terça-feira, 14 de julho de 2020

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho com sugestão de atividade remota (EAD) explorando características físicas e produção artística

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.






#imagens da Internet!

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
                         *O eu, o outro e o nós
                         *Corpos, gestos e movimentos

SABERES E CONHECIMENTOS:
                         *Características físicas
                         *Suportes, materiais e instrumentos para desenhar, pintar, folhear

OBJETIVOS:
                          *(EI02EO05) Perceber que as pessoas tem características físicas diferentes, respeitando essas diferenças
                       * Identificar progressivamente suas características físicas por meio de registro gráfico e/ou foto
                 *(EI02CG05) Desenvolver progressivamente habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear entre outros
                        Pintar, desenhar, rabiscar, folhear, recortar utilizando diferentes recursos e suportes
    
DESENVOLVIMENTO: 

PROPOSTA 1: As professoras estarão enviando "Kits de materiais diversificados" para uma produção artística, onde os familiares juntamente com as crianças deverão produzir uma capa para seus Portfólios personalizada. À partir de foto impressa e materiais alternativos como: Lã, grãos, tampinha, giz, papéis picados, palhas, areia, etc

PROPOSTA 2: Sugeriremos que dialoguem com as crianças utilizando a foto das mesmas e observando suas características físicas com o auxílio de um espelho. Depois poderão disponibilizar os materiais enviados, e auxiliar as crianças na ornamentação de sua foto conforme exemplos enviados através de imagens, o importante é que as crianças escolham os materiais para essa composição. 

PROPOSTA 3: Se possível que nos enviem registros desses momentos e que encaminhem a produção artística para a instituição para fazer parte da elaboração da capa do portfólio das crianças.

AVALIAÇÃO: Dar-se-á através da observação se as crianças identificam progressivamente suas características físicas e se desenvolveram suas capacidades manuais de pintar, colar, desennhar e etc.

REFERÊNCIAS:
                Referencial curricular do Paraná

RECURSOS:
                Celular, foto impressa,  lã, grãos, tampinha, giz, papéis picados, palhas, areia, cola

Plano de trabalho elaborado por: Ana Rosa Palheiro Egisete Xavier, Sandra Márcia Ocanha

Um comentário: