* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
*Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
*Traços., sons, cores e formas
SABERES E CONHECIMENTOS:
*Elementos da Natureza
*Percepção e produção sonora
OBJETIVOS:
*(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc)
*Conhecer características das estações do ano
*(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música
*Elaborar “Pau de chuva”
*Realizar tentativas de acompanhar a canção com o instrumento de percussão.
DESENVOLVIMENTO:
PROPOSTA 1: Será enviado o link da música “Vai e vem das estações” do Palavra Cantada disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jlNoF8GEGWc
PROPOSTA 2: Enviaremos imagens com características de cada uma das estações do ano, destacando a primavera que se inicia no dia 22 de Setembro.
PROPOSTA 3: Será proposto aos familiares através de vídeo com instruções do passo a passo que elaborem juntamente com as crianças o instrumento indígena um “Pau de Chuva”, para isso as crianças poderão colher sementes, areia no quintal e utilizar outros materiais reutilizáveis. Após a confecção do instrumento de percussão as crianças deverão perceber o som e realizar tentativas de acompanhar a canção que “Vai e vem das estações” será enviada no formato MP3. Os familiares se possível deverão enviar registros desses momentos através de vídeo, áudio ou fotografia.
AVALIAÇÃO:
Através da devolutiva de registros observar se as crianças conseguem assimilar as estações do ano através das imagens enviadas e se participam da elaboração do pau de chuva e realizam tentativas de acompanhar a música.
REFERÊNCIAS:
Organização Curricular da Educação Infantil
“Vai e vem das estações”- Palavra Cantada
RECURSOS:
Celular, fita adesiva, rolo de papelão, areia, sementes.
Como fazer Pau de chuva (Clique aqui)
Nenhum comentário:
Postar um comentário