇÕES DE QUANTIFICAÇÃO.
   * PARTICIPAR DE BRINCADEIRAS QUE ENVOLVAM A RECITAÇÃO DA SEQUÊNCIA NUMÉRICA POR MEIO DE CANTIGAS, RIMAS, LENDAS E OU PARLENDAS.
   * (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
   * PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE, PRESERVAÇÃO DE PLANTAS

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA, APRESENTAREMOS AS CRIANÇAS NA BRINQUEDOTECA O VÍDEO DA HISTÓRIA “A MARGARIDA FRIORENTA” DE FERNANDA LOPES ALMEIDA, DISPONÍVEL NO CANAL VARAL DE HISTÓRIAS, EM: https://www.youtube.com/watch?v=F0PsX8PMtvM&t=31s. APÓS DIALOGAREMOS SOBRE ESTA FLOR E SUAS CARACTERÍSTICAS, PARA ISSO UTILIZAREMOS A CAIXA DIDÁTICA “FLORES”, APRESENTAREMOS CURIOSIDADES SOBRE A PLANTA E LENDAS TAMBÉM. LEVAREMOS ATÉ A SALA A FLOR EM UM VASO, PARA OBSERVEM SUAS PÉTALA LISAS E MIOLO AMARELO.
EM OUTRO MOMENTO APÓS APRESENTARMOS A HISTÓRIA: "BEM ME QUER, MAL ME QUER. MARGARIDA PAR OU MARGARIDA ÍMPAR?", DISPONÍVEL EM:  https://www.youtube.com/watch?v=QFvSg2SKBBQ . SERÁ APRESENTADO EM UM CARTAZ A BRINCADEIRA, A FLOR SERÁ FEIRA COM PALITO DE CHURRASCO, EVA E BOLA DE ISOPOR. REALIZAREMOS ENTÃO A PARLENDA “BEM ME QUER, MAL ME QUER” EM REFERÊNCIA AO NOME POPULAR QUE A FLOR POSSUI, PARA REPRESENTAR A FLOR, CADA CRIANÇA ELABORARÁ SUA FLOR COM BOLA DE ISOPOR, PALITO DE DENTES E EVA, A BOLA AS CRIANÇAS COLORIRÃO DE AMARELO EM MOMENTO ANTERIOR. ANTES DE COMEÇAR A BRINCADEIRA IREMOS CONTAR AS PÉTALAS SE SÃO PARES OU ÍMPARES.

RECURSOS: CAIXA DIDÁTICA, FLOR MARGARIDA, TV

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
HISTÓRIA “A MARGARIDA FRIORENTA” DE FERNANDA LOPES ALMEIDA,

AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DO GRUPO DE CRIANÇAS NAS VIVÊNCIAS ENVOLVENDO CONTAGEM NA PARLENDA E RECONHECIMENTO E CUIDADO COM A PLANTA APRESENTADA








PLANO 2:




CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * OBSERVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO.
   * IDENTIFICAÇÃO NOMINAL.

OBJETIVOS:
   * (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
   * PARTICIPAR DE EXPERIÊNCIAS COLETIVAS NAS QUAIS A CURIOSIDADE SOBRE AS PLANTAS SEJAM INSTIGADAS.
   * (EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES.
   * PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE CONVERSAS ONDE SERÁ EXPLICADO SOBRE ÁRVORE GENEALÓGICA.
   * IDENTIFICAR MEMBROS DE SUA ÁRVORE GENEALÓGICA.

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA, EM RODA DE CONVERSA RELEMBRAREMOS COM AS CRIANÇAS O POEMA “GENTE TEM SOBRENOME” DE TOQUINHO DESTACANDO ENTÃO QUE NOSSO CMEI TAMBÉM POSSUI UM NOME, INVESTIGAREMOS QUEM SABE O NOME DA INSTITUIÇÃO. ENTÃO EXPLICAREMOS O PORQUE NOSSO CMEI SE CHAMA “MAMÃE MARTA MARGARIDA”. APRESENTAREMOS ENTÃO A BIOGRAFIA DO EX-PREFEITO CARLOS HUGO WOLFF VON GRAFFEN, QUE HOMENAGEOU SUA MÃE NA ESCOLHA DO NOME DESTE ESTABELECIMENTO DE ENSINO, OBSERVAREMOS FOTOS DA INAUGURAÇÃO E DA FAMÍLIA. LEVANTAREMOS A POSSIBILIDADE DE VISITARMOS O MUSEU DA CIDADE (CASA DAS ARTES) E CONHECERMOS A HISTÓRIA DA FAMÍLIA VON GRAFFEN.
NO CADERNO IREMOS PROPOR QUE AS CRIANÇAS REALIZEM TENTATIVAS DE DESENHAR SUAS FAMÍLIAS. EXPLICAREMOS SOBRE ÁRVORE GENEALÓGICA E ENTÃO SERÁ ENVIADO O CADERNO COM UMA TAREFA, ONDE IRÃO PREENCHER OS DADOS DE SUA ÁRVORE GENEALÓGICA.
REALIZAREMOS ENTÃO A EXPERIÊNCIA “FLOR QUE MUDA DE COR”, DISPONÍVEL EM: https://www.youtube.com/watch?v=IrU8wQ9cbs0 E NO DECORRER DA SEMANA IREMOS OBSERVANDO SE A MARGARIDA MUDARÁ DE COR.

RECURSOS: ÁGUA, CORANTE, FLOR, TV, IMAGEM

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
POEMA “GENTE TEM SOBRENOME” DE TOQUINHO

AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DURANTE AS VIVÊNCIAS DE DIÁLOGOS SOBRE ÁRVORE GENEALÓGICA E NA EXPERIÊNCIA FLOR QUE MUDA DE COR.


PLANO 3:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
   * TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * MANIPULAÇÃO, EXPLORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE OBJETOS.
   * PRODUÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS

OBJETIVOS:
   * (EI02ET01) EXPLORAR E DESCREVER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DOS OBJETOS (TEXTURA, MASSA, TAMANHO).
 * MANIPULAR, EXPLORAR, COMPARAR, ORGANIZAR, SEQUENCIAR E ORDENAR DIVERSOS MATERIAIS.
   * (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
   *EXPERIMENTAR DIFERENTE POSSIBILIDADE NA ELABORAÇÃO DE MÓBILE COM ELEMENTOS DA NATUREZA

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS), DURANTE O CUIDADO COLHEREMOS FLORES QUE ESTIVEREM NO GRAMADO DA INSTITUIÇÃO, AO RETORNAR A SALA IREMOS OBSERVAR QUAIS AS FLORES OU ELEMENTOS DA NATUREZA QUE CADA UM TROUXE, QUE FORA SOLICITADO ANTERIORMENTE AOS PAIS, SERÁ DISPOSTO ESTES ELEMENTOS E OS MANIPULAREMOS, EXPLORAREMOS, COMPARAREMOS, ORGANIZAREMOS, ORDENAREMOS E TENTAREMOS NOMEÁ-LOS. ENTÃO IREMOS PROPOR CRIAR UM MÓBILE, COM MATERIAL BIOPLÁSTICO, DISPONÍVEL EM: https://www.instagram.com/reel/C3qpOW3OLVX/?igsh=bnNiNnR5aXhqbGh6.

INGREDIENTES E O PASSO A PASSO:
- 1 MEDIDA DE GELATINA, TENDO COMO OPÇÃO O ÁGAR-ÁGAR
- 4 MEDIDAS DE ÁGUA FERVENTE
- MISTURE ATÉ DILUIR BEM, COLOQUE NO RECIPIENTE QUE ESCOLHER COMO FORMA (PODE SER AS TAMPAS QUE TIVER EM CASA)
- PARA ENFEITAR COLHER FOLHAS E FLORES
- ESPERE SECAR BEM E DESENFORME

IREMOS JUNTAMENTE COM O GRUPO OBSERVAR SE HOUVE ALGUMA MUDANÇA NAS MARGARIDAS QUE FORAM COLOCADAS NO CORANTE ANTERIORMENTE.

RECURSOS: GELATINA SEM SABOR, TAMPAS, ÁGUA, FLORES

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: SE DARÁ NOS MOMENTOS DE MANIPULAÇÃO, EXPLORAÇÃO, COMPARAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, ORDENAÇÃO E NOMEAÇÃO DOS ELEMENTOS DA NATUREZA


PLANO 4:




CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.
   * SUPORTES, MATERIAIS E INSTRUMENTOS PARA DESENHAR, PINTAR, FOLHEAR.

OBJETIVOS:
(EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRAS.
  * CANTAR CANÇÕES IMITANDO OS GESTOS OU SEGUIR RITMOS DIFERENTES DE MÚSICAS COM MOVIMENTOS CORPORAIS.
 * (EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
   * PARTICIPAR DE SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM COMPOSIÇÃO INSPIRADA EM OBRA DE ARTE



DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS), NA ÁREA EXTERNA CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS REALIZAREM A BRINCADEIRA DE RODA “APARECEU A MARGARIDA”.

ORGANIZAÇÃO:
EM CÍRCULO UM JUNTO AO OUTRO, REPRESENTANDO UM MURO, UMA CRIANÇA FICA NO CENTRO, NO PAPEL DE MARGARIDA E A OUTRA DO LADO DE FORA.

COMO BRINCAR:
A QUE ESTÁ FORA CANTA A PRIMEIRA ESTROFE E CORRE SOZINHA EM VOLTA DA RODA. QUANDO TERMINA, AS QUE ESTÃO NA RODA CANTAM A SEGUNDA, DEPOIS SE ALTERNAM NAS PRÓXIMAS DUAS, EM “TIRANDO UMA PEDRA”, O DE FORA ESCOLHE UM COLEGA, DÁ A MÃO A ELE E, JUNTOS, DÃO VOLTAS. A MURALHA RESPONDE COM A PRÓXIMA QUADRA. ASSIM SEGUE ATÉ QUE TODAS AS “PEDRAS” SEJAM TIRADAS.

ONDE ESTÁ A MARGARIDA?
(CANTIGAS POPULARES)

ONDE ESTÁ A MARGARIDA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
ONDE ESTÁ A MARGARIDA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...
ELA ESTÁ EM SEU CASTELO, OLÊ, OLÊ-O-LÁ-Á...
ELA ESTÁ EM SEU CASTELO, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...
E O CASTELO É MUITO ALTO, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
E O CASTELO É MUITO ALTO, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...
E TIRANDO UMA PEDRA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
E TIRANDO UMA PEDRA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...
E UMA PEDRA NÃO FAZ FALTA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
E UMA PEDRA NÃO FAZ FALTA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS…
E TIRANDO OUTRA PEDRA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
E TIRANDO OUTRA PEDRA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...
E APARECEU A MARGARIDA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
E APARECEU A MARGARIDA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS…

SERÁ EXPOSTO A TELA “DANÇA O JARDIM“ 1999 DE EDUARDO LIMA E IREMOS PROPOR AO GRUPO REALIZAR UMA COMPOSIÇÃO ABSTRATA INSPIRADA NA OBRA DE ARTE, PARA ISSO UTILIZAREMOS CASCAS DE OVO, TINTAS E CARTOLINA. NESTE MOMENTO NA ÁREA EXTERNA AS CRIANÇAS REALIZARÃO UMA PINTURA DIVERTIDA, ARREMESSANDO OS OVOS COM TINTA NA CARTOLINA.

RECURSOS: CASCA DE OVO, TINTA

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
“DANÇA O JARDIM“ 1999 DE EDUARDO LIMA

AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA BRINCADEIRA DE RODA E NA PINTURA.

Imagem tirada da internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário