terça-feira, 23 de junho de 2020

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho com sugestões de atividades remotas (EAD) envolvendo cores através do poema "As Borboletas"- Vinicius de Moraes

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.

* Imagem da internet

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
                  *Traços, sons, cores e formas 
                  *Escuta, fala, pensamento e imaginação 

SABERES E CONHECIMENTOS:
                   *Propriedade dos objetos: formas e tridimensionalidade 
                  *Gêneros textuais, seus atores, características e suportes 
                  *Textura, 

OBJETIVOS:
           *(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. 
          *(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.). 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
               *Elaborar garrafa mágica que fará parte da composição da borboleta. 
               *Apreciar poema em forma de música 

DESENVOLVIMENTO:

PROPOSTA 1: Enviaremos aos pais através de Whatsapp o link do poema “As Borboletas” do escritor Vinicius de Moraes, cantado na voz de Adriana Calcanhoto. 

PROPOSTA 2: Realizaremos a sugestão de elaboração de uma borboleta utilizando materiais reutilizáveis, para isso em vídeo gravado pelas professoras demonstraremos a confecção de uma garrafa mágica, destacando o poema, elementos que o compõem e cores. Será enviado aos familiares no kit de atividades semanais garrafas descartáveis com tinta na tampa, os mesmos serão orientados a colocar até o meio do recipiente água e solicitar que a criança chacoalhe até a água ficar colorida. Neste momento deverá se destacar a cor que a garrafa passou a ter. Nos materiais também enviaremos em cartolina asas para que colem nas garrafas e dessa maneira a composição se torne uma borboleta. Solicitaremos que se possível os pais nos enviem relatos, registros fotográficos ou vídeos desses momentos. 

PROPOSTA 3: Através de um vídeo direcionado aos pais orientaremos a possibilidade da construção de um cesto de tesouros, seu objetivo e importância, relembrando que a colher de pau utilizada em atividades anterior pode fazer parte, a borboleta que fora elaborada com a garrafa mágica e mais itens (tampas de panela, ferro de passar, copos, panelas, caroço de abacate etc), que o mesmo pode ser construído em uma caixa. 

AVALIAÇÃO:
                  Se dará mediante observação do interesse das crianças na escuta do poema e na elaboração da garrafa mágica e borboleta. 

REFERÊNCIAS:
                Organização Curricular da Educação Infantil 
                Poema: “As borboletas”- Vinicius de Moraes 

RECURSOS:
                Celular, garrafa descartável, cartolina, fita dupla face 



 Plano de trabalho elaborado pelas Prof° Adelita Sales

                                                               Mabila Halla

                                                              Marcela de Lima Correa

                                                             Michelle Stephanni


Nenhum comentário:

Postar um comentário