sábado, 19 de setembro de 2020

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho com sugestão de atividade remota (EAD) trabalhando as estações do ano e elaboração de instrumento de percussão (Pau de chuva)

  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.



CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
        *Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 
       *Traços., sons, cores e formas 

SABERES E CONHECIMENTOS:
      *Elementos da Natureza 
      *Percepção e produção sonora 

OBJETIVOS: 
     *(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc) 
     *Conhecer características das estações do ano 
    *(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música 
    *Elaborar “Pau de chuva” 
    *Realizar tentativas de acompanhar a canção com o instrumento de percussão. 

DESENVOLVIMENTO: 

PROPOSTA 1: Será enviado o link da música “Vai e vem das estações” do Palavra Cantada disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jlNoF8GEGWc

PROPOSTA 2: Enviaremos imagens com características de cada uma das estações do ano, destacando a primavera que se inicia no dia 22 de Setembro. 

PROPOSTA 3: Será proposto aos familiares através de vídeo com instruções do passo a passo que elaborem juntamente com as crianças o instrumento indígena um “Pau de Chuva”, para isso as crianças poderão colher sementes, areia no quintal e utilizar outros materiais reutilizáveis. Após a confecção do instrumento de percussão as crianças deverão perceber o som e realizar tentativas de acompanhar a canção que “Vai e vem das estações” será enviada no formato MP3. Os familiares se possível deverão enviar registros desses momentos através de vídeo, áudio ou fotografia. 

AVALIAÇÃO: 
     Através da devolutiva de registros observar se as crianças conseguem assimilar as estações do ano através das imagens enviadas e se participam da elaboração do pau de chuva e realizam tentativas de acompanhar a música. 

REFERÊNCIAS: 
        Organização Curricular da Educação Infantil 
       “Vai e vem das estações”- Palavra Cantada 

RECURSOS:
         Celular, fita adesiva, rolo de papelão, areia, sementes.





Plano de trabalho elaborado pelas professoras: Adelita Sales
                                                                           Mabila Hala
                                                                           Marcela Correa
                                                                           Michelly Guimarães



Nenhum comentário:

Postar um comentário