quarta-feira, 10 de abril de 2024

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho envolvendo arte, oralidade, órgãos dos sentidos, motricidade a partir de poema de Toquinho e outras obras literárias

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.  


IMAGEM DA INTERNET
PLANO 1:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * PRODUÇÃO GRÁFICA.
   * PLANTAS, SUAS CARACTERÍSTICAS E HABITAT.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF09) MANUSEAR DIFERENTES INSTRUMENTOS E SUPORTES DE ESCRITA PARA DESENHAR, TRAÇAR LETRAS E OUTROS SINAIS GRÁFICOS.
   * PRODUZIR MARCAS GRÁFICAS COM SUPORTE DE ESCRITA (TINTA GUACHE) E ELEMENTOS DA NATUREZA (GRAVETO.).
   * (EI02ET03) COMPARTILHAR, COM OUTRAS CRIANÇAS, SITUAÇÕES DE CUIDADO DE PLANTAS E ANIMAIS NOS ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO E FORA DELA.
   * RESPONSABILIZAR-SE PELO CULTIVO DE PLANTAS E POR SEU CUIDADO.

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA, DURANTE O MOMENTO DE CUIDADO COM AS PLANTAS, REALIZAREMOS COM AS CRIANÇAS UMA CAÇA ÀS FLORES, A PARTIR DAS FICHAS DA CAIXA DIDÁTICA "FLORES" QUE FORAM ELABORADAS COM IMAGENS DAS PLANTAS QUE EXISTEM NA INSTITUIÇÃO, DESTACAREMOS OS NOMES DE CADA ÁRVORE E FLOR. NA SALA DE REFERÊNCIA RETOMAREMOS O POEMA “GENTE TEM SOBRENOME” DE TOQUINHO E A PARTIR DOS NOMES DE FLORES IREMOS DESCOBRIR SE ALGUMA DAS FLORES DO POEMA EXISTEM EM NOSSO JARDIM. (ROSA, CAMÉLIA E JASMIM). APÓS DIÁLOGOS IREMOS PROPOR QUE AS CRIANÇAS PINTEM COM GRAVETOS E GUACHE AS FLORES QUE ACABARAM DE CONHECER ATRAVÉS DE IMAGENS OU NO JARDIM DA INSTITUIÇÃO.

RECURSOS: GRAVETO, FLORES, IMAGENS, FICHAS, CAIXA DIDÁTICA, CADERNO, TINTA GUACHE

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
POEMA “GENTE TEM SOBRENOME” DE TOQUINHO
CAIXA DIDÁTICA “FLORES”

AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS NOS MOMENTOS DE CAÇA ÀS FLORES E DA PARTICIPAÇÃO E ELABORAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DAS FLORES NO CADERNO, COM MATERIAIS ALTERNATIVOS.

PLANO 2:




CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * ÓRGÃOS DOS SENTIDOS E SENSAÇÕES.
   * RIMAS E ALITERAÇÕES

OBJETIVOS:
   * (EI02ET01) EXPLORAR E DESCREVER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DOS OBJETOS (TEXTURA, MASSA, TAMANHO).
  * PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE DESCOBERTA DE DIFERENTES UTILIDADES DE PLANTA
   * (EI02EF02) IDENTIFICAR E CRIAR DIFERENTES SONS E RECONHECER RIMAS E ALITERAÇÕES EM CANTIGAS DE RODA E TEXTOS POÉTICOS.
   * PARTICIPAR DE SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM ESCUTA DE PARLENDA E ELABORAR COMPOSIÇÃO A PARTIR DA MESMA

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA, NA COLCHA RODA DE CONVERSA IREMOS APRESENTAR IMAGENS DE UM PÉ DE JASMIM E APRESENTAREMOS OUTRAS UTILIDADES DA PLANTA ALÉM DE USO ORNAMENTAL, COMO CHÁS E AROMATIZAR ESPAÇOS. ENTÃO OS CONVIDAREMOS A DEGUSTAR O CHÁ E CRIAR MEMÓRIAS OLFATIVAS ATRAVÉS DA ESSÊNCIA DO JASMIM.
EM OUTRO MOMENTO APRESENTAREMOS O POEMA “MEU NOME” (AUTOR DESCONHECIDO), APÓS SERÁ DISPONIBILIZADO OS NOMES EM PÉTALAS, CADA CRIANÇA DEVERÁ ENCONTRAR O SEU NOME E DECORÁ-LO COM ELEMENTOS NATURAIS, (PÉTALAS DE JASMIM) EM UMA CARTOLINA SERÁ MONTADO JUNTAMENTE COM A PROFESSORA UM CARTAZ, COM A LETRA DA PARLENDA E UMA FLOR, ALÉM DE SACHES COM O AROMA E A FLOR SECA DE JASMIM

RECURSOS: IMAGENS, CARTOLINA, SULFITE, ELEMENTOS NATURAIS, COLA, CHÁ, ESSÊNCIA.

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
POEMA “MEU NOME” (AUTOR DESCONHECIDO)

AVALIAÇÃO: SE DARÁ NOS MOMENTOS DE EXPLORAÇÃO DAS DIFERENTES UTILIDADES DA PLANTA, SE ASSIMILAM ESTAS UTILIDADES E SE PARTICIPAM NA ELABORAÇÃO DO CARTAZ DA PARLENDA







PLANO 3:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * ORALIDADE E ESCUTA.
   * ELEMENTOS DA NATUREZA.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES.
   * ORALIZAR SOBRE SUAS ATIVIDADES NA INSTITUIÇÃO.
   * PARTICIPAR DE VARIADAS SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO UTILIZANDO DIVERSAS LINGUAGENS.
  * (EI02ET02) OBSERVAR, RELATAR E DESCREVER INCIDENTES DO COTIDIANO E FENÔMENOS NATURAIS (LUZ SOLAR, VENTO, CHUVA ETC.).
   * FAZER REGISTROS POR MEIO DE FOTOS

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA, NA BRINQUEDOTECA ASSISTIREMOS AO VÍDEO: GRUPO TRIII- FLORZINHA DO MEU JARDIM, DISPONÍVEL EM: https://www.youtube.com/watch?v=6lWnf0KS_kA&t=3s. RELEMBRAREMOS DO DELICIOSO AROMA DA FLOR E APRESENTAREMOS A POSSIBILIDADE DE UMA APRESENTAÇÃO AO GRUPO DA INSTITUIÇÃO DESSA CANÇÃO.
REALIZAREMOS UM PASSEIO NA CASA DA FUNCIONÁRIA DA EQUIPE DE APOIO, ALENICE ONDE HÁ UMA ÁRVORE DE JASMIM, LEVAREMOS CÂMERA FOTOGRÁFICA PARA REGISTRAR A PLANTA, AS CRIANÇAS PODERÃO FOTOGRAFAR. JUNTAMENTE COM O GRUPO ESCOLHEREMOS UMA DAS FOTOS PARA COMPOR A CAIXA DIDÁTICA "FLORES".

RECURSOS: TV, CÂMERA FOTOGRÁFICA, CELULAR, CHROMEBOOK

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
VÍDEO: GRUPO TRIII- FLORZINHA DO MEU JARDIM

AVALIAÇÃO: SERÁ FEITA NOS MOMENTOS DE DIÁLOGOS AFETOS A APRESENTAÇÃO CULTURAL, AO RECONHECIMENTO DA ÁRVORE DE JASMIM, NA ESCOLHA DO REGISTRO FOTOGRÁFICO REALIZADO NA AULA PASSEIO.





PLANO 4:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * MOTRICIDADE E HABILIDADE MANUAL.
   * DANÇA.

OBJETIVOS:
   * (EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
   * COORDENAR O MOVIMENTO DAS MÃOS PARA RECORTE
   * (EI02CG03) EXPLORAR FORMAS DE DESLOCAMENTO NO ESPAÇO (PULAR, SALTAR, DANÇAR), COMBINANDO MOVIMENTOS E SEGUINDO ORIENTAÇÕES.
  * IMITAR MOVIMENTOS DA COREOGRAFIA DE DANÇA PARA APRESENTAÇÃO CULTURAL

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA E CUIDADO COM AS PLANTAS), RELEMBRAREMOS A CANÇÃO DO GRUPO TRII “FLORZINHA DO MEU JARDIM” E ELABORAREMOS PASSOS PARA A COREOGRAFIA.
PESQUISAREMOS AS CORES QUE EXISTEM DE FLOR DE JASMIM E ENTÃO IREMOS PROPOR AO GRUPO UMA COMPOSIÇÃO UTILIZANDO PAPEL CREPOM, TESOURA, ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO E BORRIFADOR COM A ESSÊNCIA DA FLOR, PARA ELABORAR A FLOR.

RECURSOS: TV, COLA, ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO, PAPEL CREPOM, BORRIFADOR, ESSÊNCIA, SULFITE, TESOURA

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DAS TENTATIVAS DE RECORTE E DA IMITAÇÃO DE MOVIMENTOS DA COREOGRAFIA DA DANÇA.




PLANO 5:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   * CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * VIVÊNCIAS CULTURAIS: HISTÓRIAS, FILMES E PEÇAS TEATRAIS.
   * PRÁTICAS SOCIAIS RELATIVAS À HIGIENE.
   * MATERIAIS DE HIGIENE, PROCEDIMENTOS E CUIDADOS CONSIGO MESMO.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF05) RELATAR EXPERIÊNCIAS E FATOS ACONTECIDOS, HISTÓRIAS OUVIDAS, FILMES OU PEÇAS TEATRAIS ASSISTIDOS ETC.
    * ASSISTIR A VÍDEOS COMPREENDENDO AS MENSAGENS PRINCIPAIS.
  * (EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRAS.
   * CUIDAR PROGRESSIVAMENTE DO PRÓPRIO CORPO, EXECUTANDO AÇÕES SIMPLES RELACIONADAS À SAÚDE E HIGIENE.
   * PARTICIPAR DE MOMENTOS COMO: LIMPAR-SE, LAVAR AS MÃOS.

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA ORGANIZAREMOS COM O GRUPO DE CRIANÇAS UMA RODA DE CONVERSA RELEMBRANDO SOBRE A FLOR DE JASMIM E TUDO QUE JÁ APRENDERAM SOBRE A MESMA. CONSIDERANDO O COMENTÁRIO DE UMA DAS CRIANÇAS, EM MOMENTO ANTERIOR, SOBRE O CHEIRO DA ESSÊNCIA SER PARECIDO COM O DE SABONETE, REALIZAREMOS UMA EXPERIÊNCIA COM RECEITA DE SABONETE CASEIRO DE JASMIM. EM PRIMEIRO MOMENTO CONTAMOS QUE O SABONETE FOI CRIADO HÁ MUITO TEMPO, AINDA EM RODA DE CONVERSA INSTIGAREMOS QUE COMENTEM SOBRE O USO DO SABONETE, PARA QUE SERVE, COMO PODEMOS UTILIZAR ENTRE OUTRAS. NA BRINQUEDOTECA APRESENTAREMOS VÍDEOS INFORMATIVOS SOBRE A PRODUÇÃO DE SABONETE ARTESANAL E INDUSTRIAL. EM MOMENTOS DA ROTINA, COMO LAVAR AS MÃOS DAREMOS CONTINUIDADE COM O USO DO SABONETE, PORÉM APRESENTAREMOS A VERSÃO BARRA E LÍQUIDA PARA QUE OBSERVEM AS CARACTERÍSTICAS E VERSÕES DOS SABONETES. TAMBÉM INSTIGANDO PARA QUE USEM COM AUTONOMIA OS SABONETES.

RECURSOS: TV, ÁGUA, SABONETES

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: SERÁ DURANTE O CONTATO COM O VÍDEO INFORMATIVO, SE ACOMPANHAM O MESMO COM ATENÇÃO E COMPREENSÃO DAS MENSAGENS DE PRODUÇÃO DO SABONETE E DURANTE AS AÇÕES DE AUTOCUIDADO E DA HIGIENE TENDO COMO ELEMENTO O SABONETE.


PLANO 6:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   * CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * GÊNEROS TEXTUAIS.
   * PRÁTICAS SOCIAIS RELATIVAS À HIGIENE.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA).
   * VIVENCIAR SITUAÇÃO DE LEITURA DA RECEITA PARA COMPREENDER A FUNÇÃO SOCIAL DA MESMA.
   * OUVIR COM ATENÇÃO O GÊNERO TEXTUAL: RECEITA
   * (EI02CG04) DEMONSTRAR PROGRESSIVA INDEPENDÊNCIA NO CUIDADO DO SEU CORPO.
   * VIVENCIAR PRÁTICAS QUE DESENVOLVAM BONS HÁBITOS DE HIGIENE
   * BRINCAR DE FAZ DE CONTA

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA DAREMOS CONTINUIDADE SOBRE OS CONHECIMENTOS DA PRODUÇÃO DE SABONETES ARTESANAIS. EM RODA DE CONVERSA APRESENTAREMOS UMA RECEITA DE SABONETE DE JASMIM, A QUAL UTILIZAREMOS POSTERIORMENTE. COM MÚSICAS LEMBRAREMOS SOBRE O USO DO SABONETE NO NOSSO DIA A DIA, NAS QUESTÕES DE CUIDADOS COM A HIGIENE. PARA ENRIQUECER ESSAS VIVÊNCIAS APRESENTAREMOS AS CANÇÕES "LAVAR AS MÃOS" DO GRUPO MUSICAL PALAVRA CANTADA, DISPONÍVEL EM https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk E OUTRAS CANÇÕES DO GRUPO DISPONÍVEIS EM https://www.youtube.com/watch?v=jrfscN7A0QU&list=PLJP_tVi1LVdjacdBirRRXwgwHrX9kgmy4. NA PARTE EXTERNA DISPONIBILIZAMOS BONECAS, BANHEIRAS COM ÁGUA, SABONETE E TOALHAS PARA QUE BRINQUEM DE DAR BANHO NAS BONECAS.

RECURSOS: RECEITA, TV OU CROME, BONECAS, BANHEIRAS,ÁGUA, SABONETES E TOALHAS.


AVALIAÇÃO: ACONTECERÁ DURANTES AS DIFERENTES PROPOSTAS, NA ATENÇÃO PARA OUVIR A RECEITA, E DURANTE O FAZ DE CONTA, SE DEMONSTRAM COMPREENSÃO DAS VIVÊNCIAS COM BONS HÁBITOS DE HIGIENE.


PLANO 7:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * NÚMEROS E QUANTIDADES.
   * ÓRGÃOS DOS SENTIDOS E SENSAÇÕES.

OBJETIVOS:
   * (EI02ET01) EXPLORAR E DESCREVER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DOS OBJETOS (TEXTURA, MASSA, TAMANHO).
  * PARTICIPAR DE PRODUÇÃO COM MISTURAS DE DIFERENTES PRODUTOS E ELEMENTOS DA NATUREZA EXPLORANDO CORES, AROMAS E TEXTURAS.
   * (EI02ET08) REGISTRAR COM NÚMEROS A QUANTIDADE DE CRIANÇAS (MENINAS E MENINOS, PRESENTES E AUSENTES) E A QUANTIDADE DE OBJETOS DA MESMA NATUREZA (BONECAS, BOLAS, LIVROS ETC.).
   * REALIZAR CONTAGEM ORAL

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA, CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS PARA ORGANIZAR O ESPAÇO NA SALA DE REFERÊNCIA, ONDE IREMOS PRODUZIR OS SABONETES ARTESANAIS DE JASMIM. UTILIZAREMOS A RECEITA APRESENTADA ANTERIORMENTE, FAREMOS A LEITURA DA MESMA E DEIXAMOS EXPOSTA NO VARAL JUNTO COM ALGUMAS IMAGENS DE SABONETES NAS DIFERENTES VERSÕES. EM SEGUIDA APRESENTAREMOS OS INGREDIENTES QUE SERÃO UTILIZADOS, INSTIGANDO PARA O USO DOS 5 SENTIDOS, E DAREMOS INICIO NA PRODUÇÃO. DEPOIS DE PRONTO FAREMOS A CONTAGEM DE QUANTOS SABONETES FORAM PRODUZIDOS E CADA CRIANÇA IRÁ RETIRAR SEU SABONTE DA FORMINHA E DEPOIS EMBALAR CONFORME AS ORIENTAÇÕES.

RECURSOS: GLICERINA, ÓLEO DE ALOE VERA, ESSÊNCIA DE JASMIM

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS A PARTICIPAÇÃO NA PRODUÇÃO DE SABONETES, SE RECONHECEM O AROMA DO JASMIM E A UTILIZAÇÃO DO SABONETES NO DIA A DIA E FAZEM ASSOCIAÇÃO COM O QUE JÁ APRENDERAM SOBRE O MESMO E SE CONSEGUEM REALIZAR A CONTAGEM ORAL DOS SABONETES PRODUZIDOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário