Conteúdo: * Leitura de diferentes textos
* Oralidade
* Ar: Composição, características, poluição
Objetivos: * Perceber a existência do ar em diferentes vivências
* Oralidade
* Ar: Composição, características, poluição
Objetivos: * Perceber a existência do ar em diferentes vivências
* Realizar diálogos afetos ao que está sendo apresentado
* Escutar a leitura de poema pertencente ao patrimônio histórico cultural
* Escutar a leitura de poema pertencente ao patrimônio histórico cultural
DESENVOLVIMENTO:
1° MOMENTO: Organizados na colcha roda de conversa iremos segurar uma bexiga vazia e outra cheia, então instigaremos o grupo de crianças a falarem qual a diferença entre as duas, o que contém dentro da que está cheia, como fazemos para que a que está vazia ficar igual a cheia... etc. Em seguida apresentar o secador, sua função e características, demonstrar a ação do ar (vento) deixando os cabelos voarem, permitir que as crianças que desejarem experimentem o ventinho também, ressaltando que não há necessidade de se ter medo. Realizar experiências também com pedaços de tecidos, papéis e outros objetos de diferentes pesos para comparar.
2° MOMENTO: Para que possam experienciar o vento em movimento iremos brincar na área externa da instituição com cataventos elaborados pelas professoras.
3° MOMENTO: Apresentaremos o poema "O Ar" (O Vento) de Vinicius de Moraes após a leitura do mesmo, o escutaremos em forma de música então diante do ventilador e com diferentes tamanhos de tecidos iremos realizar gestos e movimentos, sentido o ar, brincando e dançando.
4° MOMENTO: Brincaremos novamente no espaço externo da instituição, desta vez com "pipa de sacola", previamente preparadas pelas professoras, demonstraremos que ao correr a sacola se encherá de ar e "voará". Durante a brincadeira dialogaremos com o grupo sobre a importância do ar para sobrevivermos e quais os devidos cuidados que devemos ter com o mesmo.
RECURSOS: catavento, sacolas, rádio, pen-drive, tecidos, bexigas
AVALIAÇÃO: Se dará mediante os relatos afetos sobre a existência do ar e durante a apresentação do poema de Vinicius de Moraes.
Música: O ar- O vento (clique aqui)
Dica de como fazer catavento (Clique aqui)
Como brincar de pipa de sacola (Clique aqui)
2° MOMENTO: Para que possam experienciar o vento em movimento iremos brincar na área externa da instituição com cataventos elaborados pelas professoras.
3° MOMENTO: Apresentaremos o poema "O Ar" (O Vento) de Vinicius de Moraes após a leitura do mesmo, o escutaremos em forma de música então diante do ventilador e com diferentes tamanhos de tecidos iremos realizar gestos e movimentos, sentido o ar, brincando e dançando.
4° MOMENTO: Brincaremos novamente no espaço externo da instituição, desta vez com "pipa de sacola", previamente preparadas pelas professoras, demonstraremos que ao correr a sacola se encherá de ar e "voará". Durante a brincadeira dialogaremos com o grupo sobre a importância do ar para sobrevivermos e quais os devidos cuidados que devemos ter com o mesmo.
RECURSOS: catavento, sacolas, rádio, pen-drive, tecidos, bexigas
AVALIAÇÃO: Se dará mediante os relatos afetos sobre a existência do ar e durante a apresentação do poema de Vinicius de Moraes.
Música: O ar- O vento (clique aqui)
Dica de como fazer catavento (Clique aqui)
Como brincar de pipa de sacola (Clique aqui)
Plano2
Área do conhecimento: Linguagem Oral e Escrita, Arte e Natureza e Sociedade
Área do conhecimento: Linguagem Oral e Escrita, Arte e Natureza e Sociedade
Conteúdo: * Leitura de diferentes textos
* Elaboração de produção artística bidimensional envolvendo pintura
* Ar: Conscientização da respiração: o inspirar e o expirar.
Objetivos: * Perceber a diferença entre inspirar e expirar;
* Elaboração de produção artística bidimensional envolvendo pintura
* Ar: Conscientização da respiração: o inspirar e o expirar.
Objetivos: * Perceber a diferença entre inspirar e expirar;
* Elaborar produções artísticas: Focinho do porco e do lobo mau;
* Conhecer mais uma versão da história Os Três porquinhos
* Conhecer mais uma versão da história Os Três porquinhos
DESENVOLVIMENTO:
1° MOMENTO: Organizados na colcha roda de conversa apresentaremos utilizando fantoches e casinhas a história "Os três porquinhos", após realizaremos diálogos sobre a mesma e evidenciaremos o momento que o lobo assopra para derrubar as casinhas dos porquinhos. Então iremos propor que o grupo imite o lobo assoprando, ora mais fraco, ora mais forte, colocando as mãos em frente a boca para que sintam o ar saindo
2° MOMENTO: Apresentaremos imagens de nariz e focinhos diferentes e engraçados, ressaltando a importância de se higienizar o nariz com frequência. Organizados distribuiremos caixas de ovos e as pintaremos de rosa e marrom, as quais servirão para a composição dos focinhos de porco e lobo
3° MOMENTO: Em frente ao espelho, conversaremos sobre a higiene do nariz, demonstrando como assoar num lenço de papel, explicaremos que ao executar este movimento "sai um ventinho" dele. Distribuir lenços de papel e solicitar que assoem o nariz, comprovando a informação. Em seguida, sugerir que respirem olhando para o espelho, a fim de observarem o ar entrando e saindo pelos pulmões.
4° MOMENTO: Brincaremos com os focinhos que foram pintados anteriormente, já finalizados pelas professoras, imitando os personagens da história.
RECURSOS: pincel, tinta guache, casinhas de caixa de sapato, caixas de ovos, espelho, fantoches
AVALIAÇÃO: Se dará mediante a observação se compreenderam a importância da respiração e diferença entre seus movimentos, e se participam na elaboração dos focinhos de porco e lobo.
2° MOMENTO: Apresentaremos imagens de nariz e focinhos diferentes e engraçados, ressaltando a importância de se higienizar o nariz com frequência. Organizados distribuiremos caixas de ovos e as pintaremos de rosa e marrom, as quais servirão para a composição dos focinhos de porco e lobo
3° MOMENTO: Em frente ao espelho, conversaremos sobre a higiene do nariz, demonstrando como assoar num lenço de papel, explicaremos que ao executar este movimento "sai um ventinho" dele. Distribuir lenços de papel e solicitar que assoem o nariz, comprovando a informação. Em seguida, sugerir que respirem olhando para o espelho, a fim de observarem o ar entrando e saindo pelos pulmões.
4° MOMENTO: Brincaremos com os focinhos que foram pintados anteriormente, já finalizados pelas professoras, imitando os personagens da história.
RECURSOS: pincel, tinta guache, casinhas de caixa de sapato, caixas de ovos, espelho, fantoches
AVALIAÇÃO: Se dará mediante a observação se compreenderam a importância da respiração e diferença entre seus movimentos, e se participam na elaboração dos focinhos de porco e lobo.
Plano de trabalho elaborado e aplicado por: Ana Rosa Palheiro e Fran Ilheo
Nenhum comentário:
Postar um comentário