Plano1
Área do conhecimento: Arte, Linguagem Corporal e Natureza e Sociedade
Área do conhecimento: Arte, Linguagem Corporal e Natureza e Sociedade
Conteúdo: * Cores: Azul, vermelha = Roxo
* Jogos com materiais e/ou equipamentos
* Ecossistema e biodiversidade: Habitat e características dos seres marinhos
Objetivos: * Utilizar os materiais/equipamentos da brincadeira PESCARIA para retirar os seres marinhos da água (bacia);
* Jogos com materiais e/ou equipamentos
* Ecossistema e biodiversidade: Habitat e características dos seres marinhos
Objetivos: * Utilizar os materiais/equipamentos da brincadeira PESCARIA para retirar os seres marinhos da água (bacia);
* Nomear as cores (Azul/ vermelho e roxo) e associá-las a objetos do ambiente
* Identificar o habitat e algumas características dos seres marinhos que aparecem nos episódios do Sítio do Pica-pau Amarelo- Reino das Águas Claras, como: peixes, polvos, estrelas do mar
* Identificar o habitat e algumas características dos seres marinhos que aparecem nos episódios do Sítio do Pica-pau Amarelo- Reino das Águas Claras, como: peixes, polvos, estrelas do mar
DESENVOLVIMENTO:
1° MOMENTO: Assistiremos em vídeo ao episódio: "Sítio do Pica-pau Amarelo- Reino das Águas Claras", disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_uu_36EnJRQ destacando os personagens, suas características, convidando o grupo de crianças a observar este "reino" e detalhes do fundo do riacho. Após assistirmos na roda de conversa dialogaremos com o grupo sobre quanta vida há nas águas que existem nos rios, mares, riachos e lagos e ressaltaremos a importância da água para nossa existência e toda forma de vida.Ainda na roda de conversa apresentaremos imagens do livro: "Reinações de Narizinho" e as relacionaremos com as fichas da caixa didática "Animais" destacando as características dos seres marinhos, em especial o POLVO.
2° MOMENTO: Realizaremos a mistura das cores vermelha e azul obtendo a cor roxa e com a mesma iremos propor ao grupo que pintem plástico bolha os quais posteriormente serão utilizados para a montagem de um POLVO.
3° MOMENTO: Na área externa da instituição realizaremos a brincadeira "PESCARIA" ressaltando a importância de se preservar o meio ambiente, explicando que a pesca é a fonte de renda e alimentação de muitas famílias.
4° MOMENTO: Após a tinta do plástico bolha já estar seca distribuiremos tesouras para que realizem tentativas de recortar um círculo para a elaboração do POLVO.
RECURSOS: Bacia, barbante, brinquedos de plástico, imã, tv, pen-drive, livro, tinta guache, pincel, plástico bolha.
AVALIAÇÃO: Se dará mediante a observação se o grupo assimila o local de habitat dos animais aquáticos, sua características, também no momento de nomeação das cores para a composição do polvo e se realizam tentativas de brincar de pescaria.
2° MOMENTO: Realizaremos a mistura das cores vermelha e azul obtendo a cor roxa e com a mesma iremos propor ao grupo que pintem plástico bolha os quais posteriormente serão utilizados para a montagem de um POLVO.
3° MOMENTO: Na área externa da instituição realizaremos a brincadeira "PESCARIA" ressaltando a importância de se preservar o meio ambiente, explicando que a pesca é a fonte de renda e alimentação de muitas famílias.
4° MOMENTO: Após a tinta do plástico bolha já estar seca distribuiremos tesouras para que realizem tentativas de recortar um círculo para a elaboração do POLVO.
RECURSOS: Bacia, barbante, brinquedos de plástico, imã, tv, pen-drive, livro, tinta guache, pincel, plástico bolha.
AVALIAÇÃO: Se dará mediante a observação se o grupo assimila o local de habitat dos animais aquáticos, sua características, também no momento de nomeação das cores para a composição do polvo e se realizam tentativas de brincar de pescaria.
Plano2
Área do conhecimento: Linguagem oral e escrita, Arte e Linguagem matemática
Área do conhecimento: Linguagem oral e escrita, Arte e Linguagem matemática
Conteúdo: * Articulação correta das palavras
* Elaboração de produções artísticas tridimensionais envolvendo colagem e modelagem
* Contagem
Objetivos: * Articular corretamente palavras em momento de conversa
* Elaboração de produções artísticas tridimensionais envolvendo colagem e modelagem
* Contagem
Objetivos: * Articular corretamente palavras em momento de conversa
* Finalizar produção artística do POLVO e brincar de modelar seres marinhos.
* Contar de 1 ao 8 utilizando produção artística do polvo
* Contar de 1 ao 8 utilizando produção artística do polvo
DESENVOLVIMENTO:
1° MOMENTO: Através de diálogos relembraremos a história "Sítio do Pica-pau Amarelo- Reino das Águas Claras" de Monteiro Lobato destacaremos as características do seres marinhos que aparecem na história, instigando as crianças a estabelecer falas sobre o que recordam da história e seus personagens, estimulando assim a articulação correta de palavras.
2° MOMENTO: Nos organizaremos em semi-círculo e após conversarmos sobre a importância de nos comunicarmos bem e prestar atenção ao amigo quando o mesmo fala, iremos propor a brincadeira "Telefone sem fio".
3° MOMENTO: Auxiliaremos o grupo a colar os polvos (círculos de plástico bolha, que foram pintados em outro momento) em sulfite, então distribuiremos pincéis e incentivaremos que pintem os tentáculos do polvo, contando do 1 ao 8.
4° MOMENTO: Brincaremos de massa de modelar e realizar tentativas de modelar seres marinhos.
RECURSOS: pincel, plástico bolha, cola, tinta guache, sulfite, massa de modelar
AVALIAÇÃO: Se dará nos momentos de diálogos afetos a história e aos animais marinhos, na brincadeira de modelagem desses seres e na tentativa de pintar e contar os tentáculos do polvo.
Plano de trabalho elaborado e aplicado por: Ana Rosa Palheiro e Fran Ilhéo
2° MOMENTO: Nos organizaremos em semi-círculo e após conversarmos sobre a importância de nos comunicarmos bem e prestar atenção ao amigo quando o mesmo fala, iremos propor a brincadeira "Telefone sem fio".
3° MOMENTO: Auxiliaremos o grupo a colar os polvos (círculos de plástico bolha, que foram pintados em outro momento) em sulfite, então distribuiremos pincéis e incentivaremos que pintem os tentáculos do polvo, contando do 1 ao 8.
4° MOMENTO: Brincaremos de massa de modelar e realizar tentativas de modelar seres marinhos.
RECURSOS: pincel, plástico bolha, cola, tinta guache, sulfite, massa de modelar
AVALIAÇÃO: Se dará nos momentos de diálogos afetos a história e aos animais marinhos, na brincadeira de modelagem desses seres e na tentativa de pintar e contar os tentáculos do polvo.
Plano de trabalho elaborado e aplicado por: Ana Rosa Palheiro e Fran Ilhéo
Nenhum comentário:
Postar um comentário